Pra lá de Marrakech - Aventuras no Marrocos

Mostrar / Esconder thumbs

Conheça um dos lugares mais exóticos do mundo

O Marrocos é um dos países árabes mais visitados do mundo. Seja por sua beleza, sua história ou por suas compras exóticas.

Além dos tradicionais museus e pontos turísticos, o Marrocos oferece excelentes opções para uma viagem de aventura. Conheça com o Lugares no Mundo atividades imperdivéis para fazer no país.
 
Marrocos
 
 
-Como a maioria dos países árabes, o Marrocos tem heranças culturais de outros lugares. Portugueses, espanhóis e franceses já passaram (e ficaram) por lá, tanto é que árabe é a lingua oficial, que se aprende na escola na escrita, mas a lingua para os negócios é o Francês. Já a língua das ruas é o árabe marroquino ou darijá.
 
-De forma geral o Marrocos é um país pobre, mas a Lei Islâmica garante certo sossego em relação aos crimes, que são fortemente punidos, mas não custa nada prestar atenção principalmente em cidades grandes como Casablanca ou a capital Rabat. Atenção com câmeras e bolsas, nada de deixar a mochila guardando mesa em restaurantes.
 
-As pessoas nas ruas são muito diferentes, desde mulheres com burkas até as mais liberais que usam apenas um lenço nos cabelos, saia e uma legging por baixo e também as turistas francesas com seus caleos loiros, quase brancos. 
 
-O país possui uma infinidade de restaurantes e baladas muito boas, que por sua vez, vendem sim bebidas alcoólicas. Só não espere que os marroquinos o acompanhem no open bar.
 
-Se você estiver na Europa, mais precisamente na Espanha dá para conhecer o país em uma curta viagem de ferry boat de mais ou menos uma hora.
 
-Escolha um lugar adequado para provar o verdadeiro jantar marroquino, e só de olhar já dá para saber se é confiável ou não.
Os pratos são trazidos aos poucos. Antes e depois da refeição, quem estiver servindo irá trazer uma bacia de metal com água e sabão para lavar as mãos. O primeiro prato é comunitário, então com a mão direita (nunca a esquerda, mesmo se for canhoto), use o polegar e os dois primeiros dedos para se servir.
Para acompanhar escolha o refrescante chá com menta daqueles que vem em um copo grande vendidos na cidade de Chefchaouen.
 
-Pechincar e dar gorjetas são hábitos quase obrigatórios!
 
-Diferentemente do filme que foi filmado inteiro nos estúdios de Hollywood, a cidade de Casablanca, uma das maiores do país, tem uma arquitetura Art déco, apesar de não ser o lugar que mais expressa a exoticidade do Marrocos. Na mesma linha, Marrakech é uma cidade muito bonita e cheia de turistas sendo uma ótima opção para compar produtos locais, como vestidos e lenços.
 
-Passe pela Praça Djemaa el Fna para encontrar um monte de barraquinhas. A praça que há muitos anos atrás, era palco para execuções de criminosos que teriam sua cabeça, após ser arrancada, exposta no local, atualmente é uma praça onde você poderá ver variadas formas da cultura do país. Faquíres (que em árabe significa pobre) sentados em suas camas de pregos, músicos, dançarinos e engolidores de espada. A noite é um ótimo lugar para provar as comidas típicas.
 
-Se preferir algo mais indoor, dá para encontar uma variedade enorme de restaurantes e até os vegetarianos podem contar com opções como o Earth Cafe, com pratos vegans e orgânicos. Já o La Bodéga de Casablanca serve os tradicionais e espanhóis Tapas. Ainda em Casablanca um lugar legal para aproveitar a noite é o Amstrong Legend (Não, não é Armstrong!) que fica dentro do Hotel Azur. É uma ótima pedida para escutar musica ao vivo.
 
La Bodega de Casablanca
Rue Allal Ben Abdallah, 129 
Casablanca - Marrocos
 
Earth Cafe Marrakech
N2, Derb Zawak, Riad Zitoun Kedim - Medina
Marrakech - Marrocos
(Entregue para o taxista e boa sorte!) 
 
-Roupas por lá sempre vão ser um problema, já que se você estiver nas montanhas do Atlas vai passar muito frio, aliás o país é o mais frio da África, enquanto que nas planícies a temperatura faz jus à expressão "calor africano".
 
Aventuras
 
Após esse roteiro turístico básico vamos à aventura: Saiba os lugares que você pode ir liberar um pouco de adrenalina
 
Ultramaratona de areia
 
 
Exatamente isso que você pensou: Hora de brincar de beduíno. A competição consiste em atravessar 206 km no deserto. Você, sua mochila e areia! A "corrida" é feita em seis etapas e o limite que cada competidor pode beber de água por dia é nove litros (Afinal tomar mais que isso é praticamente Dopping), e você penando para conseguir os dois litros recomendados pelos médicos não é?
Em 94 o russo Andrei Derksen venceu a brincadeira em apenas 16 horas e 55 minutos. Se estiver afim de passar calor, enfrentar tempesatdes de areia na cara e muitas bolhas nos pés, recomendamos a diversão no Sahara!
 
Essaouira
 
 
Cidade bem agradável para turistas com praias bonitas e todos os estabelecimentos fundamentais para a sobrevivência. A maioria dos frequentadores é jovem, tanto europeus como marroquinos. A grande quantidade de ruínas torna o lugar interessante já que algumas ainda não foram exploradas. Mas a característica mais marcante, e você vai perceber quando chegar lá, são os ventos extremamente fortes. Analisando a equação vento+praia, não tenha dúvida que os esportes locais são o windsurf e o kitesurf. Alugue uma prancha e voe para o mar, em todos os sentidos. Como sabemos, os biquínis europeus não são lá aquelas coisas, a menos que você esteja em St. Tropez, mas recomendamos para as brasileiras deixar o fio-dental em casa dessa vez.
Por ser um destino da UNESCO tem ainda muitas coisas para ver e fazer. No Verão tem um festival de música em Essaouira que mistura Jazz e Gnawa, algo diferente de tudo que você já viu.
 
Montanhas do Atlas
 
 
Com um visual incrível, as montanhas são um lugar legal para explorar e conhecer pequenas vilas do povos berberes. Mas vá preparado e com cuidado pois não tem estradas que levam para lá, as poucas estão em um péssimo estado. No inverno nem chegue perto porque não dá para subir nem com um tanque de guerra.
Se quiser algo bem radical vá escalar o pico Jbel Toubkal, o ponto mais alto da Cordilheira do Atlas, que fica apenas a 63 km de Marrakesh. Dá para fazer a escalada em dois dias, mas é uma missão para profissionais do montanhismo já que o declive é muito acentuado, muitas passagens são escorregadias e o vento lá é muito forte. Machados quebra-gelo e roupas bem fechadas são bem-vindos.
 
Oásis de Fint e Palmeiral (15km de Ouarzazate)
 
 
Sinta-se o próprio Lawrence da Arábia neste oásis. A paisagem no meio de um mar de areia é rochosa com um rio cercado de palmeiras. Muito bonito e não é miragem! Os marroquinos que vivem lá são diferentes e muito simpáticos, com outras origens africanas o que torna a comida e a música uma experiência bem diferente para ser vivida.
 
Dirigir pelo vale de Kasbah
 
 
O grande palmeiral verde em contraste com as construções antigas cor de terra que se estendem por vários quilômetros são um cenário maravilhoso para se jogar na estrada e fazer o melhor passeio de carro no país. Escolha a trilha sonora e não atropele camelos!
Falando neles, em vários lugares é possível dar uma volta nesses "cavalos" locais. Ir para o Marrocos e não andar de camelo é a mesma coisa que ir para a Disney e não ver o Mickey. Dica: Camelos cospem.
 
Cinema de Ouarzazate
 
 
Os lendários cenários que foram utilizados para fazer Ben Hur, Jóia do Nilo, Cleópatra, Lawrence da Arábia e algumas cenas de Gladiador, representam a imagem universal de deserto no cinema. Dá para conhecer a Hollywood marroquina com guias que vão mostrar toda a estrutura do lugar e contar os causos mais notáveis.
 
Depois de tanta atividade, nada melhor do que capotar na cama do hotel, e dependendo do seu bolso, dá para fazer isso com muito luxo.
 
Hotel Les Jardins de La Koutoubia
Rue de la Koutoubia, 26
Marrakech - Marrocos
 
 
Hotel Amanjena

 

Route Deouarzazate Km 12 
Marrakech - Marrocos
 
 
Hotel Auberge du Sud

 

Ras el Erg, Merzouga 
Sahara - Marrocos
 

Créditos: Para lá de Marrakesh

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos