Aperitivos Salvador

Mostrar / Esconder thumbs

Os melhores quitutes na capital bahiana

A ancestralidade africana e portuguesa rendeu aos baianos um jeito único de preparar pratos, dos mais simples aos mais sofisticados. Entre uma praia e outra, para fugir do acarajé e das comidas com dendê, é possível encontrar deliciosos petiscos de botecos, com pegada regionalista nos ingredientes, sem perder o sabor universalmente adorado por todos que provam.

1 - Cruz do Pascoal
Uma boa opção para incluir no roteiro gastronômico após um passeio pelos casarões do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, é fazer uma parada na Cruz do Pascoal. É bom chegar cedo, pois o local é disputado: quem tem a sorte de achar uma mesa é, naturalmente presenteado, com uma vista para a zona portuária da Cidade Baixa, em frente a Baía de Todos os Santos. A dica é pedir o famoso Escondidinho, feito a base de aipim, carne do sol e cebola, acompanhado de uma cerveja gelada.

Rua Direita de Santo Antônio, 2, Salvador – BA
Tel.: (71) 3243-2285


2 - Mercado do Peixe
O efervescente bairro do Rio Vermelho, conhecido pelas famosas farras boêmias capitaneadas pela galera jovem, também é um rico pólo gastronômico por suas comidas de boteco. O Mercado do Peixe, então, consegue abrigar os mais variados pratos, fica até difícil escolher. A dica é pedir um peixe fresco, pescado no mesmo dia, e comprado na Colônia de Pescadores do bairro. A escolha fica por conta do cliente, tem os mais variados tipos e formatos de pratos.

Largo da Mariquita, s/n, Rio Vermelho, Salvador – BA

3 - Escambo
O bar mais alternativo de Itapuã parece mais uma galeria de arte rústica. Com diversas obras espalhadas nas paredes, o boteco é bastante freqüentado por artistas plásticos, cineastas e músicos.  A melhor pedida é o Salsichão picante com molho de mostarda, servido com pequenas fatias de pão francês. Lá, acha-se também um bom vinho para acompanhar a aventura gastronômica.

Rua Ministro Carlos Coqueijo Costa , 66, Itapuã, Salvador – BA
Tel.: (71) 3249-7953

4 - Quintal
Não é por acaso que o boteco mais cool do Campo Grande atende pelo nome de Quintal e está alojado no fundo de um casarão. O clima é de total informalidade, com mesas amontoadas entre árvores, num espaço que já ficou pequeno para tantos freqüentadores. O Arrumadinho, prato mais concorrido, regado a feijão verde com farinha, carne seca e molho vinagrete, chega a soar irônico, já que de arrumado o boteco não tem quase nada. O atendimento é ótimo, assim como a organização, falta mesmo é espaço. A dica é chegar cedo, pois a galera da cena artística, assídua do Centro da cidade, não costuma optar por outro espaço.

Rua Banco Ingleses, 37 an 1 Campo Grande -  Salvador – BA
Tel: (71) 3336-5881

5 - Boteco do França
O mais tradicional dos botecos da cidade também é o mais refinado. Conhecido por várias gerações, é a melhor opção do Rio Vermelho, para quem pode gastar um pouco mais. O acervo de vinhos é bom, ainda mais quando designado para acompanhar o Camarão de Comodoro à Luiza Socorro. Não à toa, também é reduto de intelectuais, pois só é fechado quando o último cliente vai embora.

Rua Borges dos Reis, Rio vermelho, Salvador - BA
Tel.: (71) 3334-2734


Créditos: Boteco do França / Divulgação

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos