Tailândia

Mostrar / Esconder thumbs

Segredos, mistérios e belezas naturais

É quase uma ironia um lugar com uma beleza natural tão única e deslumbrante, estar em uma região que sofre desastres naturais com uma frequência tão grande. Para conhecer o país, é preciso planejar e verificar todos os sites de sismologia que conseguir encontrar. Mas ao se deparar com o mar azul claro, as praias entre paredes de rocha enormes, a vegetação e a fauna selvagem além dos sabores de frutas tão doces, que não são encontradas em mais nenhum outro lugar, você irá se esquecer dos riscos. E se a natureza é impressionante, o mais encantador é poder conhecer uma cultura tão diferente, com pessoas misteriosas e sempre gentis. Uma energia ancestral materializada em imponentes templos e combinações de sabores improváveis, às vezes deliciosos, às vezes escatológicos. Um país com características únicas. Viajar para a Tailândia tem um poder transformador e quem vai pra lá raramente volta o mesmo. O Lugares no Mundo te dá as dicas das melhores ilhas e o que fazer no lugar onde a vontade é de permanecer.

PAÍS INCONSTANTE

Antes de começarmos a matéria precisamos comentar os recentes acontecimentos. A região do sudeste asiático, onde está localizada a Tailândia e todos os arquipélagos pertencentes ao país, possui características que propiciaram a formação de estruturas rochosas belíssimas, ilhas maravilhosas e uma natureza ímpar. Mas ao mesmo tempo essa beleza está sujeita a fortes tempestades, enchentes e tsunamis. Estamos em Novembro de 2011, e nos últimos meses, os únicos turistas que o país tem recebido são jornalistas e voluntários, diante da grave enchente que afetou um terço das províncias do país, matou centenas de pessoas e deixou milhões desabrigadas. O verdadeiro estado de desastre. Levará um bom tempo para  recuperar todos esses danos. É preciso aguardar o momento ideal para viajar sem medo e poder aproveitar ao máximo as coisas boas que o país tem a oferecer.

TAILÂNDIA E O TURISMO

A Tailândia é um país maravilhoso, com uma cultura diferenciada, rituais significativos, pessoas apaixonantes, praias paradisíacas, massagens extasiantes, cheiros inusitados. É fácil entender por que o país vive de turismo, afinal, além da beleza, é muito barato para os europeus, americanos, canadenses, australianos e até brasileiros, quando não se considera o valor das passagens. É um lugar onde a temperatura é agradável e onde se encontra gente do mundo inteiro. Pessoas abertas a se conectarem umas com as outras, pessoas a fim de curtir uma vida mais tranquila, onde a cultura é totalmente diferente de tudo que estamos acostumados a ver.  

Os tailandeses são muito trabalhadores. Eles chegam a trabalhar 20 horas por dia, para conseguirem juntar mais dinheiro. E sempre com o sorriso no rosto. É possível encontrar massagistas com as mãos e costas doloridas de tanto trabalhar mas que jamais negarão o serviço quando surgir um cliente.

Um povo carismático, calmo, submisso, inocente, mas que está aprendendo a ser mais esperto e tirar vantagens do turismo.  Ao mesmo tempo um povo muito fechado,e talvez nada agradável. Tire a sorte. Ame ou Odeie.

Separamos um guia dividido entre as principais ilhas da Tailândia, e um gui exclusivo de Bangkok, uma parte especial da Tailândia, cheia de atrativos. Para conhecer melhor sobre Bangkok, clique aqui.

KOH SAMUI

Se pudéssemos recomendar diríamos para você passar longe, mas isso não é possível visto que você precisa passar por essa ilha para pegar os barcos que levam para as demais ilhas. Mas em geral não vale a pena gastar um dia inteiro aqui. Milhares de turistas por toda a parte, preços altos como em nenhum outro lugar do país, e caros no sentido de desnecessários para os produtos vendidos em questão. Inegavelmente a paisagem é bonita, mas na verdade, todas as ilhas são. Koh Samui é um lugar bastante clichê, mas opções e serviços turísticos não faltam.

Praia - Mae Nam é a melhor pedida quando o assunto é prai, uma das que mais oferecem tranquilidade a seus visitantes. Nem de longe pode ser considerada deserta, mas é bem mais vazia que as outras. Além disso, de lá, é possível avistar a ilha vizinha de Koh Phangan, uma paisagem lindíssima. Possui muitos restaurantes e bares, além de alguns bangalôs simples.

Restaurante - Localizado no Le Paradis Hotel & Spa, o restaurante Karebu possui uma vista bem agradável da praia de Chaweng, a mais movimentada da ilha. No cardápio ingredientes ocidentais preparados à moda tailandesa. Escolha a lagosta com maionese de mostarda. Informações: Endereço: Praia Chaweng, Moo 101. Telefone: 66 0 77 239 041 3.

Noite - A noite por aqui começa cedo, antes de o sol se por. Para isso a escolha deve ofereçer música, gastronomia e claro pessoas bonitas - ou a tentativa delas. O Beach Club Beach Republic oferece tudo isso. Não é preciso dizer que turistas dominam o local. Informações: Endereço: Tambon Maret, Moo 4. Telefone: 077 458 100.

Hospedagem - Com uma pisicina com vista para a praia e um espaço bastante natural, cheio de plantas e muitos ambientes à céu aberto, o Poppies Samui Hotel é uma ótima dica de hospedagem para quem resolveu ficar na ilha. Informações: Endereço: Praia Chaweng. Telefone: 66 77 422419.

KOH TAO

Uma ilha linda e que evoluiu bastante nos últimos anos. Muitos hotéis, escolas de mergulho e ótimas opções para a noite. Concentra famílias e gente bonita. Vale a pena alugar uma moto para explorar a ilha, mas faça isso com cuidado. Com a quantidade de subidas e descidas é fácil ver pessoas esfoladas com a moto encostada em toda a parte. Nas praias se costuma vender os buckets, baldes de praia, com o whisky tailandês que mais parece um licor, Red Bull, Coca e gelo. É muito normal você ver as pessoas andando com esses baldinhos com vários canudos para todos tomarem o drink juntos. Durante a noite, muitas pessoas estão fazendo malabares com fogos na beira do mar e a praia fica toda enfeitada com velas. Vários barzinhos, um do lado do outro, com mesas e tapetes na areia, sempre muito cheios. Em cada bar, tem sempre uma canoa, com todos os tipos de peixe e muitas opções de churrasco. Basta escolher se quer peixe, camarão, lagosta ou carne vermelha - de todos os tipos de animais - e eles preparam o churrasco na hora. Outra atividade muito comum por lá é o mergulho e o passeio de taxi boat ao redor da ilha. 

Praia - Koh Tao é uma ilha pequena, então ir de uma praia para a outra leva cerca de 15 minutos. As mais bonitas e onde estão localizados os melhores resorts são a Sairee, a Chalok Baan Kao e a Mae Haad.

Restaurante - O Barracuda Restaurant & Bar oferece preparos espetaculares de frutos-do-mar. Em uma ilha onde peixes são vistos com frequencia na parte rasa da praia, pode ter certeza que os produtos no prato são bastante frescos. Informações: Endereço: Praia Sairee, Moo 1. Telefone: 66801463267.

Noite - Vá até o Lotús Bar, um bar à beira mar muito bom e que fica cheio até as seis da manhã, coisa rara na Tailândia - aqui a polícia força para que os bares e casas noturnas fechem no máximo à 1 hora da manhã. Informações: Endereço: Praia Sairee, 9. Telefone: 66801463267.

Hospedagem - O Grand Coral Resort oferece simpaticíssimos bangalôs na praia, curso de mergulho e restaurantes com comidas típicas e drinques saborosos e refrescantes. A diária custa cerca de R$125. Informações: Endereço: Praia Sairee, Moo 15. Telefone: 66 77 456 432.

PHUKET 

Phuket é um lugar semelhante a Koh Samui. Tem hotéis maravilhosos, mas a ilha é lotada de turistas, lojas, restaurantes, tudo em geral bastante caro. Suas praias são maravilhosas, e o melhor programa por aqui é aproveitá-las. Mas em geral não possui atrativos exclusivos.

Praia - As águas da praia Patong impressionam por sua cor, areias brancas e águas de tonalidade azul bem claras. Possui serviços por toda a parte e é uma das favoritas dos turistas.

Restaurante - O The Cove oferece o melhor da culinária asiática, seja ela tailandesa, indiana, chinesa, japonesa e mongol. Frutos-do-mar são preparados com a melhor apresentação típica da culinária internacional. Informações: Endereço: Centara Grand Beach Resort Phuket. Telefone: 0 7620 1234.

Noite - A noite de Phuket lembra, é não é nada remotamente, a do Red Light District de Bangkok. A dica é passear pelas ruas de Patong até encontrar o bar que agrade, dar umas risadas e conhecer a nightlife proibida e tão famosa da Tailândia. Se esse não é o seu interesse, todas as praias possuem bares com cerveja gelada para curtir com amigos, e família, de frente para o mar.

Hospedagem - O The Baray Villa é um hotel de primeira classe, com uma decoração impecável e ótimo serviço. Uma das melhores coisas é a banheira de hidromassagem ligada à piscina privativa que tem em cada quarto, isso sem contar a banheira ao lado da cama que fica no segundo andar. Informações: Endereço: KateKwan Road, 38. Telefone: 66 76330979.

KOH PHI PHI

Partindo de Phuket se pega o barco para ir pra Koh Phi Phi. Lugar dos famosos cenários que aparecem no filme “A Praia”. Koh Phi Phi era uma ilha encantadora e isolada, mas hoje ela é lotada de muitas opções para a noite e muitos bares. Uma água cristalina que não existe em lugar nenhum. Reserve seu hotel com antecedência pois os hotéis baratos são extremamente ruins, até para passar uma única a noite.

Praia - A praia de Maya Bay não foi escolhida para aparecer no filme à toa. Ela possui uma beleza sem igual. Suas águas são azul turquesa e à noite o plâncton fosforescente é um show à parte.

Restaurante - A essa altura do campeonato você talvez já esteja cansado de comer frutos-do-mar. Se não estiver, as canoas dos bares ao longo das praias sempre oferecem ótimos pratos. Outro ambiente bem agradável é o do restaurante do Paradise Pearl Resort com todas as especialidades da cozinha tailandesa. Informações: Endereço: Long Beach, 138.

Noite - No Hippies Bar, além de aproveitar a bela vista da praia e ótimos drinques, é possível ver as famosas performances com fogo, bastante impressionantes. A trilha sonora é variada. Informações: Endereço: Tonsai Bay. Telefone: 66 854 761 761.

Hospedagem -  O Zeavola Resort oferece uma experiência de luxo e muito conforto para seus hóspedes. Ao acordar a vista que se tem é da parede inteira feita com portas de vidro, onde é possível ver a praia logo adiante. O hotel organiza passeios e possui um dos melhores spas da região. Possui ainda um ambiente rúsitco chique bastante charmoso. Informações: Endereço: Laem Tong, 11. Telefone: 66 7562 7000.

RAILEY BEACH

Na província de Krabi, existe essa ilha mais hippie, acessível apenas por barco e com muitas opções de escaladas em pedras, o que aliás é a cena mais comum de se ver ao andar nas ilhas. Suas praias são lindas e bem naturais. E é possível ver macacos por todas as partes, alguns selvagens e alguns malandros - quando mal acostumados pelos turistas a ganhar petiscos. Um programa para pessoas aventureiras. As opções de gastronomia e noite por aqui são escassas, então selecionamos um hotel, com uma ótima opção de restaurante.

Hospedagem - O Railey Great View é um hotel lindo, todo feito de madeira e com uma vista para a praia profundamente azul, em todos os aposentos. Realiza sessões de massagem e possui um restaurante que prepara pratos tailandeses e da culinária internacional. Informações: Endereço: Tambol Ao Nang, 588. Telefone: 66 75 819472.

KOH LIPE

O melhor guardamos para o final, a ilha mais linda de todas. Temos até receio de divulgá-la para não acontecer o mesmo que aconteceu com Koh Phi Phi, a forma como se popularizou. Vir para cá é estar em um território cru, pouco invadido por turistas e serviços, um lugar que conserva a sua essência mais natural. A verdadeira Tailândia virgem. O motivo de tamanha beleza não ter sido tão amplamente explorada é o fato de ser afastada e estar localizada bem próxima a Malásia. Para chegar lá demora cerca de oito horas de barco saindo de Koh Phi Phi. Um verdadeiro paraíso, perfeito para mergulho onde é possível ver inclusive tubarões. Mas não se preocupe, que você não será jogado em uma selva sem assistência. Existem turistas, inclusive alguns europeus, que passam seis meses ou mais na ilha à trabalho, geralmente em um dos vários restaurantes. Vida noturna não há, exceto pelos bares à beira da praia que tocam rock e reggae até no máximo, três horas da manhã.

Restaurante - O Aroy está localizado bem na divisa entre as praias Pattaya e Sunrise e oferece o melhor da culinária italiana e tailandesa, e em muitos pratos um pouco das duas. Tudo em um ambiente muito agradável. A palavra Aroy signifca "delicioso" e o restaurante faz por merecer esse título. Informações: Endereço: Entre as prias Sunrise e Pattaya. Telefone: 08 7621 9488.

Hospedagem - A pequena ilha possui poucos e bons hotéis. O Castway Beach Resort impressiona pelo seu farto café-da-manhã e oferece inclusive aulas de yoga matinal. Perfeito para quem busca por um momento de relaxamento com uma paisagem extremamente linda. As diárias custam em média R$180.  Informações: Endereço: Praia Sunrise. Telefone: 66  831 387 472.

Para saber as melhores dicas de Bangkok, a cidade mais importante e moderna do país, veja a matéria especial aqui.

Matéria realizada com colaboração de Paula Ezra
 
GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO E CURTA A PÁGINA DO Lugares no Mundo NO FACEBOOK PARA FICAR POR DENTRO DOS MELHORES DESTINOS.
 
CRÉDITO DAS FOTOS: PAULA EZRA

 

Créditos: Ilhas da Tailândia

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

17 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos