Burning Man

Mostrar / Esconder thumbs

Palco arenoso da arte de 29 de agosto a 5 de setembro

Viver em comunidade, em comunhão. Algumas vezes em harmonia, outras não... A reunião de um interesse comum pela arte, pela vivência dela ou mesmo sua destruição, juntos, num mesmo local, acampados, todos, por oito dias. A melhor forma de sentir o espírito ancestral da nossa condição de humanos, ou esquecê-la. Entenda com o Lugares no Mundo o que é o Burning Man, ou pelo menos tente.
 
BURNING MAN - DESTRUIÇÃO E CRIAÇÃO DO FOGO
 
Ao ler esse título talvez tenha se formado em sua mente alguma das cenas de Fahrenheit 451, de um dos mestres da ficção, Ray Bradbury, onde o ofício dos bombeiros era o de destruir livros com o fogo, e tudo aquilo que pudesse questionar o controle da sociedade. Mas não, não é isso que define o Burning Man. Aliás nas próprias palavras dos organizadores do evento: “Explicar o que é o Burning Man para alguém que nunca foi é como tentar explicar uma determinada cor para um cego”.
 
Inicialmente realizado em uma pequena praia de San Francisco, até chegar aos dias de hoje com 48.000 pessoas que constituem uma pequena cidade independente dentro do Black Rock Desert, na parte norte de Nevada. O objetivo é utilizar a semana do evento para se expressar, sem regras para fazê-lo, contanto que não atrapalhe a experiência coletiva, ou saúde e bem-estar dos outros membros participantes. Cabe a cada um contribuir para essa expressão em conjunto.
 
Realizado à beira de um antigo lago, conhecido como “Playa” muitas vezes, um mês após o fim do evento, muitas pessoas permanecem por lá, dando continuidade a vivência, mas quando resolvem sair, nenhum traço de que lá foi palco da cidade mais populosa do condado é deixado para trás.
 
A cada ano, um tema novo, e os participantes podem montar instalações artísticas, roupas especiais, performances, enfim, qualquer coisa que der na telha. O tema desse ano é “Rituais de Passagem”. E já que nada deve permanecer no local, o poder de transformação do fogo é utilizado no fim do festival para dar um espetáculo de cores e crepitação enquanto lentamente destrói as estruturas que não só enfeitaram a paisagem do evento, como serviram de elo para o debate entre os criadores e os participantes. Confira a experiência desses brasileiros na rave artística do deserto:
 

Ambientalistas de plantão podem achar o evento agressivo para o meio-ambiente, mas os organizadores deixam bem claro, que tudo é realizado de forma para ter o menor impacto o possível. E são dez os mandamentos dos queimadores, “burners”, como eles mesmos se intitulam. Seguem quatro para se ter uma ideia.

1- Todos podem participar. Por mais estranha que sua arte possa parecer.
 
2 - Presentear os membros da comunidade provisória é muito bem-vindo. Dar alguma coisa para receber em outra, não necessariamente do mesmo valor, e nada comercial, mas sim coisas pra serem aproveitadas durante o festival. Se pedirem um pedaço do seu chocolate, é melhor compartilhar.
 
3- Para manter esse espírito de comunidade, você não verá nada de marcas ou patrocínio por lá. Não é o lugar para divulgações.
 
4- Sem deixar rastros. Tudo que vier com você volta com você, a menos que seja queimado.
 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
 
O evento/festival/comunidade/performance será realizado do dia 29 de agosto a 5 de setembro, e os ingressos devem ser adquiridos pelo site antes do evento, porque não existe nenhuma bilheteria na entrada. Aliás seu dinheiro tem pouco valor lá dentro, trocas lembra? Os poucos ingressos restantes saem por US$360. Não esqueça de levar seu biquíni e seu poncho, porque as oscilações de temperatura em um deserto faz você utilizar os dois tipos de roupa em um mesmo dia.
 
Site do evento: http://www.burningman.com/
 
Site do deserto (por mais estranho que isso possa parecer): www.blackrockdesert.org
 
Endereço: Main Street, 380, Gerlach, Nevada. 40.6513°N, 119.3555°W. Telefone: 775-557-2900
 
GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO E CURTA A PÁGINA DO Lugares no Mundo NO FACEBOOK PARA FICAR SEMPRE POR DENTRO DOS EVENTOS MAIS LEGAIS EM TODOS OS CONTINENTES.
 
CRÉDITO DAS FOTOS: DIVULGAÇÃO

Créditos: Burning Man

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos