Viagens de cinema

Mostrar / Esconder thumbs

10 Lugares inesquecíveis de filmes

Central Park

Quem não se lembra do trecho do filme Esqueceram de Mim 2 rodado no Central Park, em que Macaulay Culkin conhece a mendiga que vive rodeada de pombos, interpretada por Brenda Fricker? A princípio, ele sente medo, mas ao longo do filme os dois iniciam uma amizade. Também no Central Park, fica a ponte Bow, que atravessa o local em que foi gravada a cena entre Tobey McGuire e Kirsten Dunst, de Homem Aranha 3. O Central Park é o primeiro parque arborizado público dos Estados Unidos, com mais de 300 hectares. Em meio à correria e a arranha-céus de Manhattan, o parque não só é ponto quase obrigatório para os turistas, como também é frequentado pelos próprios moradores de Nova York, chegando a receber 25 milhões de visitantes por ano.

 

Capilano Suspension Bridge

Para quem gosta do estilo Indiana Jones, o destino é Vancouver, no Canadá. Em uma ponte com 137 m de comprimento e a 70 m de altura, ao norte do Canadá, foram gravadas cenas do filme Indiana Jones e o Templo da Perdição. A tensão vivida por Harrison Ford no longa de Steven Spielberg pode ser sentida facilmente pelos que passam sobre a ponte suspensa. Além de balançar bastante, ela está cercada por coníferas e bosques. A atração fica dentro do Capilano Suspension Bridge Park, onde o viajante pode ainda apreciar algumas exposições.

 

Ko Phi Phi

A beleza paradisíaca do filme A Praia pode parecer fora da realidade, mas o lugar existe e tem nome: Koh Phi Phi Lay. A ilha faz parte de um arquipélago na Tailândia, é praticamente inabitada e sua vegetação, intocada. Toda a infraestrutura do local fica na maior ilha do arquipélago, a Koh Phi Phi Don, bem próxima de onde Leonardo DiCaprio e dois amigos decidiram se aventurar na produção de Danny Boyle. O filme acabou servindo como uma grande campanha turística para o local. Em 2004, o arquipélago foi atingido por um tsunami que destruiu quase toda a infraestrutura. Já recuperado do estrago, o local continua a ser destino de turistas que querem explorar a natureza. Mas com uma diferença importante: para visitar a ilha, não é necessário reviver as cenas do filme. De Bangkok, basta pegar um ônibus e um barco para chegar ao local.

 

Monte Taranaki

Apesar de todos os efeitos especiais, o cenário da trilogia O Senhor dos Aneis é bem real. O monte Taranaki, na Nova Zelândia, foi o local escolhido para muitas cenas do filme, um cone vulcânico com 2.518 m de altura no Parque Egmont. Outro cenário selecionado por Peter Jackson foi o Parque Nacional de Tongarrio, também uma região vulcânica da Nova Zelândia. A mistura de gelo e fogo das montanhas atrai não só turistas como, após a gravação dos longas, produtores interessados em usar o cenário para novos filmes. O Parque Nacional de Tongarrio está ao sul de Auckland. O local foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

 

Lençóis Maranhenses

O drama Casa de Areia, em que atuam Fernanda Montenegro e sua filha Fernanda Torres, foi todo gravado em Santo Amaro, no Maranhão. As dunas dos Lençóis Maranhenses atenderam à expectativa do diretor Andrucha Waddington de criar um cenário deserto e desanimador para os personagens que buscavam uma vida próspera na nova terra. A aparência desértica se mistura a grandes lagoas, de águas azuladas, originadas pelas chuvas na região. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem uma área de mais de 150 mil hectares e está a cerca de 250 km de São Luís.

 

Bar Vitelli

Na Sicília, Itália, um bar foi palco para a celebração do casamento de Michael Corleone com Apollonia, em O Poderoso Chefão. Após o casamento na igreja São Nicolau, é neste bar (Bar Vitelli), que fica em um vilarejo chamado Savoca, que acontece a festa. Desde a época do filme, o estabelecimento virou passagem obrigatória dos turistas que ainda encontram a decoração do bar bem parecida com o visual da década de 1970, época das filmagens.

 

King's Cross

As cenas na estação de trem invisível em que os alunos pegam o Expresso de Hogwarts, no filme Harry Potter, foram gravadas na estação de trem King’s Cross, em Londres. O local, onde Harry conhece seu futuro amigo Rony e o inimigo Malfoy, nada mais era que uma das estações mais cheias ao nordeste da cidade antes da gravação dos filmes. A plataforma que seria ponto de partida do Expresso atrai turistas e curiosos. Dali saem trens para Cambridge, York, Durham, Newcastle e Edimburgo.

 

Ait Benhaddou

Para o seu filme épico Gladiador, vencedor de cinco prêmios Oscar e cheio de ação, Ridley Scott escolheu como local de gravação Ait Benhaddou, uma cidadezinha no sul de Marrocos. A luta pelo poder do reinado na produção acontece em uma colina, ao lado do rio Ouarzazate. A beleza da paisagem atraiu também o diretor Stephen Sommers para a gravação de A Múmia. As paredes rústicas das construções dão mais realidade à época em que se passam os filmes.

 

Brunel University

A faculdade Brunel, em Uxbridge, no oeste de Londres, foi escolhida por Stanley Kubrick para a gravação de um dos seus filmes mais famosos, Laranja Mecânica. A produção conta a história do perturbado Alex e seus amigos na capital inglesa, que aqui dá lugar a um futuro, para dizer no mínimo, estranho. O jovem mistura o gosto pela música clássica à prática de violência. Após ser pego, passa por diversos experimentos ao som da Nona Sinfonia de Beethoven, com o objetivo de curá-lo, mas que se tornam uma grande tortura. Grande parte das cenas foi rodada na universidade britânica.

 

Boulmiche

Gravado em Beverly Hills, Uma Linda Mulher é um romance cheio de charme vivido entre um milionário e uma prostituta. O personagem de Richard Gere, de repente, transforma a vida da garota de programa interpretada por Julia Roberts em um conto de fadas. É na boutique Boulmiche que a personagem de Julia Roberts é tratada com desprezo. Existente há mais de 35 anos, a loja é conhecida pelos modelos de alta costura e pela criação de tendências. Além de Beverly Hills, existe uma unidade da Boulmiche em Los Angeles.

Quer mais? Curta o Lugares no Mundo no Facebook e fique por dentro das melhores promoções e dicas de viagem

Fotos: Reprodução/Divulgação

Última atualização em 27/10/2014 as 18h46

Guilherme Guinski

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos