Patrícia Colli

Mostrar / Esconder thumbs

A artista plástica paulistana revela os pontos mais legais de São Francisco

ARTES São Francisco

Agitadora da cena alternativa paulistana, a artista plástica e curadora, Patrícia Colli, ou simplesmente Paccoli, vendeu tudo e partiu para São Francisco há seis meses. O encontro de São Paulo com lendária capital da contracultura inspirou a bem sucedida exposição SF x SP, que ficou em exposição por quase dois meses na galeria Needles & Pens e promoveu o intercâmbio entre as linguagens e cenas artísticas daqui e de lá.

Conhecedora como poucos dos cantos mais descolados do mundo, ela agora desbrava as ladeiras da península, como um dia já fez na capital paulista. Sua principal inspiração é a música. “Eu achava que minha profissão ia ser roadie.”, revela, sobre o sonho de ter uma profissão que proporcionasse viagens e música.

O plano deu certo em termos. Pacolli não é roadie, mas seu trabalho, exposto em galerias dos Estados Unidos e Europa, garante a desculpa para viajar e conhecer novos lugares. É sobre seus  sagrados, de São Paulo e São Francisco, que ela falou ao Lugares no Mundo.

Lugares no Mundo - Já li algumas entrevistas suas e você fala da sua relação com a música. Mas o que especificamente na música faz com que essa seja uma de suas principais inspirações?
Paccoli - Eu sempre escutei muita musica, quando eu tinha 11 anos amava a novela Top Model e na trilha sonora tinha "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin. Isso mudou minha vida, simples assim. Um ano depois disso, eu convenci meus pais que eu precisava tocar bateria e toda vez que uma banda que eu gostasse viesse tocar na cidade eu tinha que ir, muitas vezes tinha que ir escondido. Nessa época eu achava que minha profissão ia ser roadie. Viajar pelo mundo com uma banda fodida sem a responsabilidade de ser a banda fodida e me divertir muito, ver o mundo e muitos shows. Eu não sei explicar, mas sem música desenhar é incompleto.


O seu olhar sobre relacionamentos, amizades, amores, cidade e música é inspirado pela cidade onde você mora, os lugares que visita?
Sim, e principalmente pelo lugar onde estou no momento.


Quais eram seus lugares prediletos nos bairros em que morou em São Paulo?

Eu morei nos Jardins, Vila Buarque aka Centrão e Pinheiros, que foi o bairro que eu escolhi. Nos outros morei com meus pais e cresci vendo o fervo dos dois bairros mais gays da cidade. Muita influencia disso na minha vida, durante alguns anos minha vida era sair com as bie e as travas pra dançar até de manhã. A gente acabou até fazendo um filme na epoca, CINDY B. Em Pinheiros tem o lugar que era meu esconderijo, Pain de France ali na Conego (Eugênio Leite) com a Cardeal (Arcoverde). Eu chamo aquele café de Francis ou Fracesinha, melhor croissant da cidade. Eu amava ir ali de manhã tomar um café e croissant de queijo e desenhar olhando pro cemitério hahaha. Meu restaurante preferido é o Lotus, Brigadeiro Galvão - centro/luz. É vegetariano chinês. Incrível e acessível! Ia toda semana enquanto esperava minhas telas de serigrafia ficarem prontas na Galeria do Rock. Bem a galeria do rock é outro lugar que não tem como não ir. É uma relação de amor e ódio, mas já estou com saudades. Eu amo um Família Vende Tudo, em Pinheiros estão os quentes. Baratos e incríveis! Os locais variam e nunca são os mesmos. Ah, e eu amo o Gigio, ali na rua dos Pinheiros.


Em São Francisco, você mora em um lugar com o espírito próximo ao de Pinheiros? Como é?
Nossa, aqui é bem diferente, em todos os aspectos. Eu moro no Mission, tem muitas galerias e lojas bacanas aqui. Eu vivo colando na loja do meu amigo Al, Al's Comics. Ai passo na Needles and Pens pra trincar com a Breezy ou o Andrew. Desde a primeira vez que vim pra cá essas são coisas que eu faço sempre. A rua Mission é super centro de São Paulo ou ali no largo da Batata antigamente - falaram que ta legal agora né? Aqui não é Pinheiros, não tem as lojas de música e os cemiterios, tem bastante restaurante mexicano. Aqui é super México, adoro. Mas tem briga de gangue e isso não é legal. Eu nem posso usar a minha camiseta do Tupac na rua, senão é treta.


Há quanto tempo você mora em SF? Já havia viajado várias vezes para aí? Você se sente uma local?
6 meses. Já tinha vindo duas outras vezes e cada vez ficava mais tempo do que o planejado. Todo mundo que não pertence a lugar algum vem morar aqui, isso é verdade mas eu não me sinto local. O bom é que todo mundo é esquisito então é mais fácil se sentir a vontade.


Por que São Francisco?
Por causa do documentário do Robert Crumb. A cidade e todos os bizarros que moram aqui são um ótimo material pra desenhar.


O que você procura em São Francisco quando sai para desbravar a cidade?
Eu não procuro nada, a graça está em deixar a cidade te levar, aí que está a mágica!


Quais as melhores cidades para turismo urbano que você já visitou?
Bruxelas, Antuerpia, Amsterdam, Zurique, Londres, Los Angeles e Nova York.


E quais as que você quer conhecer?
Quero muito ir pra Portland e Seattle logo mais, (a) cena de arte e comics é incrível! Quero também ir pra Suécia um dia, deve ser lindo e também tem uma cena de arte que vale a pena com certeza conferir! Estou com uma expo, mas dessa vez não pude ir.


Viajar com exposições já se transformou em uma rotina? Com qual freqüência você viaja a trabalho?
Sempre que possível eu vou sim, acho importante conhecer outros artistas e trabalhar em colaboração com outras pessoas. Fora que é o melhor motivo pra viajar "Ah preciso ir pra Bélgica porque tenho uma expo" haha Eu adoro!


Quais seus pontos culturais prediletos de SF?
Tem que ir na Haight St. Haight & Ashbury. É a esquina hippie. Robert Crumb vendia underground comics ali na rua nos anos 60. Hoje em dia é bem diferente, mas ainda acho interessante. Os parques: Golden Gate Park ali no final da Haight St é uma boa, parece uma florestinha e é gigante! Dolores Park no Mission tambem é legal. As galerias de arte são com certeza meus lugares preferidos, pra ver a lista completa tem que acessar o Fecal Face (site sobre arte local) http://www.fecalface.com/SF/
Lugares que eu amo: Al's Comics, Needles and Pens, Fecal Face Gallery, Amoeba Records, Aquarium Records, 111minna, Delirium Bar, Creativity Explored, Double Punch Gallery, Heist Gallery.


E para fazer uma boquinha?
Pra comida mexicana, é só ir no bairro do Mission e se jogar! Eu adoro o Yamo, restaurante pequenininho burmanes na 18th street no Mission, é barato e é delicia! Frozen Margaritas & Burrito mojado @ Puerto Alegre. Sushi @ Yo-Yo Sushi. Fish'n Chips @ Salty's.


Você pratica esportes? Onde e o que?
Eu jogo pinball. (Jogo em) Bares no Mission ou onde tiver uma maquina funcionando.


Você já disse em entrevista que São Francisco era o seu lugar ideal para viver. E agora que está aí? Qual o lugar ideal?
Difícil né? Eu gosto muito daqui mas mudaria pra outra cidade perto pra poder morar numa casa grande com meu marido e ter mais espaço pra ter um estúdio de música em casa. Isso seria um luxo! Por enquanto o paraíso é aqui!


E qual seu próximo trabalho como curadora? Onde mais você está expondo no momento?
A expo durou quase 2 meses e foi um sucesso! Encerramos no começo de agosto. Tenho um convite bem legal pra curar uma outra expo com menos artistas no começo do ano que vem, mas ainda é segredo onde vai ser. Estou expondo em Malmö, Suécia na Galeria Krets. É uma expo curada pelos meus queridos da Needles and Pens; e numa outra expo esse mês também na galeria Lower Haters, aqui em San Francisco. E em setembro eu e meu marido temos uma exposição juntos na Lower Haters.


Saiba mais:
http://pacollipacolli.wordpress.com/
http://humanpyramids.net/index.html

Serviços:

Pain de France
http://www.paindefrance.com.br/
Rua Cônego Eugênio Leite, 1156, Pinheiros, São Paulo – SP
Tel.: +55 11 3812-2649

Lótus
http://lotusveg.blogspot.com/
Rua Brigadeiro Tobias, 420, Santa Efigênia, São Paulo – SP
Tel.: 11 3229-6769

Galeria do Rock
http://www.galeriadorock.org.br/
Rua 24 de Maio, 62, Centro, São Paulo – SP

Gigio
http://www.cantinagigio.com.br/
Rua dos Pinheiros, 355, Pinheiros, São Paulo – SP
Tel.: 11 3064-6823

Al's Comics
http://www.alscomicssf.com/
Market Street, 1803, São Francisco – CA
Tel.: 415 861-1220

Needles and Pens
http://www.needles-pens.com/
16th Street, 3253, São Francisco – CA
Tel.: 415 255-1534

Fecal Face Gallery
http://www.fecalface.com/SF/
Gough Street, 66, São Francisco – CA
Tel.: 415 255-6479‎

Amoeba Records
http://www.amoeba.com/
Haight Street, 1855, São Francisco – CA
Tel.: 415 831-1200

Aquarius Records
http://www.aquariusrecords.org/
Valencia Street, 1055, São Francisco – CA
Tel.: 415 647-2272‎‎

111minna
http://www.111minnagallery.com/
Minna Street, 111, São Francisco – CA
Tel.: 415 974-1719

Delirium Bar
16th Street, 3139, São Francisco – CA
Tel.: 415 552-5525

Creativity Explored
http://www.creativityexplored.org/
16th Street, 3245, São Francisco – CA
Tel.: 415 863-2108

Double Punch Gallery
http://www.doublepunch.com/
Powell Street, 1821, São Francisco – CA
Tel.:  415 399-9785

Heist Gallery
http://galleryheist.com/blog/
Geary Street, 679, São Francisco – CA
Tel.: 415 563-1708

Yamo
18th Street, 3406, São Francisco – CA
Tel.: 415 553-8911

Puerto Alegre
Valencia Street, 546, São Francisco – CA
Tel.: 415 255-8201

Yo-Yo Sushi
http://yoyosushi.com/
Mission College Boulevard, 3147, São Francisco – CA
Tel.: 408 567-9899

Salty's
Pier 43 1/2, Fishermans Wharf, São Francisco – CA

Lower Haters
http://lowerhater.dreamhosters.com/
Haight Street, 597, São Francisco – CA
Tel.: 415 864-6549

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos