Jakarta, Indonésia

Mostrar / Esconder thumbs

A cidade de Barack Obama e dos muçulmanos

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” Eleonor Roosevelt . Um pequeno menino chamado Barry brincava com sua mãe Ann no bairro de Menteng em Jakarta, na Indonésia. Ele cresceu para ser o 44º presidente dos Estados Unidos da América e vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Conheça Jakarta, a cidade de Barack Obama, por Lugares no Mundo.

JAKARTA,  A CIDADE DE BARACK OBAMA

Inicialmente chamada de Kalapa, esse povoado foi conquistado por um guerreiro chamado Fatahillah em junho de 1527, tendo então seu nome mudado para Jakarta. Capital da República da Indonésia, um país-arquipélago com mais de 17.508 ilhas.  A maior cidade do país, localizada na ilha de Java e a mais populosa, foi alvo de frotas portuguesas que navegavam pelos mares em busca de pimenta, no ano de 1513. Por ser repleta de histórias, Jakarta torna-se uma cidade intrigante, com diversas marcas do passado, refletidas nos museus e nas construções que datam da época em que a cidade fora ocupada por países como Holanda e Inglaterra

Recentemente a cidade recebeu uma visita importantíssima. Em novembro de 2010, Barack Obama voltou a sua terra de adolescência pela primeira vez após 39 anos, como presidente dos Estados Unidos da América. Em um discurso feito na universidade, diante de mais de 6.000 estudantes ele disse sorridente: “ Pulang kampung, nih ”, que significa “ voltei para casa ” em indonésio. O presidente citou pontos turísticos que gostava e falou das memórias da sua infância no país islâmico mais populoso do mundo.

A visita turística a Jakarta não seria completa sem passar pela SDN Menteng 01 (International Standard School), onde o presidente cursou a escola primária. Logo na entrada, uma estátua do pequeno Obama segurando uma libélula na mão, mostra um dos passatempos favoritos do presidente na infância: correr pelos campos de arrozais da Indonésia caçando libélulas.

O bairro Menteng, onde fica a escola de Obama é um dos bairros mais chiques de Jakarta com lojas moderninhas e restaurantes.  É ali que estão as mansões de valores estratosféricos da família do ex ditador Suharto, localizadas na Avenida do Sândalo, ou seja, na Jalan Cendana, prova viva de que dinheiro e poder andam lado a lado.

PASSEIO POR JAKARTA

Acostume-se com o trânsito caótico de Jakarta, ainda mais em dias de chuva, quando distâncias que levam quinze minutos para serem percorridas, chegam a levar uma hora ou mais.  Para ajudar na fluidez do tráfego, foram construídos por toda a cidade corredores exclusivos de ônibus, modelo implantado também em São Paulo, graças a uma visita de políticos indonésios ao Brasil.

Um passeio super agradável é na bela Praça Medan Merdeka de 1 km²,  onde está localizado o Palácio Presidencial, local de residência e trabalho do presidente, e o Monumento Nacional, marca histórica  que simboliza  a independência da Indonésia da Holanda em 1945.  Do alto desse monumento de 137 metros, de cúpula coberta com 50 quilos de ouro, é possível avistar o Mar de Java e as montanhas, se o dia não estiver coberto.

Bem próximo aos jardins do Palácio Presidencial, está o Museu Nacional de Jakarta, excelente opção para os apaixonados por história passarem algumas horas por ali. Esse museu é um dos mais antigos e interessantes da cidade, com salas dedicadas a etnografia, história e pré-história, além de abrigar o fóssil do Homem de Java, uma das primeiras espécies do Homo Erectus e artefatos únicos da história da Indonésia. A sala com vasos das dinastias chinesas Qin, Han, Shui, Tang, Song, Liao, Jin, Ming e Qing e artefatos da Companhia das Índias Orientais é um espetáculo.

Outro museu interessante é o Museu da História de Jakarta, também conhecido como Museu Fatahilah, com mais de 23.500 objetos que guardam a história da cidade.

Aproveite para visitar o porto de Sunda Kelapa, onde você poderá subir nas embarcações de madeira, principal meio de transporte entre as regiões das ilhas Borneo, Suwalesi (Celebes), Maluku (Molucas) e Papua Nova Guine. Essas embarcações são réplicas dos antigos barcos dos séculos passados.

Não deixe de andar pela maior mesquita muçulmana de Jakarta e do sudeste asiático, a Masjid Istiqlal.

Para os apaixonados por tecidos, a passagem pelo Museu Tekstil tem que ser obrigatória. Além de ser especializado na arte dos tecidos batik, o museu oferece aulas sobre técnicas de tingimento artesanal em tecidos, originária em uma das milhares Ilhas da Indonésia, a Ilha de Java. O melhor lugar para comprar tecidos batik é a loja Batik Seris ou a Gaja Duduk. Lá você encontrará tecidos que vêm das Ilhas Solo, Madura, Pekalongan, Java e Batubulan.

Se for viciado por compras, não deixe de ir, juntos com seus cartões de crédito, ao Shopping Center Pacific Place, onde vitrines Cartier, Prada, Chanel entre outras, disputam olhares dos consumistas de plantão.

BARES, BALADAS E RESTAURANTES

Conheça a noite jakartiana. A cidade apesar de ser muçulmana, não faz parte das mais radicais com essa religião.

Mulheres belíssimas e homens refinados dividem espaço no bar restaurante Lowey no bairro Mega Kuningan, onde durante a noite, e principalmente nos finais de semana, se transforma em uma mini-boate.

Outro bar interessante é o refinado restaurante bar Social House, com vista para a Plaza Indonésia e próximo do monumento Selamat Datang (monumento de boas-vindas).

O restaurante Stix Steakhouse and Bar, serve as melhores carnes australianas na cidade e é uma excelente opção mesmo para aqueles que só querem tomar um drink. Nos finais de semana o local tem música ao vivo.

Já o restaurante do hotel Ritz Carlton Pacific Place, localizado no centro financeiro de Jakarta, serve cozinha internacional e asiática em estilo Buffet e fica aberto o dia inteiro. Para quem gosta de sushi e doces franceses, esse é o lugar perfeito.

THE RITZ CARLTON HOTEL JAKARTA

Lugar escolhido para a comitiva do presidente Obama durante a visita à Indonésia, o Ritz Carlton Hotel Jakarta está localizado no bairro Mega Kunigan, um dos bairros mais sofisticados da cidade, próximo das embaixadas e das mansões de luxo.

Uma torre de 26 andares com 333 quartos e suítes decorados no estilo clássico ofere todo o conforto possível e imaginável, além de uma vista de cartão-postal para a cidade e as montanhas de Java. O banheiro todo em mármore, tem paredes de vidro com vista panorâmica para a cidade. A firma construtora responsável foi a Smallwood, Reynolds, Stewart, Stewart & Associates Inc e o design dos interiores foi realizado pela empresa Hirsch/Bedner Associates de Singapore.

No 5º andar está localizado o Spa de 8.000 m² , com 19 quartos para tratamentos estéticos, sauna a vapor e seca, jacuzzi, além de uma piscina com cascata. O Spa conta também com uma academia de ginástica com aparelhos de última geração e uma pista de corrida dentro do prédio.

Recomendo  o tratamento “Aromatic Signature Massage” onde a terapeuta utiliza os melhores óleos aromáticos indonésios. Comece com a tradicional exfoliação Javanese Lulur Body Scrub onde a terapeuta prepara a pele fazendo uma esfoliação com “lulur”. O tratamento com “lulur” é muito utilizado pelas noivas e noivos das famílias reais de Java. Durante os 40 dias que antecedem o casamento, eles passam por esse tratamento preparando a pele para esse dia especial. Um Luxo!

O restaurante do hotel, o Lobo, é um dos melhores na cidade. Localizado bem no centro do lobby do hotel, esse  restaurante serve cozinhas de várias regiões da Ásia. Lá é possível ter aulas de como fazer o famoso prato indonésio Nasi Goreng com o chefe de cozinha.
Para os baladeiros, o hotel tem a pequena boate Mistere, um champanhe Lounge onde é servido champanhe Mumm.
Os mimos desse hotel não param por ai. No Club Floor, os hóspedes tem acesso a um local exclusivo com comidas e bebidas a vontade o dia todo.

Gostou da cidade do presidente Obama? Comente abaixo!

Crédito das fotos: Divulgação.


Créditos: Lobby, Ritz Carlton

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

3 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos