Cavernas do Brasil e do Mundo

Mostrar / Esconder thumbs

As mais incríveis cavernas e grutas do Mundo

Berço da humanidade, as cavernas que antigamente abrigavam nossos remotos antepassados, hoje são vistas como verdadeiras obras de arte da mãe natureza, algumas até parecem ser de outro mundo ou dimensão. Ainda sim, são os lugares menos explorados pelo bicho Homem na Terra, talvez esteja ai o motivo de algumas delas serem tão belas e exclusivas. Talvez o Homem sequer sonhe com a existência de inúmeras cavernas pelo mundo a fora, mas o Lugares no Mundo traz agora as cavernas mais sensacionais que a humanidade já teve o prazer de descobrir e explorar.

CAVERNA DONGZHONG – CHINA
 
Tudo bem que as escolas não são os lugares preferidos por crianças e adolescentes, tudo bem que essa fase dá muito trabalho para os pais... Agora imagine se esse lugar não tem nenhum aspecto similar á atmosfera acadêmica, ou pior ainda, se esse lugar é simplesmente um lugar entre rochas...  Pois bem, dificilmente alguém já pensou em colocar seus filhos para estudarem em uma CAVERNA!
 
Ter aulas dentro de uma gruta deve ser bem interessante, ou não, dependendo das dificuldades caustrofóbicas que você tiver.
 
Mas não achem que uma escola em um local tão pitoresco é mera suposição de uma mente fértil. Na China isso realmente existe, o nome da escola é Dongzhong, traduzindo, “dentro da caverna”. Dezenas de crianças da vila Miao, estudam lá, praticam educação física, têm aulas de matemática, se divertem na hora do recreio, enfim, levam uma vida escolar normal. Quem deve gostar bastante são os professores de geografia! A escola foi fundada em 1984 e abriga cerca de 200 alunos.
 
CAVERNA WAITOMO GLOWWORM – NOVA ZELÂNDIA
 
Cavernas muitas vezes são ambientes escuros, que não proporcionam grande visibilidade para quem à visita. Mas já imaginou como seria ir até uma caverna que tem iluminação própria? E não estamos falando de qualquer iluminação. É simplesmente magnífico, são pontos e linhas em um tom único de azul florescente, formando belos traçados, capazes de fazer qualquer um se emocionar enquanto observa. Essa é a Caverna de Waitomo Glowworm na Nova Zelândia. O que mais chama a atenção nisso tudo,é como que esse verdadeiro céu estrelado de Waitomo é formado. Preste atenção, o responsável por toda essa beleza é o Arachnocampa Luminosa, não entendeu? É complicado mesmo, esse é o nome cientifico do verme, isso mesmo, verme que causa esse belo efeito na caverna.
 
Os vermes bioluminescentes tecem um ninho de seda no teto da caverna, onde se penduram. Dentro de uma cápsula especial na cauda do verme ocorrem reações químicas. É graças a essas reações que o lindo efeito de Waitomo é possível. O motivo de toda essa complexidade é puramente selvagem, centenas de fios descem do teto para capturar insetos como uma linha de pesca. Os pobres insetos voadores, inexplicavelmente não resistem a luz produzida pelos vermes e são sempre prezas fáceis. A nós humanos resta apenas o prazer de contemplar mais essa incrível obra da Natureza.
 
LA CUEVA DE LOS CRISTALES – MÉXICO
 
Uma gruta com mais de 290 metros de profundidade, em uma cidadezinha industrial, no norte do México, Chihuahua. Dentro dessa gruta, acreditem se quiser, podemos encontrar cristais de até 11 metros de comprimento! Um dos mais valiosos tesouros geológicos e científicos da face da Terra. O nome da mina é Nica, e ela realmente parece ser fruto de um delírio. Quem á vê tem a sensação de estar em um sonho, a ficha demora a cair, muitas vezes sequer cai. É algo monstruoso, que não parece fazer parte dessa dimensão. Os maiores cristais do planeta foram descobertos apenas no ano 2.000, pelos irmãos Eloy e Javier Delgado, agora pensem quantas maravilhas tão ou mais incríveis como essa ainda não tivemos o prazer conhecer.
 
Outras cavernas fantásticas do mundo:
 
La cueva Del fantasma: A caverna do fantasma, Venezuela. Nela cabem 2 helicópteros confortavelmente.
 
 
Eisriesenwelt – Austrália: Maior caverna de gelo do mundo
 
 
Fantastic Pic – EUA – Maior furna dos EUA continental. Lançada do topo, leva 8 segundos para uma pedra tocar o chão.
 
 
No Brasil também temos cavernas hipnotizantes:
 
TOCA DA BOA VISTA – CAMPO FORMOSO BA
 
Enorme! É a maior caverna do Brasil, ela tem impressionantes 107 km de extensão, maior que a distância entre São Paulo e Santos, mas seu formato é labiríntico e o efeito desse labirinto é fantástico. Suas dimensões chegam até 20 metros de altura e 70 metros de largura. É um outro Mundo escondido em Campo Formoso, como a maioria das incríveis cavernas espalhadas pelo Mundo, parece não fazer parte deste planeta. Uma viagem a outra dimensão, sem sair do Brasil.
 
GRUTA DA TAPAGEM – ELDORADO SP
 
Ou, Caverna do Diabo. Apesar do nome ela lembra em alguns detalhes, o famoso estilo barroco. A luz é artificial, mas as verdadeiras esculturas rochosas de autoria da Mãe Natureza não podiam ficar no escuro não é mesmo?  Apenas 6.500 metros dela já foram explorados, e só 700 metros estão abertos para visitação, mas mesmo assim ela é a maior caverna do estado de São Paulo. Caso queira visitá-la acesse o site www.cavernadodiabo.com.br e obtenha mais informações.
 
CURIOSIDADES:
 
- É no Brasil, mais precisamente na Amazônia, no município de Barcelos, que se encontra a caverna mais profunda do mundo, o Abismo Guy Collet.
 
- Alguns cientistas acreditam que o berço da humanidade seja uma caverna na África do Sul. Eles dizem que a primeira espécie de Homo Sapiens surgiu lá há mais de três milhões de anos. O nome da caverna é bem sugestivo “Cradle of Humanity” – Berço da Humanidade. A estreita caverna tem cerca de 60 metros e é fonte de importantes pesquisas.
 
- De São Thomé das letras até Machu Picchu? 
 
Já pensou sair de São Thomé das Letras, a simpática cidade serrana do interior de Minas Gerais, e chegar até famosa cidade perdida do povo Inca, Machu Picchu, no Peru? Cruzar todo o Brasil e chegar ao outro lado do continente, tudo isso através de uma gigantesca gruta que supostamente liga São Tomé a Machu Picchu? Seria no mínimo surreal.
 
Pois é, reza a lenda que a Gruta do Carimbado seja um caminho subterrâneo entre as duas cidades. O máximo que alguém já conseguiu percorrer nesta misteriosa gruta foram 15 quilômetros. Algumas teses levam a conclusão de que a fenda não tenha sido obra da natureza, e sim do Homem. Acredita-se que civilizações antigas e místicas, supostamente a dos Incas, teriam descoberto São Thomé das Letras através de mapeamentos astrais, e desenvolveram um caminho subterrâneo para lá. Teses mais malucas chegam a colocar em questão o fato de existir uma civilização intra-terrana na gruta. Seres que habitam o centro da terra e são mais desenvolvidos e evoluídos intelectualmente do que nós. Mas os mistério de Carimbado não para por ai, passagens magnéticas, portais dimensionais e inter-relações entre terráquios e extra-terrestres cercam tal mistério! Cabe a nós acreditar ou não, você acredita?
 
Gostou da matéria!!!! Curta nossa página no Facebook e no Twitter também!!
 
Crédito das fotos: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (19)  (20) Divulgação (13) (14) (15) (16) (17) (18) Getty Images

Créditos: Divulgação

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos