Mayfair, Londres

Mostrar / Esconder thumbs

Nightlife, cultura e muitas compras

Situada na região central de Londres, Mayfair ainda carrega características de seu passado em suas ruas comercias. Nos anos 1600 o distrito abrigava uma gigantesca feira anual, que acontecia sempre no mês de maio. Hoje, depois de 500 anos, as tendas que vendiam artigos de guerra, materiais artesanais e utensílios de cozinha foram substituídas por enormes pedaços de concreto que abrigam lojas como a Tiffany’s & Co, Louis Vuitton e Donna Karan. Conheça agora um pouco mais desse distrito que além do comércio, destaca-se por suas galerias de arte e deliciosa vida noturna.

MAYFAIR

O distrito, localizado no coração do bairro londrino de Westiminster, nasceu na mesma área onde funcionava uma feira livre em meados dos anos 1600. A feira acabou em 1764, mas o espirito comercial de Mayfair permanece até hoje em suas centenas de lojas e estabelecimentos.

A área antigamente era um cruzamento de estradas romanas, e seu caráter residencial só começou a surgir entre os séculos 17 e 18, quando a família Grosvenor - a mais antiga do bairro - se instalou na aldeia de Mayfair. Até hoje marcos e construções da família são atrativos históricos do distrito.

Parques e jardins cercam suas antigas ruas, e deliciosas praças como a Grosvenor, a Berkeley e a Hanover são o destino perfeito para um fim de tarde. 
 
Para chegar em qualquer lugar de Mayfair, o jeito mais fácil é usar o metrô. Londres é uma das cidades com o maior número de linhas subterranêas no mundo, e só na região central há mais de dez estações de metrô próximas as ruas principais. Em mayfair, a maior parte das lojas e dos restaurantes ficam a apenas 15 minutos a pé de qualquer uma das seguintes estações: Piccadilly Circus, Oxford Circus, Marble Arc, Baker Street, Bond Street, Green Park, Edgware Road, Regents Park, Marylebone, Hyde Park Corner e Warren Street.
 
COMPRAS
 
 
Bem no centro de Westminster e a apenas alguns quarteirões do Rio Tâmisa está uma das melhores áreas residências e comerciais de Londres. Mayfair abriga algumas das maiores lojas do mundo, e, como em todo bairro antigo, os estabelecimentos instalados por lá carregam características culturais da sociedade londrina em várias épocas da história.

Não deixe de passar na New bond Street. Lá está instalada uma loja da Louis Vuitton, recentemente repaginada e considerada a maior loja monomarca de Londres. Mas, para gastar algumas libras nas melhores lojas de Londres nem é preciso sair de uma das ruas principais de wayfair. A própria Conduit Street abriga a loja da Donna Karan, da Vivienne Westwood e do Ronald Phillips.
 
Para fazer uma visita à joalheria dos sonhos de Holly Golightly em Bonequinha de Luxo é preciso ir para New York, mas se quiser pode passar pela Tiffany's & Co britânica, que fica na rua New Bond St, bem pertinho da Louis Vuitton.
 
Se quiser mudar o foco das compras e passar para algo mais cultural, que tal visitar a maior livraria da Europa? A matriz de Waterstone’s está a cinco minutos a pé de Westbury, basta caminhar pela New Bond Street – a Rua da Louis Vuitton – e virar a esquerda para a Rua Picadilly, a livraria fica no número 203. É impossível não perder a noção do tempo lá dentro.
 
ARTE

Galerias de arte não faltam em Mayfair! Ao redor do hotel são tantas que fica difícil listar as melhores, mas o site oficial do distrito preparou uma ótima seleção, com todos os endereços, telefones e suas características mais importantes.
 
Royal Academy of Arts: Entre os vários estúdios e galerias distribuídos por Mayfair, conhecer a Royal Academy of Arts é indispensável. Ainda mais por que ela está a apenas cinco minutos do hotel, na rua Piccadilly. Ela mantém sua posição única de ser uma instituição independente, financiada por fundos privados e liderada por artistas e arquitetos. A maravilhosa construção começou a funcionar em 1768 e abriga um dos melhores pavilhões de arte do mundo, rico não só em exposições como também exuberante em seus debates. A Royal Academy possui uma importante coleção de livros, arquivos, obras e coleções; Uma escola com pós-gradução no curso de arte, fundada em 1769 e responsável pela formação de William Blake, Thomas Lawrence, John Constable, John Flaxman, JMW Turner e Edwin Landseer. Telefone: +44 (0) 20 7300 8000. Endereço: Burlington House, London, W1J 0BD.
 
Gimpel Fils: Para vivenciar uma experiência mais intimista, a galeria de arte contemporânea Gimpel Fils é uma excelente escolha. Caminhe até a Davies Street, onde a galeria está localizada. Lá são expostos trabalhos de artistas como Robert Adams e as incríveis fotos de Corinne Day. Telefone: +44 (0)20 7493 2488 Endereço: 30 Davies Street, Mayfair, London, W1K 4NB.
 
National Portrait Gallery: A apenas 15 minutos de ônibus da Conduit Street está a National Portrait Gallery, indispensável principalmente para os amantes de fotografia e desenhos. Como a maioria dos prédios clássicos em Londres, a National Portrait está em uma construção antiga inaugurada como galeria em 1896, na Place S.t Martin. Lá estão expostos retratos de figuras importantes para a história e fotos de famosos britânicos. Também há caricaturas, pinturas, desenhos e esculturas. Telefone: +44 (0) 20 7306 0055. Endereço: St Martin's Place, London, WC2H 0HE.

RESTAURANTES

Os restaurantes em Mayfair possuem culinária variada e, como praticamente toda a Londres, uma forte mistura de estilos e etnias. Abusando de ingredientes e alimentos de todo o mundo, a maioria dos restaurantes proporciona uma fusão de gostos e temperos inesquecíveis.

Mews of Mayfair: O sofisticado e elegantíssimo restaurante de quatro andares foi projetado com decoração clássica em tons claros e pastéis. Mas, apesar de sua aparência discreta e serena, a cozinha do Mews of Mayfair é especializada na culinária contemporânea. No primeiro andar, próxima a área de cocktails, há uma galeria de arte repleta de trabalhos de artistas londrinos. Em frente a ela está o La Cave, um ambiente privado para até 25 pessoas com inúmeras opções de vinhos e uma decoração que lembra os antigos gentleman’s club dos anos 20. Telefone: +44 (0) 20 7518 9388. Endereço: 11/10 Lancashire Tribunal New Bond Street, Mayfair, Londres. W1S 1EY.
 
L’Autre - Polish Mexican Bistro: Não é preciso ir muito longe para confirmar o multiculturalismo de Londres. O L’autre é o único restaurante no mundo que serve pratos clássicos da Polônia e as receitas favoritas dos mexicanos. Em um ambiente compacto, discreto e acolhedor, a casa que recebeu um nome francês tem mais de 100 anos de história, e além dos pratos típicos, tem ainda uma incrível cartela de vinhos, cervejas e vodkas. Telefone: +44 (0) 20 7499 4680. Endereço:  5b Shepherd Street, Mayfair, London. W1J 7 HP.
 
Pizza Express Mayfair: Construído em uma casa vitoriana de três andares, o restaurante está escondido na rua Bruton Place, longe dos pontos mais agitados e movimentados de Mayfair. Ao invés do murmurinho característico das ruas londrinas, a casa oferece sua própria música ambiente. O piso térreo se encarrega do jantar, no segundo andar há uma cozinha aberta com vista para os pizzaiolos em ação, e no terceiro andar há um espaço para drinks e happy hour. Telefone: +44 (0) 20 7495 1411. Endereço: 23 Bruton Place, Mayfair, London W1J 6ND.
 
BARES E BALADAS 
 

The Burlington Arms: Se você quiser tomar uma cerveja a noite, nada como visitar os clássicos pubs britânicos. Na rua atrás do Westbury Mayfair Hotel, a Old Burlington Street, está localizado o Burlington Arms, um delicioso pub com paredes de pedra, uma gigante cartela de cervejas e mesinhas na calçada. Telefone: +44 (0) 0872 148 2041. Endereço: 21 Old Burlington Street, Mayfair, London, W1S 2JJ.
 
Mulligans Of Mayfair: Outra opção de restaurante a apenas duas ruas do Burlington Arms é o Mulligans Of Mayfair, que apresenta uma deliciosa cozinha irlandesa com várias opções de ostras e, claro, a deliciosa cerveja Guinness. Telefone: +44 (0) 20 7409 1370. Endereço: 14 Cork Street, Mayfair, London, W1S 3LT.
 
Cirque Du Soir: A opção mais original de diversão na região é, sem dúvida, o Cirque Du Soir, na New Burlingon Street. A apenas uma quadra do Westbury Mayfair Hotel, o Cirque Du Soir une o clima circense à balada. A trupe armou sua tenda em Mayfair e criou uma atmosfera totalmente burlesque e vintage.  O estilo rococó das poltronas e sofás cobertos com teia de aranha e estampas de inseto exalta a Art Déco, mas as cortinas de veludo e as paredes avermelhadas criam o clima de cabaret. Durante a noite rolam apresentações inspiradas em números de circo, e a trupe interage com o público, transformando a noite em algo inesquecível. Telefone: +44 (0) 20 7734 6766. Endereço: 12 New Burlington Street, Mayfair, London, W1S 3BF.
 
Studio Valbonne: A casa noturna possui um gigantesco espaço com quatro bares, uma área exclusiva para convidados e ótimos lounges privativos. Com uma maravilhosa decoração que mistura elementos dos clubs dos anos 70 a itens de design super contemporâneos, a casa tem uma atmosfera envolvente no estilo do filme “de olhos bem fechados”. Ingredientes místicos estão representados em cores fortes, como sofás roxos, paredes pintadas com um intenso pink e detalhes em preto.  Os lustres vermelhos distribuídos pelo teto dão o toque final a casa que recebe um público VIP britânico, como cantores, estilistas e atores. Telefone: +44 (0) 20 7434 0888. Endereço: 12 New Burlington Street, London W1S 3BF.

The Audley: Um autêntico pub vitoriano perfeito para o fim de tarde. Seu interior é elegante a decoração conta com ítens vintage, como originais lustres de cristal, telhado e poltronas vermelhas, piso quadriculado e paredes de madeira escura. A apenas um quarteirão de distância da Grosvenor Square, o pub é distribuído em três pisos; um é o bar de vinhos, outro o bar principal e por último há uma sala de jantar. No cardápio há pratos tradicionalmente ingleses e uma enorme cartela de cervejas. Telefone: +44 (0) 20 3582 4895. Endereço: 41 Mount Street, Mayfair,  London. W1K 2RX.  

Coach and Horses: Em uma construção datada de 1738 que lembra as antigas casas da Alemanha, esse pub já foi lar de grandes figuras da cidade, como a Duquesa de York e sua filha - pasmem - a própria Rainha Elizabeth. Nada como uma cervejinha com história! O pub varia todo o mês seus barris de cerveja. Telefone: +44 (0) 20 7629 4123. Endereço: 5 Bruton Street, Mayfair, London. W1J 6PT. 

HOSPEDAGEM

A melhor opção de hospedagem em Mayfair, próxima a todas as lojas, restaurantes, galerias e bares sitados acima é o Westbury Mayfair Hotel. Para saber mais sobre ele, confira a matéria feita pelo Lugares no Mundo clicando aqui

Gostou? Curta o Lugares no Mundo no facebook e nos siga no twitter.

Crédito das imagens: Divulgação.

Créditos: Mayfair, Londres

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos