Olinda e seu Carnaval de rua

Mostrar / Esconder thumbs

Confira um pouco sobre umas da maiores festas populares do Brasil

As cores e sons fazem de Olinda um encanto de cidade. Seu povo alegre e muito receptivo conquista quem por lá passa. Seja pelo calor, cultura ou sua arquitetura belíssima, Olinda encanta.

Localizada no estado do Pernambuco a apenas alguns minutos da capital Recife, Olinda ferve de turistas durante o ano inteiro. Considerada patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982, sendo apontada como uma das cidades mais antigas do Brasil.

Carnaval

No mês de fevereiro a cidade toma novos ares, o carnaval é marcado por vários símbolos, entre eles os bonecos gigantes e o frevo, partes da cultura local. Os blocos populares saem às ruas arrastando consigo milhares de foliões.

A festa em Olinda é considerada o Carnaval mais popular do Brasil, já que não existem desfiles de escola de samba, nem trios elétricos nas ruas, toda festa e diversão são promovidas pelo público que lá se encontra. Existem de fato, 500 agremiações carnavalescas, grupos que se reúnem para promover a festa, animar o povo e dançar pelas vielas de Olinda. Entre os diversos grupos se misturam o frevo, maracatu, samba, o manguebeat e outros gêneros musicais.

A prefeitura de Olinda já disponibiliza uma programação prévia do Carnaval 2012. Confira as novidades no site.

Frevo

O frevo tem sua origem em Recife, mas foi em Olinda onde se tornou mais popular. A dança tem seu primeiro registro lavrada pelo Jornal Pequeno, do Recife, presente em sua edição de 09 de fevereiro de 1907, um sábado em que o escritor Pereira Costa, usou pela primeira vez a palavra Frevo. Segundo o ele, a origem da palavra frevo vem do verbo ferver, por corruptela, frever, que passou a designar efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como no carnaval. Em 2007 o Frevo completou 100 anos de história, durante o ano várias apresentações e comemorações foram realizadas. O destaque ficou por conta do primeiro campeonato de Frevo da história, promovido pela prefeitura de Olinda, a iniciativa atraiu centenas de pessoas.

Gastronomia

Sem fugir aos costumes pernambucanos, a gastronomia de Olinda segue o tradicionalismo local. A carne de sol se faz presente em grande parte dos pratos locais. A caldeirada, um prato a base de frutos do mar cozidos, também chama muito a atenção dos turistas.

Beijupirá – O restaurante é um encanto, a decoração da casa é totalmente pensada para agradar aos olhos do cliente, a noite as luzes amarelas e baixas criam um ar de tranquilidade. O acesso ao restaurante chama atenção, um bondinho leva o cliente por uma encosta íngreme até hall de entrada do restaurante. A cozinha serve o melhor da culinária local, destaque para os pratos a base de frutos do mar. 

Bodega de Véio – Localizado no centro histórico de Olinda, durante o dia a bodega funciona como uma mercearia, vendendo arroz, feijão, leite, etc. A noite mesas são espalhas em frente ao local, servindo cerveja e petiscos aos visitantes.  Para petiscar, saladinha de bacalhau com batata e a porção de queijo de coalho. Cerca de dez tipos de frios podem compor um prato.

Hospedagem

Pousada do Amparo – Localizada na rua de mesmo nome, a pousada do Amparo está cercada por restaurantes e museus da cidade.  Os quartos da Pousada são todos estilizados, cada um com uma decoração diferente. Todos eles são equipados com ar-condicionado, frigobar e televisão. A pousada também tem um espaço para exposições artísticas.

Pousada Alquimia – Desde 1995 a pousada oferece aos turistas uma ótima opção para hospedagem em Olinda. Possui sete suítes, três quartos e dois banheiros sociais. Destaque para um antiquário dentro da pousada - o primeiro do município -, que, em sua maioria, reúne peças talhadas em madeira, como alguns quadros e animais da região.

Boa viagem!

GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO!
CRÉDITO DAS FOTOS: DIVULGAÇÃO (1,2) 3 - Ádria de Souza/Prefeitura de Olinda 4- Blog Sabores e Sensações

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lucas D.

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

3 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos