Som do Deserto

Mostrar / Esconder thumbs

Bandas de Mali combinam blues, rock e ritmos folclóricos

Elogiada por David Byrne e músicos do TV On The Radio, a banda Tinariwen foi o primeiro dos grupos de tuaregues a ganhar popularidade. A banda chegou a tocar em Glastonbury, o mais importante festival de música da Europa, fez turnê pelos Estados Unidos e participou da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Incentivados pelo grande sucesso da banda, outros artistas seguem seu caminho com uma música capaz de transportar seus ouvintes para os desertos de Mali.

1.    Tinariwen
Primeira banda a fazer sucesso, é liderada por nomes como Ibrahim Ag Alhabib, Abdallah Ag Alhousseyni e Said Ag Ayad. Influenciados pelo som de bandas folclóricas de tuaregues, assim como por Led Zeppelin, Bob Marley e Santana, eles colocaram a música do deserto no centro das atenções da música pop.
www.myspace.com/tinariwen

2.    Tartif
Formada por cinco mulheres e quatro homens que se encontram em um acampamento para refugiados em Burkina Faso, já percorreram o mundo com sua música com mensagens de paz e esperança.
www.myspace.com/tartit

3.    Terakaft
Terakaft quer dizer “Caravana” em Tamashek (ou Tuaregue) e seus membros fundadores fizeram parte do Tinariwen. O vocalista e guitarrista Kedou ag Ossad é considerado um herói político em sua terra. Sua música, parecida com a da banda irmã, evoca a sensação de grandes espaços e jornadas pelo deserto e suas letras abordam temas como exílio e solidão.
www.myspace.com/terakaft

4.    Rokia Traoré
Filha de um diplomata de Mali, Rokia Traoré é uma das artistas de Mali mais conhecidas no exterior. A cantora, compositora e guitarrista pertence à etnia Bambara e seu primeiro disco, Mouneïssa, vendeu 40 mil cópias na Europa.
www.myspace.com/rokiatraore

5.    Fantani Touré
De família nobre, Fantani Touré é uma das vozes mais ativas a favor dos direitos humanos da mulher em Mali. Sua música contempla canções com mensagens feministas. Mas seu trabalho não para por aí, e a própria cantora trabalha junto a empresas locais para alocar mulheres a postos mais altos na cadeira produtiva.
www.myspace.com/fantanitoure
 

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos