Turismo High Tech

Mostrar / Esconder thumbs

Bunkers de inovação pelo mundo

Nômades modernos carregam consigo inúmeras ferramentas. Indispensáveis. Aos 70's e 80's o top hit dos duty frees e item obrigatório das poltronas aéreas e assentos férreos era o Walk Man, necessidade de ocasião, concebida e profetizada por Akio Morita dos laboratórios Sony. Já atravessamos a era Disc Man, MP3 e estamos pousando no universo Cloud Music, sempre acessado pelos pods-androids da vida. Enfim, sempre viajando, sempre ouvindo música e sempre jogando um game no metrô. Vamos nos deslocar mais uma vez para o universo high-end e perguntar, enfim, de onde surge a velocidade inconcebível  da invenção e nascem as parafernálias, praticamente as ferramentas de nossa sobrevivência. O Lugares no Mundo vai aos principais centros de tecnologia do mundo, onde se constrói e refaz-se o futuro.

CHINA - UNIVERSITY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY OF CHINA
O partido comunista chinês em seu irônico plano de dominar o mundo impõe para deleite do ocidente a fabricação infinita de gadgets ao mais ínfimo custo  possível. Para a execução deste plano, parte da população precisa trabalhar 16 horas por dia, 6 dias por semana, vivendo do menos, e é menos mesmo. A outra parte precisa estudar, e muito mesmo. A China possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo e lá se formam mais engenheiros em seis meses do que a Argentina pode educar em duas décadas. De tantos núcleos e pólos onde a ditadura investe pesado, se destaca a University of Science and Technology of China e seu respectivo centro de inovação. Um verdadeiro exército de cientistas saem do campus de Heifei para trabalhar em conglomerados industriais como a Flextronics, famosa por fabricar o iPad. De cultura latente,  os mais famosos e límpidos lagos com uma certa poluição e o contraste entre o contemporâneo e o ancestral, Heifel é destino certo para os melhores alunos surgidos entre os mais de 1 bilhão de cidadãos amarelos.
 
JAPÃO - OSAKA UNIVERSITY
Osaka é a terceira maior cidade do Japão e localiza-se em Kansai no sul da ilha de Honshu. Próxima à famosa Kyoto, centro dos templos japoneses. Capital do comércio de arroz durante o Japão feudal, hoje  é o cerne mundial da robótica e cibernética. Grande parte da panacéia tecnológica do sol nascente, aquela dos celulares 4g multi tasking descartáveis, do cão Aibo, braços de montadoras e das vanguardas das vanguardas, todas pensadas ali. O Japão se reconstrói a cada desastre e reinventa-se pelo loop de uma engenharia sem limites. A atmosfera de Osaka, em contraponto às tradicionalidades de Tokyo é criativa e informal, celeiro da melhor culinária do Japão, palco da malandragem do país, mesmo sendo difícil para nós entendermos isso, é o Rio de Janeiro ou Nápoles do país. Osaka é assim, tradições milenares, gastronomia de excelência, karaokês empilhados e um dos melhores centros de inovação do mundo.
  
CALIFÓRNIA - STANFORD
No coração do Vale do Silício está Stanford. Ali ao lado está o Google Plex. Rode mais um pouco e você se deparará com empresas como Apple, Facebook, HP, Intel, Electronic Arts, eBay. Todas estão por lá. Neste estranho turismo, a aproximadamente uma hora de San Francisco na Califórnia, você irá visitar (provavelmente só do lado de fora) as empresas que revolucionam o nosso cotidiano. Não poderia ser de outra maneira. O centro de inovação de Stanford, uma das mais concorridas faculdades do mundo é o posto de combustível que fornece a gasolina humana para as empresas. Gênios de todas as esferas do conhecimento se formam por ali. 
 
MASSACHUSETTS - MIT
O MIT, Massachusetts Institute of Technology, é simplesmente o MIT. Referência máxima e estandarte do conhecimento. A história do MIT quase remonta a história e o sucesso americano, e porque não, a própria evolução do homem. Somente nos últimos 5 anos,  foram 14 prêmios Nobel. Todas as áreas e estopins estão ali presentes. Hackers, matemáticos, militares, chipeiros e gênios de todas as estratosferas estão no MIT desenvolvendo o nosso estilo de vida daqui a 20, 30, 50 anos.
 
BRASIL - FEI 
A FEI, Fundação Educacional Inaciana é uma das faculdades mais reconhecidas em engenharia e tecnologia do Brasil e está localizada no berço da indústria automobilística, o ABC paulista. O centro universitário participa também de eventos a la MythBusters (como o que eles fizeram sobre a possibilidade de andar na água) e de inúmeras feiras de robótica e inteligência artificial. Eles são praticamente a seleção brasileira no famoso e incrível futebol robô. Na FEI a tecnologia possui diversas linhas de pesquisa, entre elas a Inteligência Artificial, Usabilidade e Robótica, com um programa de mestrado voltado para Inteligência Artificial aplicada a automação em projetos institucionais. A Ciência da Computação na FEI tem projetos de sala virtual que participam em conjunto com outros cursos de engenharia da faculdade.
 
Em tempo: O vestibular da FEI está com as vagas abertas para até o próximo dia 07/06. Porque não se inscrever aqui ?
 
GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO!
 
Crédito das fotos: Divulgação.

Créditos: Faculdades de tecnologia no mundo

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos