Ilhéus Definitivo

Mostrar / Esconder thumbs

Natureza, história e literatura na Bahia

Para quem gosta de se perder nas histórias e cenários envolventes dos livros de Jorge Amado, é fundamental viajar para Ilheús para ver as mesmas coisas que inspiraram o autor baiano a compor obras como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. Com praias hipnotizantes, inúmeras fábricas de chocolate e o agradável clima do sul da Bahia, Ilhéus certamente é uma terra de muitos encantos e está se tornando cada vez mais popular como roteiro turístico. Conheça as melhores dicas com o Lugares no Mundo.  

ILHÉUS

A cidade com o litoral mais extenso do estado, fundada em 1534 - apesar de só ter sido reconhecida como cidade em 1881 - também foi apelidada por longos anos como a Capital do Cacau, devido a facilidade com que as plantas do cacau se estabeleceram na região, fizeram da cidade a primeira produtora de cacau do mundo. Infelizmente uma infestação de elementos patógenos conhecidos como vassoura-de-bruxa devastou as plantações, e a cidade perdeu seu título. Mesmo sendo um local bastante movimentado, do ponto de vista turístico, Ilhéus não é muito conhecida por sua vida noturna. É mais fácil encontrar um bar boêmio descontraído do que uma balada top. Mas quando o assunto é ecoturismo, falta tempo para poder visitar todos os lugares que estão à disposição. Uma dica: Ao ir para Ilheus, dê uma esticada em Itacaré, o ponto de encontro para surfistas, modelos e celebridades.
 
ATRAÇÕES
 
Uma cidade histórica e muito charmosa. Arquitetura clássica e museus não faltam. Além disso é uma cidade que possui uma natureza ainda bastante selvagem, um verdaeiro paraíso para qualquer apaixonado por ecoturismo.
 
Centro Histórico - O centro da cidade é um verdadeiro playground para quem gosta de arquitetura. Palacetes, mansões e igrejas neoclássicas mantém o mesmo clima dos tempos ricos e elegantes do ciclo do cacau. O ar do século XX foi mantido, assim como as construções mais emblemáticas.
 
Casa de Cultura Jorge Amado - A residência dos Amado foi o local onde Jorge começou sua vida literária. Ainda na mesma casa funcionou a Faculdade de Direito de Ilhéus e, posteriormente, a Delegacia Estadual da Fazenda. Um dos prédios mais emblemáticos da cidade e ponto presente em todos os roteiros turísticos. 
 
Passeio do Cacau - Para os chocólatras de plantão vale a pena fazer algum roteiro que passe pelas fazendas de cacau, onde são mostrados os procedimentos após a colheita e claro, acaba em uma bela degustação. As fazendas mais procuradas são a Yrerê e a Primavera.
 
Lagoa Encantada - Para aproveitar as belezas naturais da cidade vale a pena fazer o passeio de barco pelos rios da região. Saindo do Rio Almada é possível chegar a essa lagoa de 14 km² cercada por mata atlântica, algumas pequenas ilhas e cachoeiras. Para os praticantes de rapel, o cânion da cachoeira do Apepique é o mais indicado para fazer a atividade, com seus 50 metros de altura.
 
Ecoparque do Una - Saindo um pouco da cidade, nos arredores de Una é possível explorar os 383 hectares de mata virgem de seu Ecoparque. O passeio guiado dura cerca de duas horas, passando por um seringal onde é possível acompanhar o procedimento de extração da borracha, passar por uma trilha que leva às passarelas suspensas no topo de árvores e avistar inúmeras espécies animais e vegetais.
 
PRAIAS
 
Apesar de nem sempre tamanho estar ligado à qualidade, em Ilhéus isso se aplica. Trata-se do litoral mais extenso do estado e com praias belíssimas para diferentes gostos e finalidades.
 
Praia da Avenida - Uma das praias centrais de Ilhéus que acompanha a Avenida Soares Lopes. Possui atrativos como quadras poliesportivas, ciclovia, concha acústica, circo e centro de convenções.
 
Praia do Sul - É a praia mais movimentada de Ilhéus. Lugar de gente bonita e com muitos serviços por toda a orla. É indicada para o surfe e para mergulhos já que vários trechos de recife acabam formando piscinas naturais. Localizada a sete quilômetros do centro essa praia ganhou o nome devido aos barões do café que construíram suas casas de praia pela orla.
 
Praia do Norte - Localizada a seis quilômetros do centro, trata-se de uma praia bem extensa e selvagem, com cerca de 50 quilômetros de comprimento. É possível ver diversos peixes por toda a praia, o que a faz ser indicada para mergulho e pesca.
 
Batuba - Apesar do banho não ser muito incentivado por aqui, já que possui pedras e mar violento, trata-se de uma das praias mais bonitas da região. Os surfistas gostam de se arriscar nas ondas que chegam a até dois metros. Aproveitando a beleza da paisagem muitos bares estão à disposição de turistas que querem apreciar o ambiente.
 
Olivença - Localizado a cerca de 16 quilômetros de Ilhéus, o distrito de Olivença  é considerado uma estância mineral. As praias do balneário de Toromba são ricas em minerais, e o resultado disso, segundo os locais, é um bronzeado mais duradouro e uma pele mais bonita. A cidade também é palco para vários eventos como campeonato de surfe, festas tradicionais e apresentações de forró pé-de-serra.
 
Back Door - É a primeira praia de Olivença. Seu mar bravo atrai surfistas que querem praticar para o campeonato realizado no mesmo local. Em épocas de maré baixa é mais fácil aproveitar suas águas mornas, já que são formadas piscinas naturais. A paisagem é muito agradável. 
 
ONDE COMER
 
A gastromia baiana é muito rica. São vários os temperos, os ingredientes e sabores bastante picantes para quem assim desejar. Por ser uma cidade de praia Ilhéus conta ainda com inúmeros restaurantes de pescados, com preparos inventivos e saborosos, com a garantia de serem extremamente frescos.
 
Armação – Se já nas praias é possível ver um monte de peixes na parte rasa do mar e pescadores exercendo seu trabalho, nada melhor do que vê-los bem dourados no prato. Neste restaurante a especialidade são os frutos-do-mar em geral. As porções são frescas e bem servidas. 
 
Bumba Meu Boi – Para quem não dispensa uma tenra carne vermelha, o churrasco da casa é feito a gosto do cliente. Se quiser seu prato malpassado, pode acreditar que a carne estará sangrando no prato.
 
Cabana Gabriela – Mais uma das tantas referências a Jorge Amado na cidade. Aqui o forte é a comida baiana. Ideal para tomar uma cerveja gelada acompanhada de petiscos com os amigos e admirar a vista da praia.
 
Boca du Mar - Seus 300 m² de deck são perfeitos para um almoço tropical em frente à praia ou um drinque durante o pôr-do-sol. O cardápio é bastante variado com saladas, petiscos, carnes, massas,  comida japonesa e pescados que são a especialidade da casa. Para beber existem drinques especiais como o Coquetel Boca du Bar 2, inspirado no principal produto da região, feito de vodka, sorvete de chocolate, leite, creme de cacau e chocolate picado.
 
Morro dos Navegantes - Localizado dentro da Pousada Morro dos Navegantes, na Praia do Cururupe, esse restaurante oferece o melhor da gastronomia internacional com deliciosas combinações de temperos, bem ao gosto dos baianos Ainda no hotel, outra opção é ir para a rústica e agradável cabana onde funciona a pizzaria que ficou bastante famosa na região.

Mandarim - Apesar do ponto forte da cidade ser os pescados e a culinária baiana em geral, existem opções diversas como é o caso do Mandarim, que serve os clássicos da cozinha chinesa. O restaurante funciona como self-service e seu ambiente é simples e agradável.

Brasil a Gosto - Para quem estiver passeando pelo centro de Ilhéus e não quiser perder tempo, esse restaurante oferece refeições práticas e rápidas no estilo self-service. À noite, funciona como pizzaria. Está localizado ao lado do Bataclan, uma ótima opção para tomar um café pós-almoço ou cerveja pós-jantar.

NOITE

Para quem procura baladas, a cidade não possui referências muito significativas, mas em compensação bares para tomar um chope cremoso ou drinque com influências tropicais não faltam.

Barrakítika – Um bar restaurante onde é possível apreciar os melhores drinques, uma cerveja gelada acompanhados de deliciosos petiscos de praia, como camarões empanados ou até os cosmopolitas pizza e sushi. O ambiente é bastante descontraído, perfeito para conhecer gente nova, conversar com os amigos ou jogar sinuca enquanto espera seu prato chegar. A trilha sonora vai do rock ao Jazz, passando pelo blues e MPB.
 
Mar Aberto – Um Music Bar adequado aos sabores da Bahia. A trilha sonora fica por conta do forró, axé e música pop sendo possível fugir desse panorama apenas nos dias de jogos que são transmitidos em telões. Mas a casa possui um ambiente legal e está sempre cheio. O restaurante do bar oferece pratos e petiscos variados para acompanhar o jogo o fazer o lanche da madrugada.
 
Bar Vesúvio - Em funcionamento desde 1909, o bar ganhou fama por ser um dos pontos que aparece no romance Gabriela, Cravo e Canela. Seus primeiros donos foram os italianos Nicolau Carichio e Vicenti Queverini e segundo os rumores locais, o sangue quente latino da administração levou o bar a ser palco de diversas intrigas. Para aquele dia da semana monótono em que nada acontece na cidade, bastava ir para o bar e esperar, certamente algo emocionante iria acontecer durante a noite. Atualmente o imóvel pertence ao suíço Hans Koella. Ir para lhéus e não tomar uma cerveja ou café lá, não é ir para Ilheús.
 
Cabaré Bataclan - Cabaré nesse caso está muito mais ligado às atividades típicas de um bordel do que as apresentações artísticas que aparecem na nossa mente quando se pensa por exemplo no Moulin Rouge. Antigamente era frequentado pelos poderosos “Coronéis do Cacau” e ficou na ativa até 1940, quando ocorreu a proibição do jogo no país. A antiga dona se chamava Antônia Machado, mais conhecida e eternizada por Jorge Amado como Maria Machadão. O espaço foi reaberto em 2004 como um espaço para lançamento de livros, apresentações teatrais e vernissages, além de possuir um restaurante, choperia, cybercafé e charutaria.
 
HOSPEDAGEM
 
Acordar e olhar pela janela do quarto para as florestas de coqueiros e o mar azul turquesa de Ilhéus é uma experiência bastante revigorante.
 
Village Back Door – Único hotel com acesso direto para a praia de Back Door com um ambiente rústico e muito charmoso. Cercado de natureza, possui piscina e uma vista maravilhosa da praia. Os quartos são diferentes, com paredes curvas bastante originais.
 
Resort Tororomba – Com estrutura completa de lazer esse resort localizado ainda conta com uma área ecológica anexa ao hotel. Os hóspedes podem conhecer a fauna e flora nativas, visitar a répilca da Igreja do Rio do Engenho e passear pelas trilhas e cascatas próximas. Possui ainda inúmeros serviços como passeios e tours, massagens e serviço de praia.
 
Pousada La Dolce Vita – Localizada na movimentada Praia do Sul, a pousada oferece serviços de alto padrão e suítes com vista para o mar azul turquesa. O café-da-manhã é completíssimo e possui piscina, sauna e agenciamentos para passeios de barco, pescarias e trilhas.
 

Confira os pacotes do Lugares no Mundo para o Brasil e exterior.
Quer mais? Curta o Lugares no Mundo no facebook e fique por dentro das melhores promoções e dicas de viagem.
 
Fonte: Ilhéus Definitivo
Fotos: Definição/ Marta Gaino/ José Gustavo Murt/ Dilton Araújo/ Rodrigo Leite de Almeida. 
 
Última atualização em 13/05/2013 as 14h52

Náthalie Sikorski

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

5 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos