Santos e Barcelona no Japão

Mostrar / Esconder thumbs

18 de Dezembro, a expectável final!

Qual é o melhor time do mundo? Qual é o melhor jogador de futebol do mundo? Essas são perguntas a serem respondidas na tão aguardada Copa do Mundo de clubes da FIFA, que volta ao Japão depois de rodar pelo mundo árabe. Mas a famosa frase "Rumo a Tóquio" parmanece sem fazer sentido, já que o torneio será disputado em Yokohama. Santos e Barcelona, respectivamente campeões Sul-Americano e Europeu, são os grandes favoritos à conquista do título, por possuírem os melhores jogadores do mundo, uma verdadeira constelação de craques como, Messi, Neymar, Iniesta e Ganso mas que podem sim, serem surpreendidos por um azarão, africano, asiático ou mexicano, por que não? A magia do futebol em seu mais alto nível. O Lugares no Mundo desbrava os mistérios do Mundial Interclubes e conta essa pra você! 

HISTÓRIA
 
O Campeonato mundial interclubes existe desde 1951, mas só a partir de 2000, que a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, passou a organizar o torneio. O primeiro mundial organizado pela FIFA foi no Brasil e contou com participações de grandes times do cenário Europeu como o Campeão Europeu de 1999, Manchester United e o Campeão Intercontinental (antigo mundial) de 1998, Real Madrid. Vasco da Gama Campeão Sul Americano de 1998, Corinthians, campeão nacional do país sede e representantes dos quatro cantos do planeta, também participaram do torneio que foi vencido pelo Corinthians. O clube paulista derrotou o Vasco nos pênaltis, dentro do Maracanã e sagrou-se campeão mundial de 2000. Apenas em 2005 a FIFA voltou a organizar o torneio, que teve mais um brasileiro como campeão, dessa vez o São Paulo, que derrotou os ingleses do Liverpool por 1 a 0, com gol do volante Mineiro. Em 2006 o campeão foi outro brasileiro. O Internacional de Porto Alegre, venceu o Barcelona por 1 a 0 também, gol do folclórico Adriano Gabirú. Depois disso Milan (ITA), Manchester (ING), Barcelona (ESP) e Internazionale (ITA) também venceram o mundial organizado pela FIFA.
 
Antes do Mundial Interclubes, dois outros campeonatos davam o status de melhor time do mundo à algum clube. Tudo começou em 1951 com a Copa Rio, quando a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol) resolveu organizar um mundial de clubes no Brasil, para tentar apagar as trágicas memórias do "Maracanazo" um ano antes, quando o Brasil, favorito ao título, perdeu para o Uruguai de virada, a final da Copa do Mundo de 1950, em um Maracanã com mais de 200 mil pessoas. A Copa Rio contou com total apoio da FIFA e teve a participação dos melhores times do mundo na época como o Estrela Vermelha da antiga Iugoslávia, Áustria Viena, da Áustria e a Juventus de Turim da Itália, todos campeões nacionais de seus respectivos países. Como ainda não havia campeonato brasileiro na época, os representantes brasileiros foram o Vasco da Gama campeão carioca e o Palmeiras campeão paulista e do Rio - São Paulo. A grande final foi entre Palmeiras e Juventus, depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0, e empatar o segundo por 2 a 2, o Palmeiras havia conquistado o primeiro mundial interclubes da história, lavando a alma do Brasil pós "Maracanazo". No ano seguinte, a Copa Rio teve sua grande final entre Corinthians e Fluminense e contou com a vitória dos cariocas. Depois disso a Copa Rio se extinguiu, e o mundo foi ter um campeão mundial apenas em 1960 com a vitória do Real Madrid na Copa Intercontinental, que reunia o campeão Sul Americano e Europeu em apenas um jogo, decisivo, emocionante e cruel. Os brasileiros considerados campeões mundias pela FIFA são: Palmeiras 1951 (Copa Rio); Santos 1962 e 1963, Flamengo 1981, Grêmio 1983 e São Paulo 1992 e 1993 (Copa Intercontinental); Corinthians 2000, São Paulo 2005 e Internacional 2006 ( Copa do Mundo de clubes da FIFA).
 
MUNDIAL 2011
 
O Santos Futebol Clube pode se tornar o quarto clube brasileiro a vencer o mundial interclubes organizado pela FIFA, mas para isso terá que passar por fortes, qualificados e até mesmo desconhecidos adversários. Esse ano o torneio terá a participação, além de Santos ( Campeão Sul Americano) e Barcelona ( Campeão Europeu), do Monterrey do México (Campeão da CONCACAF) e Auckland City da Nova Zelândia (Campeão da OFC). Os campeões japonês, asiático e africano, também estarão presentes no evento que vai do dia 8 ao 18 de dezembro na terra do sol nascente.
 
Todos aguardam por um confronto entre Barcelona e Santos, tidos pela maioria dos especialistas como as duas melhores equipes da atualidade e favoritas ao título. Há também grande expectativa por parte de todos para um confronto entre o melhor jogador do mundo no momento, o argentino Lionel Messi e a maior sensação dos últimos anos no futebol brasileiro e mundial, tido por muitos como a maior revelação do futebol canarinho depois da geração campeã mundial em 2002, Neymar. Mas para se enfrentarem na sonhada final, ambos tem que passar por adversários de menor expressão, mas que podem gerar grandes problemas. Como o criado pelos africanos do Mazembe do Congo, frente aos brasileiros do Internacional de Porto Alegre ano passado, quando o time colorado foi, inusitadamente derrotado pelos africanos nas semi-finais e ficaram fora da grande decisão contra a Internazionale de Milão
 
Santos e Barcelona, além de Neymar e Messi, contam com grandes times. A equipe catalã é a base da seleção espanhola atual campeã do mundo, com jogadores como Xavi e Iniesta. Por outro lado, o Santos também não é só de Neymar. Ganso e Elano, titulares da seleção brasileira, fazem parte do atual elenco santista. Com certeza será um dos espetáculos mais aguardados dos últimos anos, Santos x Barcelona, Tóquio, 18 de Dezembro. Um viva ao futebol arte de duas equipes que jogam puro futebol, sem truculências e deslealdade. Futebol moderno e alegre. Veremos se tais credenciais se confirmarão no Japão. Até la!
 
Gostou da matéria? Curta também nossa página no Facebook e no Twitter!
 
Crédito das imagens: Divulgação

Créditos: Messi x Neymar

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos