Na Maionese

Mostrar / Esconder thumbs

Letícia Novaes, do Letuce, fala sobre amor, viagens e música

MÚSICA Letícia Novaes

Da Tijuca, um dos bairros mais cariocas do Rio de Janeiro, a divertida Letícia Novaes é uma artista multi-talentosa. Já apresentou programa na internet, teve três bandas e vai estrear no cinema ao lado de Cléo Pires. Mas quando está no palco ao lado do namorado Lucas Vasconcelos, é a vocalista da banda Letuce. Com o primeiro disco elogiado pela crítica, o Letuce tem tudo a ver com viagem – e com a Lugares no Mundo. Um pouco depois de gravar o primeiro disco, em setembro de 2009, o casal viajou para a Europa para uma lua de mel e shows em Paris e Londres. O segundo disco, ainda mantido em segredo, teve músicas compostas em cenários como o Hyde Park. Às vésperas de mais uma trip (a banda se apresenta no Sesc Pompéia, no dia 6 de julho, em São Paulo), Letícia falou à Lugares no Mundo sobre música e passeios românticos em Paris, Londres e Rio de Janeiro.

Lugares no Mundo - Você é como alguns artistas que criam uma banda só pra viajar?
Letícia Novaes - Quem me dera eu viajasse mais com a minha banda.

Como tem sido a resposta ao disco (Plano de Fuga pra cima dos Outros e de Mim, lançado em janeiro)?
To feliz. Rola uma galera de Natal me mandando email, elogiando, sabe? Isso é uma maravilha. Fico todo emocionada.

O que a história do Letuce tem a ver com viagem?
Vamos ver. Eu e Lucas viajamos muito. A louca! (risos)

“On the mayonese”?
Em tudo (risos). Acho que viajar é um movimento importante... Ver uma calçada diferente já me deixa feliz. Sou compositora, preciso de estéticas diferentes aos meus olhos.

Vocês fizeram músicas enquanto estavam viajando?
São músicas que serão do próximo CD, tudo coisa nova. Mas não temos nem data pra gravar, nem nada, quero lancar este disco até gastar (risos). Mas fizemos músicas lindas no Hyde Park e tão guardadinhas. Daqui a pouco a gente brinca com elas.

Como foi a viagem?
Meu irmão mora em Londres e quis visitar meu sobrinho, mas aí aproveitei e fiz uns contatos, foi uma delícia. Em Paris a gente tocou num barzinho chamado La Goguette, tinha mó colônia brasileira, foi ótimo! A gente tava super cansado de viagem e mesmo assim chegou em casa e não conseguiu dormir. Fomos andar pela Pont-Neuf, ver a (catedral) Notre Dame... Tudo ás 3 da manhã.

O dia dos namorados vem vindo aí. Como vocês comemoram?
Dia dos namorados é todo dia. O Lucas é louco e eu também. No dia 12 de junho mesmo sei lá o que a gente fez, mas ele já me levou pra ver a Orquestra Tabajara num clube na zona norte do Rio. Mil velhinhos no salão bailando, pior uísque do mundo e a gente lá, felizão. Eu também vez ou outra acordo mais romântica e pego ele no meu carro e vamos pras paineiras.

Vocês se revelam no palco como um casal, faria sentido para vocês se fosse de outra forma? Pra você?
Eu esqueço que aquilo é uma revelação porque é tão natural. Como um casal no bar que a mulher fala: "Ai, Pedrantonio, você e sua mania de comer bife mal passado à noite". Aí os amigos riem e o Pedrantonio diz: “Ah florzinha, me deixa”; e se beijam e os amigos riem e bláblá... Só que ali é um palco. Mas é que talvez eu não endeuse tanto o palco assim. Amo como eu amo sentar na areia com o Lucas e fazer castelo gótico, sabe? Então ali me sinto muito natural. É a melhor sensação do mundo, cantar, olhar pro lado, ver o Lucas tocando comigo... Mas também é muito natural, tipo o bar, amigos e tal...

Você já fez programa de viagem. Voltaria a fazer?
Pra ser bem sincera, só faria se fosse com o Lucas (risos), um casal viajando. Porque foi ótimo, mas muito perrengoso.  No México, eu tive uma infecção braba, aquela comida não me caiu bem, tive verme, emagreci 5 kg e tinha que sorrir [para a câmera]. Entrevistar o Kiko do Chaves foi lindo, mas eu tava bem dodói e com saudade de casa.

Qual é a sua viagem predileta hoje em dia?
Música é minha viagem preferida. Música é pra sempre. Todas as outras coisas eu quero acreditar que também são, mas a música é. E ponto.

Quanto tempo vocês ficaram em Paris?
Uma semana. Um sonho. O lance com a Torre é real. É tipo uma conquista humana, né? Em Paris a gente tocou na rua também, na Pont des Arts. Foi ótimo, tava um solzão, sábado, mil pessoas. As pessoas paravam, aplaudiam, passou brasileiro feliz também de reconhecer a língua.

E qual foi a rotina em Londres?
Portobello, pints, metrôs, museus, cores, cores... Tocamos no Guanabara. É o lugar que mais vende caipirinhas fora do Brasil (risos).

Onde você ficou lá?
Na suíte da casa de um amigo da minha cunhada inglesa em Hornsey. Não era no centrão, sabe? Era afastado. Então era legal porque a gente passeava bem de metro e trem, via o dia-a-dia da cidade e não só a turistada.  E a gente ficou numa casa, então, cozinhávamos, íamos no mercado.

Andaram de bicicleta?
Não, mas sentimos falta do nosso longboard (skate) que usamos muito aqui no Rio.

Os melhores programas para casais no Rio, Paris e Londres. "Dia dos namorados é todo dia". Por Letícia Novaes

Rio de Janeiro  

1 - Beber cerveja na Mureta da Urca no Por do Sol

2 - Visitar a Quinta da Boa Vista. Não tem ladrão! Tem suburbano fazendo pic nic e daí? É delicioso.

3 - Andar de longboard no Aterro do Flamengo domingo

Londres

1 - Portobello Road: Parece clichê e consumista,mas é muito além disso. é diversidade forte de gente, de produtos, de clima.

3 - Hyde Park: natureza deliciosa, fizemos 4 músicas lá, foi demais.

4 - Science Museum: É mais pra criança, mas por isso mesmo que a gente amou. Porque era pra tocar, mexer, bagunçar Depois desse museu a gente foi no Tate (Modern) e eu bocejei.

Paris  

1 - Torre Eifel: A Torre de madrugada acende luzes incríveis. Recomendo comprar um vinho em qualquer lugar por 3 euros (adoro) e ir ver o espetáculos das luzes. Nada cafona. É divertido e lúdico. E seguro.

2 - Se perder - Sair andando por ruelas. A gente amava brincar de "eu moraria aqui, ali" apontando pra casas com arquiteturas lindas.

3 - Museu Pompidou - É pra ser devorado.

 

Quem leva a Londres e Paris:

Via BR Turismo:
http://www.viabrturismo.com.br/pacotesinternacionais/europa/londres.shtm

Viagem Express
http://www.viagemexpress.com.br/londres_inglaterra_e_europa.html

CVC
www.cvc.com.br

Flot
www.flot.com.br

Intravel Viagens
www.intravel.com.br

Maktour Turismo
www.maktour.com.br

Nascimento Turismo
www.nascimento.com.br

TAM Viagens
www.tamviagens.com.br

Venice Turismo
www.veniceturismo.com.br

Visual Turismo
www.visualturismo.com.br

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos