Porto Alegre Descolada

Mostrar / Esconder thumbs

Guia de Bolso revela o Hip da capital gaúcha.

Porto Alegre é a divertida mistura de hábitos provincianos com toda a pretensão de uma cidade cosmopolita. Colonizada por açorianos, a cidade que às vezes parece ter crescido rápido demais é também a capital brasileira com melhor qualidade de vida de acordo com a ONU. Lugar com várias atrações urbanas e um jeito gaúcho que é todo próprio - às vezes extremamente irreverente e às vezes um pouco conservador -, a cidade está repleta de lugares divertidos e super interessantes cuja conhecimento da existência na maioria das vezes é reservado somente aos habitantes. Padarias descoladas, cafés orgânicos, casas noturnas alternativas e as lojas com as roupas mais legais da cidade: é por aqui que a gente começa a te mostrar que Porto Alegre é muito mais do que o pôr-do-sol mais bonito do mundo. Nesta pegada, muito além do que já foi dito e foi falado, desvendamos um novo lado de Porto Alegre, um lado cool e descolado borbulhante, o raio x de uma das cenas cult mais ativas do Brasil

A Porto Alegre Descolada

Cafés e bakeries de Porto Alegre: Pit Stop entre as atrações.

A cidade é cheia de cafés e pequenos bares com propostas bem variadas. A Priscilla's Bakery é a filial da padaria de Nova York que vende pães e doces - muffins, cupcakes e cookies - típicos dos Estados Unidos, une preços  honestos e ambiente convidativo das padarias nacionais. Neste mesmo conceito, forno e pães de alta qualidade, a mais pretensiosa Barbarella Bakery é local para lanches à tarde, happy hours ou para tomar um vinho à noite provando as melhores receitas dos pães franceses cujos ingredientes naturais foram desenvolvidos no próprio local. Quem for adepto, simpatizante, ou simplesmente aspirante da alimentação vegana acha no Café Bonobo pratos deliciosos e totalmente orgânicos, que parecem feitos especialmente de forma personalizada para sua fome. Todos estes points lotam e são parada certa entre um programa e outro da capital gaúcha.
 
Instalação no Café Bonobo: Conceito, comida e gente interessante.
 
Noite e Moda em Porto Alegre

O já tradicional Beco serve seus clientes com duas pistas, oferecendo bastante indie e electrorock e shows das bandas que movimentam a cena underground gaúcha, que caso não saibam, é talvez a mais proeminete e ativa do Brasil.A marca acabou de abrir uma casa em São Paulo e a franquia é responsável por importar grandes nomes da cena para Brasil, como os The Twelves e Steve Aoki, só para termos aquela idéia onde estamos pisando. O Cabaret é  boa pedida pra quem procura um lugar que tenha pista e ambiente pra conversar na noite. São várias salas com mesas, sofás e bancos onde a galera se encontra pra beber, ouvir música e ver os amigos em festas que já tem um público fiel, como a LooksLike Poa, festa mensal do site de moda que fotografa os melhores looks pelas casas noturnas ou fora delas. A cena é eclética, sabidamente os gaúchos são bonitos e tudo pode acontecer.
 
Beco 203 em Porto Alegre: Opção certa para uma noite completa.
 
É no auge do inverno que a moda gaúcha se difere do resto do país, pois as baixas temperaturas permitem esbanjarmos casacos, mantas e cachecóis pesados. A estilista Helen Rödel usa as técnicas manuais típicas do sul nas suas criações, levando peças de tricô e crochet para as semanas de moda nacionais e internacionais. Numa proposta mais streetwear, a loja Vulgo tem coleção própria e vende camisetas e tênis bem descolados e exclusivos.
 
Para o turista safo, importar destas marcas direto ao seu guarda roupa, fará com que você tenha alguns itens no mínimo exclusivos e raros na sua cidade. E ultra descolados. 
 
 
Centros culturais de Porto Alegre
 
O Centro de Porto Alegre é repleto de prédios tombados, que foram construídos junto com a história da cidade. Na Av. dos Andradas fica a Casa de Cultura Mario Quintana, antigo hotel e residência do poeta que dá nome ao centro cultural onde há cinema, biblioteca e um museu. O MARGS (Praça da Alfândega, s/nº) abriga um dos mais importantes acervos do país e é o melhor lugar pra conhecer arte gaúcha do século XX, com destaque para as obras de Ado Malagoli e Iberê Camargo. Iberê, por sua vez, foi um importante pintor que recentemente deu nome à Fundação abrigada num prédio que por si só já é uma obra de arte: projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, a construção fica de frente para a vista mais valorizada da cidade, o pôr-do-sol do Guaíba, e tem uma arquitetura contemporânea que brinca poeticamente com formas geométricas e luz, com uma das melhores vistas e as exposições internacionais da cidade.
 
Fundação Ibere Camargo: Obrigatório
 
Outro lugar que não se pode deixar de conhecer é o Theatro São Pedro, no centro da capital gaúcha, que foi inaugurado a mais de 150 anos e hoje faz parte do complexo Multipalco, que possui salas de teatro e cinema, auditórios e é o maior complexo cultural latinoamericano.
 
 
 Melhores Bares e Restaurantes de Porto Alegre
 
Opções para beber e comer sozinho ou com amigos aparecem por todos os lados. O Ossip é o responsável por tornar a esquina da Cidade Baixa onde é localizado numa das mais movimentadas da noite porto-alegrense. As paredes cobertas por recortes e quadrinhos antigos dão aconchego pra quem aparece por lá pra comer uma pizza ou risoto e tomar uma cerveja. Cervejas, aliás, têm invadido a rotina da cidade: o Bier Markt serve as melhores cervejas alemãs, belgas e austríacas que podem ser encontradas na cidade. Já o Bier Keller tem um sistema todo fechado, onde só entram convidados e conhecidos da casa (conta até sistema de impressão digital na porta).  Se a idéia for um jantar bem mais sofisticado, o restaurante Boris som à cozinha mediterrânea os melhores ingredientes asiáticos e serve carnes, cordeiros e massas, além de ter uma carta de vinhos igualmente requintada.
 
Bier Keller
 
Arte, cultura e atitude em Porto Alegre
 
Paralelamente à Bienal do Mercosul, acontece a Bienal B, evento independente organizado por artistas locais para exibir suas obras e incentivar a discussão da arte contemporânea pela cidade. Durante o ano, a arte local e de rua pode ser vista - e comprada - na Galeria Fita Tape (Rua José Bonifácio, 485).
 
Logo bienal B.
 
Crédito das fotos:  Divulgação
Última atualização em 27/12/2012 as 09h14

Guilherme Guinski

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos