Nova Zelândia Definitivo

Mostrar / Esconder thumbs

A ilha dos sonhos

Se o reino perdido de Atlântida fosse encontrado flutuando nas águas geladas do oceano atlântico, ele ainda seria menos cativante que a Nova Zelândia. As belezas naturais dessa ilha são surreais. A antiga colônia britânica conquistou sua independência em 1902 e por toda sua extensão ainda é possível enxergar lugares sem qualquer influência do homem. Visitar suas ilhas é uma experiência fascinante, o mundo das estórias místicas e dos paraísos cinematográficos parecem ter sido criados espelhado nesse pequeno pedaço de terra no oceano pacífico. Conheça mais sobre a Nova Zelândia por Lugares no Mundo.

CONHECENDO O PAÍS
A Nova Zelândia, que já foi cenário do filme O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia, é dividida em duas ilhas principais e várias outras menores, formando um arquipélago paradisíaco. Elas são tão isoladas que no início da colonização não havia quase nenhum mamífero terrestre passeando por lá, e o povo Maori ocupava quase todo o território.
 
As ilhas do norte e do sul são as principais do País. Se você vai viajar para a Nova Zelândia procurando frio, a opção é desembarcar na ilha do sul; A ilha do norte tem um clima subtropical um pouquinho parecido com o Brasil. Vai se aventurar na ilha do sul no inverno? Coloque um par de esquis na mala e muita proteção térmica no corpo, os ventos por lá nessa época do ano são bem fortes e já causaram algumas perturbações nos turistas despreparados.  
 
Uma das melhores formas de conhecer a Nova Zelândia é andando de bicicleta, apesar das longas subidas e decidas e do pouco número de ciclovias espalhadas pelas ilhas, passear de bike é um ótimo jeito de reparar detalhadamente a paisagem.
 
ROTEIROS ÚNICOS
 
Já pensou em praticar snowboard e tomar sol na praia no mesmo lugar? Isso é possível na Ilha do norte, mais precisamente no Mount Taranaki. Devido a sua altitude, o topo da montanha é ideal para a prática do snowboard, e na mesma ilha, à apenas alguns quilômetros de distância, está o gelado mar do pacífico.  
 
No centro turístico de Rotorua, também na ilha do Norte, a cultura Maori predomina e influencia diversas atrações locais. O Whakarewarewa Thermal Reserve e o Maori Cultural Centre ficam logo na saída de Rotorua em direção ao município de Taupo. É uma região termal com Geysers, uma espécie de lama borbulhante e uma tradicional Vila Maori, com apresentações de dança, shows e um centro cultural dedicado às tradições desse povo.
 
No Rotorua Bungy é possível saltar de bungy jump à uma altura de 40 metros, e se aventurar em motos 4x4 pelas fazendas e montanhas de Waitomo. Ainda por lá, as carvernas de Waitomo estão abertas para a visitação, sua geografia data de aproximadamente dois milhões de anos, sobre a cabeça dos turistas as estalactites encantam pelo desenho que formam, e em algumas passagens, as estalagmites assustam pela sua formação e se encarregam de esconder alguns cantos da caverna. 
 
A região de Whakatane é uma das mais bonitas do mundo, o White Island é o único vulcão marinho da Nova Zelândia e está em constante atividade durante o ano inteiro, emitindo gases de enxofre e nuvens de cinzas, o que transforma o tour pela ilha em algo surreal. 
 
CULINÁRIA NOVA ZELANDENSE
 
 
Bem parecido com o que acontece na Austrália, os restaurantes comuns na Nova Zelândia são hamburguerias e steak houses. Em sua maioria, os restaurantes ficam abertos para o jantar entre as 18h e às 21h, e é essencial fazer reserva para conseguir uma mesa.
 
Crazy Horse the Steak House - Wellington: Um dos melhores restaurantes em Wellington (capital do país), o prato Rib Eye com um beef de 500g custa ZN$44 e vale cada centavo. O corte de carne é um Black Angus de 36 dias, recolhido na ilha norte da Nova Zelândia e cozinhado ainda com os ossos para manter a suculência desejada pelos fiéis fregueses da casa. Como molho, a sugestão é o Wild Mushroom, um delicioso tempero de cogumelos silvestres.
 
Boulcoutt Street Bistro - Wellington: Um aconchegante restaurante próximo ao Lambton Harbour, ele fica aberto até mais tarde já que também funciona como bar. Um dos pratos mais perdidos é o Braised Lamb Shank, canela de cordeiro cozido aos poucos, acompanhada de purê de batata e ervilhas. 
 
Skyline Restaurant - Queenstow: Esse restaurante cumpre o que o nome promete e foi construído na linha do horizonte. Há mais de 300 metros do chão ele é todo cercado por enormes janelas de vidro, com vista para o imenso lago Wakatipu. 
 
Armazem Restaurant & Bar - Tauranga: Se bater saudade de casa, procure esse restaurante, na ilha do norte. Fundado por um brasileiro, serve pratos clássicos aqui do Brasil, como pão de queijo, lula frita, picanha com carne da Nova Zelândia (mas com corte brasileiro), e cerveja Brahma
 
One Tree Grill - Auckland: Aberto de segunda a sábado, o One Tree Grill tem vista para o famoso One Tree Hill, ponto turístico da Nova Zelândia. O restaurante possui salas privadas para um jantar reservado, mesas distribuídas também na área externa e a culinária repleta de ingredientes típicos dos países que cercam o oceano pacífico. End.Pah Road, Greenwood's Corner, Auckland. 
 
Blues, Brews and Barbecue: Se estiver na ilha nos meses de janeiro e fevereiro, não deixe de conferir esse evento gastronômico banhado de música, como o nome já diz, cerveja, churrasco e blues. Acontece em três finais de semana, em três diferentes cidades: Mount Maunganui, Hastings e Blenheim. Confira o site do evento e saiba as datas exatas de cada lugar.
 
Curiosidade: Um jeitinho interessante de preparar carne, herdado dos Maoris, é o Hangi. Hoje ele é realizado apenas em cerimônias especiais. A tradição se baseia em cozinhar os alimentos enrolados em panos embebecidos, que são colocados em buracos no chão sob rochas aquecidas pelo sol. Esses buracos são cobertos, e a carne só é servida após 12 horas.
 
E À NOITE?
 
Bungalow 8 - Auckland: Conheça esse bar coberto por telhados de bambu e decorado de um jeito bem clean, com pouca iluminação e velas sobre as mesas. Escondido entre longas palmeiras, alguns aquários complementam a ambientação natureba-chic do Bungalow. Não deixe de provar o mojito de maracujá e o bloody mary com um toque apimentado de wasabi.  End. 48 Market Pl, Auckland Central, Auckland, 1010. Tel.+64 9 307 1500.
 
Sale St - Auckland: Esse bar que oferece mais de 13 tipos de cerveja, e ótimos vinhos. Toda quarta feira, o Sale St abre as portas para apresentações de comediantes, a entrada nesses dias custa U$20 com nome na lista, e $25 na porta.  Ele fica aberto o dia inteiro, a partir das 11h30 de terça à domingo, e às segundas a partir das 15h. End. 7 Sale Street, Freemans Bay, Auckland. 
 
Fu Bar & Zen - Auckland: Uma opção diferente na noite da Nova Zelândia. A balada se divide em duas, cada uma em um lugar da cidade - O Fu bar fica na Wolfe Street, enquanto o Zen se encontra na 17 Albert Street.  Ambos apresentam uma temática minimalista com estilo asiático, e ótimos Djs envolvendo a festa noite a fora. A entrada custa em média U$30, mas em alguns dias da semana com festas menores, a entrada passa a custar U$5,00 na porta 
 
Boardwalk - Queenstown: Que tal jantar e esticar a noite em um dos bares que o Bill Clinton frequentou quando ele passou pela Nova Zelândia? O Boardwalk é um ótimo restaurante em frente ao lago de Queenstown, especializado em frutos do mar e com um Martini delicioso. End. Steamer Wharf, Queenstown. Tel. 00 64 3 442 5630
 
Bunker bar - Queenstown: Depois de jantar frutos do mar e esquentar a noite com um ótimo drink, que tal mudar a radicalmente de caminho? O bar parece uma taberna escondida em um beco, sem sinalização e nem publicidade. Por dentro, o bar exclusivo é decorado com uma enorme lareira, poltronas de couro e paredes de madeira escura. Os drinks clássicos da casa são os levíssimos absinto e uísque.  End. Cow Lane, Queenstown. Tel. 00 64 3 441 8030 
 
HOSPEDAGEM
 
A lista de hotéis, albergues e pousadas no País é extensa. O Lugares no Mundo selecionou três ótimos hotéis da rede Relais & Chateaux: O Kauri Cliffs, The Farm at Cape Kidnappers e o Matakauri Lodge. Confira aqui. 
 
Gostou? Siga o Lugares no Mundo no twitter e curta a gente no facebook!
 
Crédito das imagens: Divulgação

Créditos: Nova Zelândia

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos