Cidades do Mundo em São Paulo

Mostrar / Esconder thumbs

Os melhores bares para se sentir bem longe de Sampa.

Você adora viajar, contudo, o mais próximo do aeroporto que consegue chegar é através de filmes do Tom Hanks? Você é daqueles que  constantemente vê aquele seu vizinho ricaço indo para um país diferente toda semana, dando aquele pulinho na Europa ou indo ao encontro de umas comprinhas em Nova Iorque, enquanto você que passou os cinco dias da semana trancado em seu escritório vendo seu rico salário sendo sugado diretamente para o buraco negro das contas? Aquela viagem internacional se perde em meio aos planos e sonhos futuros, como aquele de ter uma empresa, contratar seu antigo chefe e demiti-lo em seguida? Se você encaixa-se neste perfil não se desespere, este mal assola 99,9% da população. Neste embalo, procuramos oferecer a cura e a solução, talvez não seja a mais perfeita, mas já é alguma coisa. Inaugurando uma nova categoria do turismo internacional, onde se gastam pouquíssimos reais e se atinge o destino sem balcões de check-in e em menos de 1 hora (se o trânsito colaborar), lançamos em primeira mão uma espécie de volta ao mundo sem sair de São Paulo. Separamos 5 bares com nomes e atmosferas que remetem a longínquos paradeiros. Aproveitem.

1 - Kabul / Espaço Kabul 

Caso o mundo como o conhecemos não mude demais, dificilmente você em vida acabará conhecendo a verdadeira Kabul. A capital do Afeganistão tornou-se conhecida nos útimos anos por inúmeros elementos da "nova cultura pop": Al Qaeda, Osama Bin Laden, Taleban, e principalmente o best-seller O Caçador de Pipas, que retrata a atmosfera e o cotidiano da cidade. Com mais de 3.000 anos de história a cidade foi destruída e reconstruída diversas vezes. Os vistos para turistas atualmente estão suspensos e oficialmente o país está em guerra com os Estados Unidos. 

Em São Paulo, temos a nossa Kabul, um espaço, onde a guerra é praticada através da contestação e conflitos da arte, e um local onde muitas formas de expressão podem conviver em paz. Exposições variadas, instalações, performaticos, moda, fotografias e vídeos acompanhados com trilhas visuais e mashups sonoros sempre estão presentes e são propostos por cada uma das milicias e tropas que por ali desaguam. Lá você vai poderá ouvir jazz, música cubana, rock instrumental e samba de raiz em momentos separados, ou, durante a batalha, o que não é raro, tudo ao mesmo tempo. Além de ser, claro, um local para beber, beliscar, ouvir música de qualidade e paquerar.

Um dos hits da casa é a famosa cachaça, conhecida como Kabulosa, que promete amansar o notívago mais ansioso, o dançarino estabanado e principalmente alguns falcões da liberdade e outros jihadistas unabombers. Uma boa proposta seria enviar alguns alambiques da dita cuja para as montanhas de Tora-Bora.

Espaço Kabul - Rua Pedro Taques – 124 - Consolação

A verdadeira Kabul 

 

 

O Espaço Kabul

2- Sarajevo / Club Sarajevo

Seguindo a estética de guerra, onde o cenário remete à decadência de um bunker em escombros, e principalmente, uma atmosfera de viva tudo o que puder agora, seguimos para Sarajevo, a consagrada capital da Bósnia-Herzegovina. Durante a ocupação da Otan, a juventude Sérvia procurou alternativas, espaços e locais secretos para desenvolver sua atitude, contra-cultura, paquerar e discutir sua realidade, e assim, não desperdiçarem sua mocidade. No local, uma espécie de casa-labirinto, com paredes semelhante a concreto em ruinas, decoradas com grafismo e colagens, dando ao local um quê underground, associado a elementos estéticos emprestados de bréchos, sebos, móveis de época e finalmente, um bar quintal que remete a uma lage, acontecem Jam Sessions e inúmeras atividades culturais.

Esse bar/balada da Rua Augusta, começou como um lugar onde pessoas conversavam, ouviam música, pegavam livros e usavam a internet.

Com esse público fiel e com gostos semelhantes foi fácil o lugar virar uma casa de shows aonde tocam também DJs como músicas que com certeza, por mais expert que você seja no assunto e mesmo que tenha 180 Gb de músicas no seu Ipod, sempre vão tocar algum groove que você não conhece!

Tudo isso muito bem acompanhado das cervejas em garrafa que dão um ar butequístico ao lugar!

Sarajevo - Rua Augusta, 1397 - Centro

A Sarajevo

O Sarajevo

          

3- Las Vegas / Vegas Club

What Happens  in Vegas, Stays in Vegas. No ínicio do "auge" do baixo Augusta, surgiu o Clube Vegas. Órfão de algumas outras casas alternativas em São Paulo, como o Hell's Club, Base, Lov.e, entre outras que marcaram seu nome na cena paulistana, surgiu o Vegas, com a proposta de reunir em um mesmo espaço diversas tribos urbanas envoltas nas últimas tendências do eletrônico, passando por misturas (a casa possui vários ambientes) como indie e o hip-hop. A proposta era o ecletísmo aprisionado dentro de um ambiente hermético, aonde não se vê a luz do dia, e não raro, algumas nites terminam bem pra lá das 10 da manhã.

Are you in the game?

A casa passou por inúmeros altos e baixos, mas continua lá, já quase como um novo clássico da cidade, uma balada que reúne toda e qualquer tipo de tribo urbana que queira se divertir. Você vai encontrar desde o pessoal alternativo típico da região,  até garotas patricinhas se acabando na pista da tradicional balada de sexta-feira Post-iT, festa que homenageia o mundo da música pop no sentido mais chiclete da palavra.

A alusão a cidade mãe, Vegas, resume-se a algumas alusões na decoração e o clima de hedonismo local. 

Uma opção perfeita para quem é chegado nos ambientes “inferninho” tão comuns na região!

Vegas Club - Rua Augusta, 765 - Centro

It's Vegas Baby!

Vegas Club: A chance de você perder dinheiro em apostas aqui é um pouco menor...talvez....

 

4- Nova Iorque / MyNY

A atmosfera remonta aos típicos bares undergrounds de Nova Iorque conhecido como “speakeasies”, surgidos durante os anos 20, tempos de lei seca, onde beber era simplesmente proibido, e os porões da cidade fervilhavam.

Os drinques mantêm a liturgia clássica de Manhattan e clássicos devem ser provados, como os martinis e cosmopolitans. Excepcionais. (se o bolso permitir, R$ 25,00 o avulso)
 
A trilha sonora fica por conta do jazz, que a época,  tido como o som do pecado, a musica proibida, defronte a vigente musica clássica, e dosblues, esse sim, literalemnte entendido como o falar do demo. A decoração austera, e sofisticada com  madeiras de lei e tijolos de demolição (como um porão... ) complementam o cenário.

Ideal para ir com os amigos bater um papo em um ambiente escuro e confortável, ou com algum amor proibido e secreto. 

My New York Bar - Rua Pedroso Alvarenga, 1285 - Itaim Bibi

Start spreading the news...

...in the best place to do it!

5- Berlin / Clube Berlin

O clima de libertinagem pós-wall transformou a capital da alemanha na meca dos descolados da europa. Tribos, fluxos, povos e tendências desabam na cidade construindo a sopa mais interessante do mundo, para todos os gostos e por incrível que pareça, a preços acessíveis. (Sim, Berlim é uma das cidades mais baratas da Europa)

Nesta pegada, surgiu a alguns anos o Bar Berlin em São Paulo, praticamente um dos precurssores da nova cena da Barra Funda, com seus primos D-Edge, Belfiore e Clash. O local funciona dentro de um estúdio de gravações analógicas e tem como proposta principal funcionar como um estandarte da cultura subterrânea da cidade. 

Música soul e octetos com a “metalera” do jazz impressionam e não deixam ninguém ficar parado.

Músicos, fashionistas, cartunistas, cineastas e aspirantes se encontram lá, talvez para se divertir e desenhar o novo mundo, talvez, porque não precisem nunca acordar cedo no dia seguinte.

Simplesmente cool demais para ser descrito, vá lá e aprecie!

Berlin - R. Cônego V. Miguel Marino, 85 - Barra Funda

Der Berliner

Der Klub

Umas das performances malucas dentro do Berlin Club

 

Comente esta matéria abaixo!!

Gostou desta matéria? Curta o Lugares no Mundo no Facebook e receba grátis Cultura de Viagem !

Créditos: Espaço Kabul

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos