Festival de Cinema de Gramado

Mostrar / Esconder thumbs

Cinema brasileiro e latino entre 5 e 13 de Agosto

Considerado o maior festival de cinema do Brasil, ele sem duvida representa muito na vida cineastas, diretores, atores e afins por todo o Brasil.Conheça o Festival de Cinema de Gramado que rola entre os dias 5 e 13 de agosto.

O FESTIVAL

Com grande reconhecimento nacional e internacional, o Festival de Cinema de Gramado foi criado a partir de uma mostra de cinema que aconteceu durante o Festival das Hortênsias em 1969. Seus idealizadores contaram com o apoio da Prefeitura, da imprensa e de entidades como a Embrafilme, Funarte e as secretarias de turismo, educação e cultura do estado. Pronto, já tinham tudo o que precisavam para dar início ao festival que marcaria para sempre a história de Gramado e do cinema brasileiro? Não! Faltava ainda o glamour, e na falta de estrelas hollywoodianas, foram convidados para a primeira edição em 1973 o ilustre Geraldo Del Rey, autor brasileiro de livros, minisséries e novelas como Pedra Sobre Pedra, Cambalacho e Pecado de Mulher, e o chamado “Casal Doçura”, apelido brega que fazia referência aos então casados John Herbert (ator, diretor e produtor de novelas) e Eva Wilma (atriz).

Desde a sua primeira edição que o Festival de Gramado é o maior incentivador do cinema nacional. Além de ser responsável por levar agito a Gramado, uma modesta cidade do interior gaúcho, que se transformou em um dos principais pontos turísticos do sul do Brasil, recebendo hoje em dia cerca de 2,5 milhões de turistas por ano, em boa parte, graças ao Festival de Cinema.

No ano de 1992, o festival passou a ser internacional (tudo bem que motivado por uma crise do cinema brasileiro). Os organizadores foram praticamente obrigados a abrir novos horizontes, olhando para nossos vizinhos hispânicos, e dando novo nome ao festival: “Festival de Cinema Brasileiro e Latino”. A origem da iniciativa foi a crise, mas ninguém pode discordar que isso só trouxe positividade ao evento, que ganhou respeito e reconhecimento internacional.

O Festival de 2011 acontecerá entre os dias 5 e 13 do mês de Agosto. A programação completa do evento sairá no dia 20 de junho. Serão seis premiações (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor fotografia) para cada tipo de filme: Filmes brasileiros de curta metragem, filmes brasileiros de longa metragem, e filmes estrangeiros de longa metragem. A Mostra Gaúcha também participara do evento, e além das premiações anteriores os quesitos: Melhor montagem, melhor direção de arte, melhor música, melhor edição de som e melhor produtor, também serão avaliados.

 
VENCEDORES ILUSTRES E HISTÓRICOS
 
 
Grandes profissionais, nacionais e internacionais já foram premiados, ou tiveram suas obras premiadas pelo Festival de Gramado. Desde Tom Jobim na primeira edição, ganhando o prêmio de melhor trilha sonora com a música “Chora Coração” para o filme "A Casa Assassinada de Paulo Cesar Saraceni", até “Cochochi”, filme de Israel Cardenas e Laura Guzman, vencedor da categoria melhor longa estrangeiro em 2008.
 
Filmes como: “Vai Trabalhar Vagabundo” de Hugo Carvana em 1974, “Pra Frente Brasil” de Roberto Farias em 1982 e o uruguaio “Whisky” de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll em 2004, já foram congratulados com a honra  da premiação de melhor longa em Gramado. Atores como José Wilker, Lázaro Ramos, Caio Blat, Débora Falabella e Lima Duarte também já receberam premiações.
 
O DEUS DO BOM HUMOR
 
 
Ou Kikito, esse é o nome da simpática estatueta, símbolo da cidade e prêmio do Festival de Gramado. Como o nome já diz, ele representa o bom humor. Criado por Elisabeth Rosenfeld para esvaecer as amarguras da vida. O simpático e sorridente "Ser" com cabeça de Sol mede 33 centímetros de altura e era confeccionado com madeira de imbuia até o Festival de 1989, mas desde 1990 que é feio de bronze e tido com muito carinho por seus privilegiados donos.
 
HOSPEDAGEM
 
 
Pra quem estiver disposto a conhecer Gramado para curtir o Festival de Cinema, seguem aqui as melhores dicas de hospedagem e de restaurantes da cidade que respira cinema!
 
Casa da Montanha Hotel: Charmoso e confortável!  O hotel coloca várias bicicletas a disposição do hóspede, para que ele possa passear pelas agradáveis e arborizadas ruas de Gramado.
 
Bavária Sport Hotel: Tem uma estrutura fantástica para a prática de esportes e aventuras, quadra poliesportiva, mini golfe, outdoor training, entre outros. Além de seu charme indiscutível ao melhor estilo alemão.
 
Alpestre Hotel: Totalmente autêntico! Que tal se hospedar em uma das cabanas inseridas no belo parque de 10.000 metros quadrados do hotel? Se não gostou da ideia, tudo bem escolha um dos luxuosos e equipados quartos.
 
ONDE COMER?
 
 
Château de la Fondue: Aprecie os mais diversos tipos de fondue, e não se assuste com o fondue de peixe, é delicioso. Tudo isso em um ambiente aconchegante e agradável.
 
Bouquet Garni: Uma casa de vidro de frente para o lago Joaquina Rita Bier, decoração clássica e suave, comida refinada e deliciosa. Um lugar incrível!
 
Cantina Pastasciutta: Comida italiana é sempre bem vinda, onde quer que seja, aproveite as delicias dessa tradicional Cantina de Gramado. Comida farta e preços honestos são a marca registrada do melhor italiano da cidade.
 
Gostou da Matéria???? Curta também nossa pagina no Facebook e no Twitter, e receba o melhor conteúdo de cultura de viagem de graça!!!
 
Crédito das fotos: Divulgação. 

Créditos: Kikito - O Deus do Bom Humor

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos