Porto de Galinhas Definitivo

Mostrar / Esconder thumbs

Das piscinas naturais à falta de saneamento básico...

Do açúcar ao Pau Brasil, dos índios caetés a escravos clandestinos, do veraneio dos senhores de engenho às piscinas naturais. Um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, eleita nove vezes a melhor praia do país. Rica, esplêndida, natural. A história fez o lugar mudar de nome. Muitos escravos eram trazidos para o Brasil clandestinamente, dividindo porões dos navios com galinhas d’angola, assim atravessavam o oceano e aos gritos eram anunciados numa espécie de código secreto quando chegavam em Porto Rico: “ Tem galinha nova no Porto!!”. Conheça Porto de Galinhaspor Lugares no Mundo!

PORTO DE GALINHAS

Localizada no município de Ipojuca a 60 km do aeroporto de Recife (PE), esse paraíso oferece 18 quilômetros de praias paradisíacas que diferem da maioria das praias do nordeste. Com relevo plano, sem dunas e falésias, onde a vista chega longe, num infinito mar de coqueiros e baobás, margeados por águas calmas e mornas.

Seu grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos arrecifes de corais, localizados bem próximos à costa, com temperatura da água que gira em torno de 28°C. Da praia com quatro quilômetros de extensão partem inúmeras jangadas coloridas que levam turistas para práticas de mergulho. Normalmente a jangada oferece o Kit com máscaras de mergulho, snorkel e ração para os peixes, mas caso queira caminhar pelos corais, tenha nos pés um calçado apropriado para isso.

Aproveite ao máximo o seu jangadeiro, ele contará histórias incríveis sobre o lugar e não esqueça de consultar a tábua das mares, para saber o nível do mar, o passeio para os arrecifes tem que ser feito na maré baixa.

O melhor jeito de conhecer todas as praias da região é fazendo o passeio de bugue. Além de ser um passeio delicioso, o bugueiro passa também pelas plantações de cana de açucar e pelas usinas de açucar e álcool.

Dos inúmeros resorts, alguns mini shoppings, restaurantes, praias badaladas à praias desertas com natureza selvagem, os turistas encontram opções de descanso e agito, em um paraíso ainda preservado. Por isso quando estiver planejando a sua viagem para Porto de Galinhas, fique atento ao roteiro se não quiser fazer parte de uma farofa praiana. Anualmente, a cidade recebe 500 milhões de turistas. Querendo ou não, esse fluxo desenfreado de pessoas provocou um baque na região. Para se ter uma idéia, desde 2001, o número de jangadas que levam turistas aos arrecifes e passeios pra obeservação de cavalo-marinho quintuplicou. Provavelmente daqui alguns anos cavalos-marinho por alí serão raros!

Controvérsias a parte, um dos principais destinos procurados por brasileiros e estrangeiros, sofre com a falta de saneamento básico, excesso de ambulantes e de precária coleta seletiva, acumulando lixo nas praias. Por esse e por outros tantos motivos, se ficar apenas em Porto, sem desvendar as maravilhas que as praias ao redor tem a oferecer, é capaz de você ficar frustrado com a viagem!

Longe de ser tranqüila no verão, você precisará de jogo de cintura pra tentar fugir – em vão –  de vendedores e repentistas. Eles inventarão uma música para cada desculpa dada e você será obrigado a pagar pelo show.

A vila de Porto de Galinhas conta com várias lojas de artesanato local, além de restaurantes, bares, creperias e pizzarias. Não deixe de comprar o típico souvenier local, as galinhas d’angola.

Mas não é só de Porto de Galinhas que vive Porto de Galinhas. Inúmeras praias fazem desse litoral um lugar perfeito pra qualquer que seja sua intenção. Seja agito ou sossego, águas tranqüilas ou ondas, as praias das redondezas com certeza irão satisfazer seu desejo.

PRAIAS:

Maracaípe e Pontal da Praia: Agito e badalação são sinônimos dessa praia que fica a apenas três quilômetros do centro de Porto de Galinhas. Point dos parafinados devido às ondas que chegam a dois metros de altura. Maracaipe abriga uma das etapas do Circuito Brasileiro de Surfe. A praia cheia de coqueiros e cajueiros conta ainda com o rio Maracaipe que encontra as águas do mar no canto direito da praia, no Pontal de Maracaípe. As águas alí são um pouco  mais calmas, ideal para passeios de caiaque. De lá também saem jangadas rumo aos mangues da região. A vida social de Maraca, apelido carinhoso, gira em torno da Vila de Todos os Santos, vilarejo a beira mar com casebres charmosos, lojas e restaurantes. Lugar ideal para degustar as delícias da culinária pernambucana, os restaurantes Porto Barracuda e São Praieiro são os mais procurados. 

Camboa:  A praia semi deserta recebeu esse nome devido as águas calmas da região. Camboa em tupi significa águas tranqüilas. Para chegar alugue um bugue ou vá caminhando a partir da Praia de Muro Alto. São 1500 metros de areias brancas, mangues e piscinas naturais, reduto de paz e descanso, longe de burburinhos.

Muro Alto: É ali que está a piscina natural mais funda da região de Porto de Galinhas, com 10 metros de profundidade. São três quilômetros de praia bem protegidos por uma barreira de areia, por isso o nome Muro Alto, além de coqueiros e uma pitada de Mata Atlântica. Boa parte dos resorts da região estão ali. Passeios de Jet Sky, caiaque e jangada são ótimas opções para passar o tempo.

Cupe: Conhecida por seu mar agitado atrai muitos surfistas. Dica: As águas no canto esquerdo são mais tranqüilas. São 4,5 quilometros de praias, com vários hotéis e casas de veraneio.

Enseadinha: Praia pequena localizada do lado oposto do Pontal de Maracaipe. Os arrecifes deixam o mar tranqüilo e a praia tem acesso controlado por um condomínio, por isso é uma praia quase deserta. Ótimo local para fazer trilhas ou passeios de jangadas pelos mangues.

Serrambi: Lugar ideal para curtir tudo o que a natureza pode oferecer. Passeios de barco oferecem uma bela vista dos manguesais pelo rio Serinhaém. A praia conta com alguns bares estilo bem rústico, perfeito para apreciar o fim de tarde curtindo uma caipifruta. Atenção mergulhadores de plantão, iniciem sua caça ao tesouro: Em 1726 um barco português naufragou na região com uma carga de ouro avaliada em R$ 1 bilhão.

DICAS DE HOSPEDAGEM

Porto de galinhas oferece uma diversidade de hotéis e pousadas espalhadas por suas praias, mas seja qual for sua opção, é muito fácil estar hospedado em uma praia e visitar as outras durante o dia.

Localizados na praia de Muro Alto:

Nannai Beach Resort: As hospedagens são em bangalôs sobre a piscina e o jantar é acompanhado por música ao vivo.

Hotel Summervile Beach Resort:  Oferece atendimento de primeira qualidade aos hóspedes, incluindo room service 24 horas por dia.

Hotel Beach Class Resort:  Se tiver curiosidade em nadar em uma das maiores piscinas do Brasil, hospede-se aqui.

Marulho Suítes Hotel: Não conta com cinco estrelas, mas dispõe de um refrescante Parque Aquático.

Na praia do Cupe:

Hotel Riu Enotel: Foi o primeiro Hotel All Incluse de Porto de Galinhas.

Village Porto de Galinhas Hotel: Charme à beira mar.

- Pontal de Ocaporã Hotel: Bangalôs de frente para o mar e cozinha regional e internacional.

- Best Western Solar : Depois de um dia de muito sol, relaxe com a massoterapia!

Em Serrambi:

- Na ponta da praia a dica fica por conta do Serrambi Resort.

Em Maracaípe:

- Pousada Maraca Beach: Deliciosa pousada à beira mar que oferece aulas de surf.

- Pousada Fazenda Xalé de Maracaípe: O grande atrativo dessa pousada é a fazenda que tem lá.

- Brisas de Maracaípe Pousada: Oferece aulas de surf e passeios de bugue.

 

ONDE COMER

- Experimente a culinária típica nordestina no Beijupirá. Pratos como Lagostanga ( calda de lagosta frita na manteiga com fatias de manga grelhada com especiarias e arroz de alho) e Forró de Polvo ( polvo cozido no leite de côco e curry com feijão verde, bacon, farofa de cuscuz e arroz branco) são algumas opções no cardápio.

- Almoce a beira mar no Peixe na Telha.

- Em clima descontraído porém sofisticado, o Bunganga Bistrô fica de frente para as piscinas naturais.

- De decoração pra lá de animada, cardápio saboroso e preço honestíssimo, o Barcaxeira fica na agitada Vila de Porto de Galinhas.

- Cansou de frutos do mar? Fuja para o La Tratoria.

AGITO

Birosca da Cachaça: Em uma das mais movimentadas ruas de Porto de Galinhas, estrangeiros e veranistas lotam essa casa que toca black music, rock e pop nacionais e internacionais. A casa dispõe de mais de onze tipos de cachaça e um cardápio saboroso. O bar já foi eleito pela revista Veja como melhor cachaçaria e bar de paquera. Pra matar a fome, na onda da cachaça, peça pela Carne de Panela com Molho de Cachaça.

Endereço: Rua Beijupirá, 5. Tel: (81)3552 2699

Fitteiro: Famoso pelo chope na temperatura ideal e super bem tirado esse bar conta com uma jule box com tela de LCD 42 polegadas, onde os clientes podem escolher o clipe e a música. No cardápio, diversas opções de petiscos. Entre os pratos, uma boa e deliciosa opção é a Tilápia acompanhada por arroz com espinafre, batata gratinada e alcaparras.

Endereço: Rua Beijupirá, S/N. Tel: (81)3552 2916

Curtiu? Comente abaixo!

Crédito das fotos: Divulgação
 


Créditos: Porto de Galinhas Definitivo

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos