Ilhabela Total!

Mostrar / Esconder thumbs

Guia definitivo da ilha mais querida do litoral paulista.

Por Thomas Iacocca

A Ilhabela é um destino que proporciona inúmeras experiências a quem Adora Viagem, e como nós adoramos viajar e adoramos Ilhabela, aqui vai o caminho das pedras do Lugares no Mundo para você aproveitar ao máximo a ilha.

Antes de Ir

Para quem vai, em feriado ou alta temporada, a regra número 1 é reservar a balsa da travessia (desde São Sebastião) através do site da Dersa (www.dersa.sp.gov.br) ou via telefone 0800 77 32 77. As reservas só são aceitas com 24 horas de antecedência, caso haja disponilidade. A dica é, mesmo que não haja o horário exato em que procure, marque mesmo assim, existe uma tolerância quanto a chegada com a única exigência que se chegue no mesmo dia da reserva.

Praias

Dia após dia, Ilhabela se consagra como grande point de gente bonita, e entre as mais de 40 praias, se encontram todos os tipos de público, paisagens e atmosferas.

Para quem procura agito, nossa recomendação começa pelo Hotel DPNY, um Beach Club autêntico, de fazer inveja aos seus primos europeus e caribenhos.

Localizado no início da Praia do Curral, o local, de estilo auto denominado Hippie-Chic, conta com completa infra para a diversão: belas piscinas, top DJs, corpos sarados (em trajes mínimos) e uma vasta carta de drinks e aperitivos. Nos feriados, é cobrado Day Use em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00 por pessoa, contudo, pode-se usufruir de toda a estrutura do local. A dica é chegar cedo para reservar seu lugar ao sol, neste caso um lounge ou uma enorme espreguiçadeira na beira do mar.

Além do beach club, o DPNY ainda oferece o restaurante Tróia, eleito um dos melhores restaurantes de praia do Brasil. 

Quase como uma cópia da franquia internacional Nikki Beach, no último verão Ilhabela foi presenteada com o Sea Club, mais um beach club que oferece o full packet de entretenimento frente ao mar, com piscina, house music de qualidade, biquínis e muita bebida. Não há certeza que o local irá abrir durante o dia no feriado, mas vale a consulta no site www.seaclub.com.br. 

Por cerca de 3 Km depois da Vila, o centro de Ilhabela, ao norte, estão as praias irmãs, Pinto e Armação. A primeira é local para se relaxar, tomar sol e encontrar amigos aproveitando para experimentar as excelentes caipirinhas das barracas locais. Já a segunda, é um dos points, caso o vento colabore, para praticantes de Kite-Surf e Vela. As duas compartilham de um mar verdinho e sem ondas, com a temperatura certa para espantar o calor.

Se estiver a procura de isolamento e confronto com a natureza, a Ilha oferece praias e cenários ermos, alguns deles somente alcançados através de barcos ou longas jornadas a pé ou de jipe através da mata atlântica virgem local.

A Praia dos Castelhanos, famosa por suas lendas, tesouros, piratas e por seu acesso dificílimo, se encontra ao exato lado oposto da Ilha habitada, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, seu acesso se dá através de uma estrada-trilha ao longo de 30km de selva. A sugestão, caso goste de aventura e tenha glúteos de aço, é fazer um dos passeios guiados com um 4x4 que se encontram por toda a Ilha.

Caso o bolso esteja cheio e disposto a ficar vazio, a dica principal é alugar um barco e desenvolver um verdadeiro pinball entre as praias - inóspitas ou não. No sentido norte, a principal opção é iniciar o Tour parando na praia do Pinto, seguindo pela Jabaquara, uma praia linda mas que lota de turistas em feriados, e demais praias como Praia da Fome, Poço, Eustáquio (somente atingidas por barco) e enfim, Castelhanos. Na praia do Eustáquio existe um restaurante que tem mexilhões como prato único , encoste seu barco e aproveite as águas claras e a exclusividade.

No sentido Sul, caso o mar revolto e incostante colabore, siga sentido Bonete, reduto de surfistas e trilheiros, que enfrentam 4 horas mato adentro para chegar a este cenário idílico, e depois navegue pelo Saco do Sombrio, antigo esconderijo corsário. Um local de aguás plácidas e natureza deslumbrante.

 

Esportes

Além do tradicional jogging beira mar possível por toda a ilha e as caminhadas na areia, a Ilha tem como alcunha principal o título de capital da vela.

Todas as variantes naúticas são possíveis, a escola BL3, www.bl3.com.br, localizada em dois endereços, Engenho D'água e Praia da Armação. Oferece locação e cursos para principiantes e assíduos nas modalidades de vela. Uma dica para marinheiros de primeira viagem é ingressar em aulas de Kite Surf ou Laser e se divertir ao longo do canal. Diversas operadoras também oferecem locação de Esqui, Jet, Parapent, Caiaque e outras brincadeiras.

Em meio a mata e cachoeiras, são algumas dezenas de trilhas, sendo as mais famosas, a própria trilha que leva a praia do Bonete (que aliás, é bem longa) e a da Cachoeira do Gato, na praia de castelhanos.

 

Gastronomia

Normalmente, os melhores hotéis da Ilha e clubs de praia, oferecem uma boa gastronomia, durante o dia, o carro chefe está sempre baseado no trinômio lula a dorê, camarão sete-barbas e casquinha de siri.

Caso queira variação, uma boa pedida pré ou durante praia, é o restaurante Viana, na praia que leva o mesmo nome, um dos mais tradicionais da Ilhabela. Com suas mesas na areia, o local é famoso por sua Casquinha de Camarão, uma invenção local, imperdível.

Para quem não está com paciência de pisar os pés na areia, as opção são ótimos restaurantes como o tradicional Deck, em Itaguassú, o Ilha Sul (rua principal, próximo a feiticeira), famoso pelos camarões e o restaurante Cheiro Verde, na Vila, que alimenta os que estão indo e vindo ao mar com um ótimo PF, a preços convidativos, mas com filas de espera cansativas. 

Para quem passeia na Vila, a sorveteria Rocha é sempre uma opção de tradição, com seus sorvetes a moda antiga e o consagrado picolé de coco.

No início da noite, um bom programa é passear na Vila e experimentar a Pizza a beira mar na Pizzaria Píer, ou então descobrir algum dos restaurantes italianos próximos ao campo de aviação ou ainda, ir ao badalado Marakuthai, aberto a cerca de dois anos, que vêm se consagrando como o ponto de encontro de gente bonita local, com o cardápio contemporâneo mesclado com tendências tailandesas e um incrível visual a beira mar. São é uma opção para se começar a noite em grande estilo.

 

Noite

Ilhabela, ao contrário de Maresias, não é a meca do Clubbing, somente nos últimos anos, com alguma irregularidade, a Ilha vem recebendo algumas festas maiores e mais opções de entretenimento noturno.

Durante a temporada e feriados, o Club Creoula, abre diariamente, o local, pequeno e de decoração rústica, começa a encher lá pelas duas horas da manhã e conta com o mais variado tipo de público. Todas as tribos que queiram sair de casa se encontram buscando ouvir um pouco da música eletrônica presente no local.

O Sea Club, em dias especiais, promove festa com top dj's e atrações exclusivas. Ao redor de sua piscina, as festas costumam receber gente bonita e o som não para ao redor da piscina antes das 8 da manhã. Neste feriado, dia 5, a partir da 17:00, haverá o evento Shine on The Rocks, com presença de estilistas, modelos e disk jóqueis convidados.

O principal de Ilhabela, porém, são as festas e churrascos que acontecem em casas e condomínios, somente para amigos, e amigos de amigos, a dica neste caso é se engendrar na praia e descobrir a mais private mais quente da night.

Última atualização em 11/12/2012 as 09h40

Felipe

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos