Mergulho em Paraty

Mostrar / Esconder thumbs

Os cinco melhores pontos para submergir

PARATY Mergulho

As águas calmas e claras e a riqueza natural abrangente fazem de Paraty um dos destinos prediletos para mergulhadores de águas rasas e profundas. Além disso, a cidade oferece serviços de boa qualidade, passeios e está repleta de história em toda sua costa.


Mergulho entre pedras na Ilha dos Ratos

A cidade é também a predileta para as escolas de mergulho de São Paulo para fazerem o batismo de seus alunos. Ou seja, o primeiro mergulho de no máximo 30 minutos com o acompanhamento de um instrutor. Outras operadoras oferecem serviços como recarga de cilindros, cursos de uma semana e passeios para mergulho, além de indicação de pousadas e entretenimento.  

A recompensa é poder ver de perto arraias, estrelas-do-mar, caranguejos, tartarugas e cardumes de peixes multicoloridos.

1 – Ilha dos Meros
A Ilha dos Meros fica próximo à Ilha dos Cocos. Possui uma das paisagens submarinas mais bonitas de Paraty, com areia branca e águas limpas, que faz contraste com as pedras escuras e os peixes coloridos, que são encontrados em grande diversidade por lá, onde também é comum encontrar arraias. É possível mergulhar do lado de fora da ilha, mas só quando o mar está tranquilo e a embarcação de apoio pode acompanhar os mergulhadores sem ancorar.

2 – Ilha dos Ratos
Robalos, arraias e polvos são vistos frequentemente pelos mergulhadores na Ilha dos Ratos. A profundidade vai até 12 metros e há pedras na areia. Muito indicada para mergulhos noturnos.

3 – Ilha dos Cocos
Entre todos os pontos de mergulho de Paraty, é o que oferece melhor visibilidade. A profundidade vai de 4 a 8 metros e, na parte abrigada da ilha, há uma caverna que proporciona ótimas fotos. Fica a uma hora de barco da cidade.

4 – Laje dos Meros
Próxima à Ilha dos Meros, a Laje dos Meros tem profundidades que vão de 3 a 18 metros e proporciona um ótimo passeio para mergulhadores com alguma experiência. Cavalas e barracudas costumam aparecer por lá. Para aproveitar integralmente o mergulho, vá num dia de águas limpas.

5 – Ilha Deserta
Por ser mais afastada, recebe menos mergulhadores e, por isso, conta com grande quantidade de peixes. A profundidade chega a 15 metros e há um cargueiro do início do século chamado Paulista que naufragou ali. No entanto, ele está a 23 metros de profundidade e a visibilidade nem sempre é boa. Os mergulhos na Ilha Deserta e no naufrágio são recomendados apenas aos mais experientes.

 

Créditos: Ilha Deserta, Foto Maílson Hervê

Última atualização em 10/12/2012 as 13h11

Thomas Iacocca

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos