Wembley Londres - Final da Champions 2011

Mostrar / Esconder thumbs

Final da UEFA dia 28 maio.

Dia 28 de maio de 2011 será mais um dia histórico para o mundo do futebol e sobretudo para os ingleses. Nessa data ocorrerá a aguardada Final de Liga dos Campeões da Europa, no Wembley Stadium. Será a sexta vez que o estádio londrino acolherá a final do torneio interclubes mais importante da Europa, primeira vez depois da demolição.

Wembley passou por grandes mudanças desde a Final de 1992 da Liga, entre Sampdoria (ITA) e Barcelona (ESP) afim de se remodelar para receber os jogos olímpicos de 2012, confira aqui fotos das construções em andamento para as olimpiadas. Ele foi completamente demolido e um novo e moderno estádio foi construído. Mas não pensem que Wembley perdeu seu charme histórico. Muito pelo contrário, todo charme e prestigio do velho Wembley está presente no novo, que ficou ainda mais fascinante, não apenas para o apaixonado por futebol, mas para toda e qualquer pessoa que aprecie uma bela obra arquitetônica. As emblemáticas torres presentes no antigo estádio deram lugar a um arco de 133 metros, a obra também rendeu a Wembley o status de segundo maior estádio do Mundo com capacidade para 90 mil torcedores sentados com visão completa do gramado. Wembley só perde em tamanho para o Nou Camp na Espanha, o estádio do Barcelona FC tem capacidade para pouco mais de 98 mil pessoas.  O novo estádio também ganhou cerca de 700 bares, lanchonetes e restaurantes, sem falar dos quase 2.500 banheiros presentes no recinto, mais do que qualquer outro estádio do mundo. fazendo assim de Wembley um dos estádios mais modernos do Planeta. Ele foi reaberto em 2007, voltando a ser a casa da seleção inglesa e das finais da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga inglesa.
 
Wembley antes da demolição
 
Wembley depois da demolição e da reforma
 
Antes da demolição e da reconstrução, Wembley  era conhecido como o Estádio do Império. Foi inclusive construído para ser peça central da Exposição do Império Britânico no final da primeira guerra mundial. Mas a marca dele são os grandes eventos esportivos. O estádio recebeu a sua primeira final da Taça de Inglaterra em 1923, quando o incrível numero de 200 mil, isso mesmo, não é delírio, 200 mil torcedores assistiram à vitória do Bolton Wanderers FC sobre o West Ham United FC, por 2-0. Esse jogo ficou conhecido como a "final do cavalo branco", já que montada em seus cavalos brancos, a policia teve que controlar a ensandecida e imensa multidão que tentou invadir o gramado.
 
Wembley é o estádio que mais recebeu finais de Liga dos Campeões da Europa, cinco no total e acabou ficando conhecido mundialmente como a casa do futebol. O AC Milan da Itália foi o primeiro clube a sagrar-se campeão da Liga no majestoso Wembley. Derrotou o Benfica por 2-1 na final em 1963.
 
Já o Manchester United FC se tornou o primeiro vencedor inglês da competição, com uma vitória sobre o Cube da Luz, por 4-1, após tensa prorrogação, em 1968.
 
Em 1971, foi a vez do AFC Ajax da Holanda derrotar os gregos do Panathinaikos FC por 2-0 e erguer o troféu pela primeira vez.
 
Em 1978 o Liverpool FC derrotou o Club Brugge KV por 1-0 e se tornou o segundo clube da terra da rainha a vencer a Liga em Wembley.
 
Por fim FC Barcelona da Espanha também por 1-0 derrotou os italianos da UC Sampdoria, em 1992.
 
Tanta história assim faz de Wembley um verdadeiro templo do futebol. Colocando o nome do subúrbio londrino de Wembley, onde foi construído, literalmente no mapa.
 
E não para por ai, o magnífico estádio inglês também foi palco dos Jogos Olímpicos de 1948.
 
E ainda da final da Eurocopa de 1996.
 
Mas sem dúvida alguma para os ingleses, o seu ponto alto foi o dia 30 de Julho de 1966, quando Geoff Hurst marcou um "hat-trick" ( Três gols em uma mesma partida ) sendo decisivo na vitória da Inglaterra sobre a República Federal da Alemanha por 4-2 na final da Copa do Mundo daquele ano. Único titulo mundial dos inventores do futebol até hoje.
 
Confira o vídeo do polêmico gol que deu o título aos ingleses, até hoje não se sabe se a bola realmente entrou, ou não.
 

Toda essa atmosfera de jogos históricos e polêmicos nos remete à apenas uma certeza, a de que dia 28 de abril será mais um grande dia para o futebol, com certeza quem estiver em Londres será testemunha ocular da história. 

Além de contemplar um belo estádio e a grande possibilidade de um espetáculo de futebol, quem for à Wembley poderá curtir a famosa noite da chamada Capital do mundo, Londres. O apelido de Capital do Mundo se justifica pela sua abrangência que agrada a todos os tipos de pessoas e estilos. A grande capital oferece ao seu visitante uma infinita lista de lugares legais, são mais de 50.000 pubs e 200 baladas. Um lugar certamente terá o seu perfil.
 
O visitante poderá ir ao The Egg, uma balada que atinge um público jovem de variados estilos. Na Egg a música é variada, vai do house, ao electro e ao techno, além de sempre contar com os DJs mais inovadores do momento na cena inglesa. Os preços não são muito baixos e quem quiser curtir a balada deve se lembrar de chegar cedo, afim de evitar as enormes filas.
 
Outro lugar que o turista não pode deixar de ir é o Maddox, apesar de ser uma balada para membros, se você estiver disposto a gastar pelo menos umas 500 libras juntamente com seus amigos, para reservar uma mesa que inclui uma garrafa de vodka russa de 4 litros e mixers ( energéticos, refrigerantes e sucos ) pode conseguir entrar. Por ser tão exclusiva a Maddox costuma receber celebridades como Paris Hilton e P. Diddy. 
 
Não podemos esquecer dos famosos Pub’s ingleses, ir a terra da rainha e não visitar um Pub não tem graça. Principalmente para quem vai acompanhar a incrível Final da Liga dos Campeões da Europa em Wembley.  O pub é um ponto de encontro importante na cultura anglo saxônica. As pessoas vão aos bares para comer, beber, conhecer pessoas, para comemorar, ou simplesmente ficar bêbado!
 
As opções de Pub’s em Londres são infinitas, mas um bom lugar para assistir futebol é o The Actress, lá eles dispõe de vários telões de alta definição para que o visitante não perca nenhum lance do evento esportivo que veio acompanhar, além de todo o clima de confraternização que tem um pub, muita cerveja, torcida e farra, alguns ingleses preferem este clima ao clima de um estádio de futebol para torcer por seu clube ou seleção. Outro lugar legal é o Sketch Bar in London, um ambiente Hypado e agradavel que abriga uma sala de chá, espaço da galeria, e um bar excelente, que se tornou um dos melhores espaços para se beber em Londres. Se preferir o turista ainda pode visitar o belo Oxo Tower London que oferece um terraço de 250 metros com uma vista deslumbrante da cidade de Londres.
 
Em termos de hospedagem, como todos nós sabemos, Londres também é uma cidade eclética. Lá encontramos hotéis das mais variadas formas que agradam os mais variados gostos e bolsos. A lista vai de hotéis 5 estrelas sensacionais, à albergues caseiros para mochileiros.
 
Para quem quiser desfrutar de todo luxo possível o The Montcalm Hotel é a melhor escolha , ele dispõe de quartos decorados com elegância e banheiros em mármore. Inclui também um bar moderno e fino além de um restaurante italiano. Todos os quartos luxuosos e espaçosos do Montcalm incluem cama king-size, docking station para iPod e televisões HD amplas, com canais via satélite.
 
Mas para quem estiver de “mochilão” na Europa e estiver afim de se hospedar em Londres para acompanhar a grande final da Liga européia, o Euro Wembley é a melhor das opções . Primeiro por seus baixos preços e pela sua boa estrutura, segundo por ser muito próximo ao estádio que será palco do grande final.
 
Londres ainda oferece uma enorme lista de famosos pontos turísticos, como: Abadia de Westminster, Big Bem, Casas do Parlamento, Museu de Cera Madame Tussaud, Museu Britânico, Palácio de Buckingham, Palácio de Kensington, Palácio de St. James, Royal Albert Hall, Tower Bridge, Torre de Londres, London Eye, Parques Reais de Londres, enfim uma viagem completa, não apenas uma ida à uma final da Liga dos Campeões da Europa, que por si só já seria deslumbrante!
 
Veja também o especial sobre Londres, A Londres que você não vê e descubra uma nova Londres, diferente de tudo o que você já viu.
 
Gostou desta matéria!! Comente abaixo.
 
Curta também o Lugares no Mundo no Facebook e Twitter e receba grátis diariamente o melhor da Cultura de Viagem.   Acesse nossa home page e confira muito mais matérias incríveis.
 
Crédito das fotos: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) Divulgação (8) (9) (10) Google (11) (12) Getty Images
 

Créditos: Wembley por dentro - Getty Images

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos