Salar de Uyuni

Mostrar / Esconder thumbs

O maior deserto de sal do mundo

Perca-se. A imensidão se tornará infinita diante de teus olhos. Um resplandecente oásis de sal, com seus 12 mil km2, a 3.665 metros de altitude, e camadas de sal que variam de 2 a 20 metros de profundidade. Uma paisagem que desnorteia qualquer sentido, em uma imensidão riscada pelos reflexos dos cristais refletidos ao expor do sol. À noite, a vista se perde às inúmeras estrelas que se mostram no céu, e mais anestésico ainda é ter a oportunidade de ver o pôr do sol a oeste e o nascer da lua a este, simultaneamente. Prepare-se para o calor do dia, e a noite abaixo-de-zero. Salar de Uyuni, por Lugares no Mundo!

SALAR DE UYUNI

Um dos lugares mais incríveis do mundo. Localizado no altiplano andino, no sudoeste da Bolívia, a 3.650m de altitude, o Salar de Uyuni é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, com importantes quantidades de potássio, boro e magnésio. A história vem de mais de 40 mil anos, quando o Lago Michin secou, transformando a área em dois lagos, o Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. A origem do sal se dá devido á grande presença de vulcões nas regiões que o cercam. Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal.

Você provavelmente iniciará a rota até Salar de Uyuni saindo da pequena cidade - quase fantasma - de Uyni. Um lugar pequeno, com pouca movimentação de moradores, um hotel, uma pousada e duas residenciais como hospedagem, casas fixadas ao longos das largas ruas, e uma grande movimentação dos turistas em seus off-roads – com o pára-choques cobertos por plástico - a água salgada de Salar é corrosiva. É importante que você esteja acompanhado de alguém que conheça a região.Vai precisar... Depois de percorrer mais ou menos uma hora chegue a Colchani, um pequeno vilarejo que vive da extração, secagem e empacotamento do sal. Continue um pouco mais e aviste Salar.

Branco, branco, branco... você estará cercado de uma imagem que será capaz de desnortear seus sentidos. O reflexo do sol nos cristais de sal, a água que se mistura ao chão, fazendo a impressão de estar andando sobre as águas... o azul suave do céu... Desfrute, aproveite, respire, sinta.

Uma vez em Salar, duas paradas serão obrigatórias. A primeira é o Palácio de Sal, um hotel, feito simplesmente de sal. Tudo. Teto, parede, piso,  cadeiras, mesas... - não espere luxo se resolver se hospedar por alí, mas sem dúvida tenha experiência única. Continuando a viagem, você encontrará a  Isla Pescado, pague U$1 e entre. Há 80 km do Palácio de Sal, a ilha é fascinante, ocupada por rochas e cactos gigantes, que podem chegar a 10 metros de altura. Siga por uma de suas trilhas demarcadas que levam aos seus topos mais altos, de onde é possível admirar a imensidão completa de Salar.  Alí é geralmente a parada obrigatória para a refeição do dia, prepare a sua, e admire a vista.

IMPORTANTE: O Salar é um lugar que realmente te deixará desnorteado, a imensidão é capaz de confundir. Será praticamente impossível se encontrar alí, e se não tiver um guia conhecedor da região, provavelmente ficará perdido. Óculos escuros, sempre. Cuidado com o inverno. De outubro a março costuma ser o período mais perigoso e difícil de atravessar o Salar de jipe, pois se formam buracos capazes de engolir um carro inteiro. Do mais, delicie-se com a paisagem.

GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

CRÉDITO DAS FOTOS: DAVID LUDE, YUPA, HANS CASTORP.


Créditos: Salar de Uyuni

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

5 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos