Vidago Palace - Conheça o Portugal Clássico

Mostrar / Esconder thumbs

A atmosfera mais "cozy" que a Península Ibérica pode ter

O norte de Portugal e seu isolamento histórico, permitiu a sobrevivência da cultura e tradições de um Portugal do passado onde o modo de vida da aristocracia dominava. Nesse ambiente encontramos o Vidago Palace, o hotel perfeito para os bon vivants se sentirem de volta aos tempos da realeza. Saiba mais com o Lugares no Mundo.

VIDAGO PALACE - TRADIÇÃO, MODERNIDADE E MUITO LUXO
 
A nobreza dos séculos passados buscava uma coisa acima de tudo: A vida boa! E dentro desse conceito podemos incluir cuidar da beleza, da saúde, dormir com o máximo do conforto, comer e beber bem (muito embora os últimos ítens nem sempre andem de acordo com os dois primeiros).
 
Durante o século XVII, médicos portugueses recomendavam a viagem ao norte para buscar as águas termais da cura, capazes de renovar a sáude de qualquer um disposto a viajar até Trás-os-Montes.
 
A água terapêutica passou a ser engarrafada em 1886, mas a carbonação original da fonte continuou atraindo viajantes que buscavam renovar-se não só com a água mas com o ambiente que proprocionava a verdadeira paz de espírito. Para hospedar todos os nobres que passavam por lá, um palácio local, passou em 1910 a ser a estância do descanso para as classes mais altas de Portugal.
 
Cercada por uma floresta impressionante e por três das fontes da água quimicamente mais saudável, o Vidago Palace foi um dos últimos suspiros da Belle Epoque, com sua decoração delicada e aconchegante.
 
Com o declínio do regime monárquico e das suas posições hierárquicas exclusivas seguidos futuramente da modernização dos meios de viagem, hotéis de alto luxo começaram a aparecer em toda parte e sem conseguir competir, já que estava em um lugar longe e fora das principais rotas. O Vidago Palace fechou as portas em 2006.
 
Quem já conhecia a região, sabia que o palácio era uma expressão histórica e que não podia simplesmente deixar de existir. Em 2010 o Vidago Palace Hotel reabriu suas portas, após um grande investimento para ao mesmo tempo que pudesse manter suas tradições, conseguisse também modernizar seus refinados serviços.
 
GASTRONOMIA
 
Não é só a água que atrai turistas para o local: O território vizinho Alto Douro é o berço do vinho do Porto, famoso e apreciado no mundo inteiro. 
 
A gastronomia do restaurante do hotel não poderia ser mais propícia: Pratos finos e contemporâneos, obviamente com um toque da culinária local como ravioles de perdiz e trufa, tártaro de lagostins e vieiras salteadas, salada de bacalhau com maçã verde e alcaparras (afinal não poderia faltar o peixe característico do país que é popularmente consumido por aqui na páscoa), enfim uma grande variedade de sabores atendendo a todos os gostos, inclusive com opções vegetarianas, e que não só podem como devem ser acompanhados por um dos vinhos da enorme carta do hotel ou por taças individuais, harmonizadas com cada um dos três pratos servidos nas refeições.
 
Como em todos os palácios, existem muitas divisões nas salas e ambientes, sendo que cada um serve para uma função específica: Existe a sala para o café da manhã, o Salão Império, ideal para pequenos almoços ou coquetéis de reunião, o Salão Nobre para festas particulares luxuosas, a adega e o bar.
 
A adega de 150 m², além de ser uma loja de vinhos, promove também degustações em um espaço vintage muito agradável. O Salão das Quatro Estações, construído de forma a ser bem iluminado o ano todo é perfeito para praticar a arte do "viver bem", com petiscos acompanhados de chá e café ou algum digestivo alcoólico, e a passagem para a sala de fumo, um hábito tradicional do velho mundo que vem perdendo espaço no atual. Para os apreciadores de charutos, cigarros e cigarrilhas é como uma volta ao tempo da inocência, onde a culpa de não seguir hábitos saudáveis não existia, e ainda mantinham o seu charme.
 
ATRAÇÕES
O Hotel conseguiu a perfeita combinação entre a classe e elegância vivida pela nobreza dos séculos passados associado ao conforto que o mundo moderno pode oferecer. O local que era considerado um paraíso secreto pelos romanos na época em que seu império dominava a Europa, hoje em dia não é mais tão isolado devido às estradas e aos cruzeiros que passam pela costa. A cidade do Porto pode ser alcaçada em uma viagem de carro de apenas 1 hora enquanto que a fronteira com a Espanha a apenas 18 km, leva ao famoso caminho dos peregrinos em Santiago de Compostela, localizado a três horas de carro do Palácio.
 
Para os que querem aproveitar a beleza dos campos ao redor do hotel, o ideal é aproveitar os dois circuitos de golfe que o Vidago Palace oferece à seus hóspedes. Um percurso clássico mackenzie com 9 buracos e um moderno com 18 buracos, inserido em lugar de destaque entre os campos de golfe do sul da Europa. Todo o equipamento pode ser alugado no Hotel e cada jogo costuma durar entre 3 e 4 horas, sendo que o último do dia deve ser marcado até as 16h30. De outubro a maio o preço por dia de semana é de 60 Euros e nos finais de semana 90 Euros. Do período entre junho e setembro os valores sobem para 80 e 120 Euros respectivamente. O Club House do golfe oferece serviço contínuo de snacks, petiscos e até almoço para os jogadores.
 
Não podemos deixar de falar do Spa, com uma estrutura completamente moderna que contrasta com a aparência clássica do Hotel. Lá é possível contar com os já conhecidos tratamentos estéticos e as massagens relaxantes, mas o diferencial está nas hidroterapias feitas com a água mineral local, utilizadas nas hidromassagens, nas cabines de duchas Vichy com água Vidago e nas saunas turcas, mais conhecidas por aqui como saunas úmidas.
 
A estadia no Vidago Palace é uma experiência incrível para quem busca um lugar para descansar, se renovar ou marcar uma reunião de trabalho com muito estilo. As diárias variam bastante de acordo com a baixa e a alta temporada, mas em geral os preços dos quartos vão de 130 a 930 Euros. 
 
Para ficar por dentro dos melhores destinos curta a página do Lugares no Mundo no Facebook
 
Crédito das Fotos: Divulgação

Créditos: Luxo clássico em todo o Hotel

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

5 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos