Magia, Confusão e Escher

Mostrar / Esconder thumbs

Uma exposição para sair incomodado

Já ouviu a frase: "What have been seen cannot be unseen"? Pois é mais ou menos esse o efeito das obras de Escher. Com detalhes escondidos, ambiguidades, duas imagens formando uma só e impossibilidades (muitas aliás), os desenhos do artistas remetem a um mundo onírico que nos fazem olhar várias vezes até conseguir entender como ele fez aquilo.

Ao olhar para um quadro e ver a imagem de vários animais e símbolos logo você vai reparar que nos vazios que circundam o corpo dos animais existem outras figuras e você nunca mais verá o quadro da mesma forma que viu a primeira vez.

Muitas vezes parece que os mind tricks ocorreram por acidente, como alguém que pinta quadrados de preto e branco de forma intercalada em duas extremidades opostas, sem medir se vai dar certo o encontro no meio. Difícil de entender? Difícil mesmo é tentar achar uma explicação para o que passou na cabeça do pintor holandês na hora que estruturava a sua arte óptica.

Se você é fanático por essas coisas distorcidas, diferentes e que causam até um inconformismo quando caímos nas pegadinhas do artista (todos adoramos testar nossa velocidade de sacar as coisas), não pode deixar de ir na exposição "O Mundo Mágico de Escher".

Com uma estrutura de três andares para apresentar 95 obras do artista, o visitante poderá se revoltar com diversas modalidades técnicas, como desenhos, gravuras em madeira e pedra.

Ainda serão montadas duas obras interativas e se você não quiser saber o spoiler, não leia esse parágrafo: Uma chama-se “Poço do Infinito” onde  se passa por um corredor cujo chão remete a algo sem fim, provocando a sensação de queda. A outra é  “A Sala do Impossível” onde claramente se vê um gato, um livro e uma cadeira em ordem....até o momento que você se mexer e todos sumirem no espaço.

A exposição será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil que fica na Rua Álvares Penteado, 112 com entrada gratuita e vai do dia 17 de abril a 19 de julho e é imperdível para qualquer um que ame a loucura, a arte ou os dois!


Créditos: Magia, Confusão e Escher

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos