Montreux

Mostrar / Esconder thumbs

Dos cantões suiços, o mais cultural

Comunidade Helvética, nome alternativo para a querida Suiça, dividida em cantões, mais conhecidos aqui nas terras tropicais por estados. É no Cantão Vaud que está localizada a bela e artística Montreux. Saiba mais com o Lugares no Mundo.

MONTREUX - A MELHOR COMBINAÇÂO DE MÚSICA, QUEIJO E CHOCOLATE

Com um ar tranquilo de cidade interiorana, Montreux foi escolhida por ninguém menos que Freddie Mercury para ser sua morada, já nos últimos anos de sua vida. Foi para ela também que o inconfundível vocalista do Queen compôs a música A Winter´s Tale, lançada posteriormente à sua morte. Por escolher a cidade como segundo lar, em sua homenagem, foi erguida uma estátua em 1996 na Place du Marché, feita pela artista checa Irena Sedlecka.

Dá para entender o motivo de a cidade ter sido a escolhida para o Montreux Jazz Festival, um dos maiores eventos musicais do verão europeu, que acontece todos os anos, e reune artistas do mundo inteiro, não apenas para tocar Jazz, mas para celebrar a música em todos os seus estilos. Muitos artistas brasileiros já se apresentaram lá e esse ano festival vai do dia 1º ao dia 16 de julho.

Por ser um das cidades de clima mais agradável na região do Lago Léman, outros famosos também a escolheram como lar, como o escritor Vladmir Nabokov, que após o sucesso de Lolita, resolveu pasar duas décadas morando no Montreux Palace Hotel.

Além da arte, a charmosa e tranquila Montreux, cercada pelas montanhas, conta com uma infinidade de passeios turísticos e gourmets, como o Swiss Chocolate Train, que apenas pelo nome já conquista muitas pessoas. 

Nesse passeio o trem de alto luxo parte de Montreux, servindo a seus pasageiros café com leite e croissants de chocolate, enquanto apreciam a paisagem que é impressionante até chegar à medieval Gruyères. Considerando o nome da cidade, é de se imaginar que além dos castelos e museus dignos de serem explorados, a fábrica de queijo da cidade também seja imperdível. Lá, o visitante além de ficar muito bem informado sobre os procedimentos de preparo dos queijos, pode também degustar amostras extremamente saborosas do queijo do Gruyère, com um toque frutado e finalização com gosto de nozes.

Por fim, o esperado de toda a viagem é chegar à fábrica de chocolates da Cailler-Nestlé para mais informações e degustações. Por lá é possiível comprar as barras de chocolates à preço de fábrica! Se interessou, saiba que o passeio é feito de junho a outubro e vai das 9:35h às 17:52h, em um horário pontualmente britânico, muito mais do que suiço. Muitos dos passes de viagem Europeu, como Europass ou Eurailpass, incluem o passeio no pacote, então basta reservar o dia e aproveitar o passeio. Ainda é possível escolher o tipo de trem, com as opções Pullman Vintage 1915 ou o moderno Panorama, com janelas maiores que o normal para aproveitar a vista.

Às margens do Lago Léman (como é conhecido o Lago Genebra, quando fora de Genebra) está o Château de Chillon, ou Castelo de Chillon. Para muitos acaba sendo uma frustração visitar um castelo "pequeno" como este, mas o fato é que se trata de uma construção do Século XIII, de um mundo de simplórios camponeses. Castelos cinematógráficos não eram tão comuns assim. Visto de cima, parece estar emergindo das águas do lago, mas o castelo foi construído de forma estratégica como um observatório da estrada de Borgonha que dava acesso ao resto da Itália, defendendo os interesses da Casa de Savóia.

Mas um castelo que já foi citado por Byron, Shelley, Rousseau, Victor Hugo, Mark Twain, Charles Dickens e outros autores não é algo para se deixar passar.

HOSPEDAGEM

Le Montreux Palace

Construído em 1906, o hotel era lugar aonde apenas reis, marajás, czares, músicos e artistas de cinema podiam frequentar. Com as duas guerras mundiais o hotel serviu como hospital para Aliados feridos. Atualmente as coisas mudaram um pouco e o hotel se tornou (um pouco) mais acessível. Confira a programação do Montreux Jazz Festival e saiba que muitos dos artistas que vão se apresentar se hospedam nesse hotel. Prepare seu momento de tietagem. OUtra curiosidade é que um dos restaurantes do Hotel, o Jaan, com culinária francesa e um toque oriental, ganhou uma estrela do Michelin Guide em 2003. Para os sonâmbulos o hotel ainda conta com o Harry´s New York Bar, para jantares tardios e drinques, e com o CopyCat Nightclub aberto só depois das 23 horas.

Best Western Eurotel Riviera
 
Todos os seus quartos possuem vista para o Lago Léman e para os Alpes ao mesmo tempo. Nos meses de verão belos churrascos (não tão belos quanto um brasileiro) são realizados no terraço. Extremamente bem decorado e a 300 metros do Centro de Música e Convenções de Montreux e da estação ferroviária e de barcos. Com campo de golfe e hospedagem para pets (sujeita a taxas adicionais) o hotel é altamente recomendável.
 
Eden Palace Au Lac
 
Quem pedir um quarto com vista para o lago não vai se arrepender. Com lençóis italianos sempre frescos na cama e um dos melhores cafés expressos da região, o hotel oferece o máximo do conforto por um preço justo considerando o serviço impecável e a proximidade dos pontos turísticos.
 
Se formos descrever a Suiça em duas palavras, estas seriam, gastronomia e cultura, mas afinal...existe algo melhor?
 
Quer saber mais dos melhores destinos do mundo? É só clicar em "Curtir" na página do Lugares no Mundo no Facebook e ficar sempre por dentro!
 
Crédito das fotos: Divulgação

Créditos: Montreux

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos