Guia São Paulo

Mostrar / Esconder thumbs

Hardcore, Sofisticada e Imprevisível

SÃO PAULO - Capital

Nenhuma outra cidade no Brasil é tão caótica e desigual e - imprevisível. Em uma projeção recente, São Paulo, a atual 5ª maior cidade do mundo em população será a 6ª mais rica até 2025. Mas não é preciso esperar até lá para aproveitar as vantagens desta megalópole cosmopolita e sofisticada. Seus restaurantes oferecem o melhor da culinária brasileira, a noite é a melhor do país e combina novos bares, festas em hotéis-boutique e espetáculos internacionais. A decadência de suas ruas e avenidas ganhou o grafite estampado de artistas brasileiros e estrangeiros. Isso sem falar no que rola a todo momento em cada esquina, em suas praças e parques, em uma cena urbana incessante, criativa e jovem.

 

Por Thomas Iacocca 


Bares/Noite
São Paulo possui uma das noites mais vibrantes do planeta e opções distintas durante toda a semana, ininterruptamente. Assim como Nova York, São Paulo nunca dorme (a não ser quando é necessário se recuperar da noitada do dia anterior). Antes restrita à Vila Olímpia e à Vila Madalena, a noite paulistana hoje é formada por opções tanto no Baixo Augusta, seus novos bares e boates como nas franquias de boates internacionais como a Pink Elephant nos jardins.
 
Vila Madalena
O bairro fica dentro do distrito de Pinheiros e tem muitas de opções de bares, baladas e restaurantes, galerias de arte, lojas de artesanato e cafés. Na área, predomina o clima descontraído e costuma receber clientes de todos os tipos, de executivos a desencanados. Os boêmios geralmente se localizam (e se perdem bêbados) nas esquinas das ruas íngremes e sinuosas. Na Aspicuelta com Fidalga, fica o Filial, o Genésio e o Quitandinha, e todo habituè intelectual sabe que a Mercearia São Pedro fica no alto da rua Rodésia. Outras baladas, como o Grazie a Dio e o Bar Avenida, são conhecidos por suas boas atrações musicais, enquanto “novos” como a danceteria conhecida apenas como “Bar Secreto” (consiga nome na lista) e o Sub Astor, trouxeram descolados e fashionistas para a região.
 
Augusta
A região da rua Augusta, conhecida como reduto de inferninhos e casas de prostituição, vem passando por uma transformação. Não que as casas famosas pelos neons e recepção calorosa não estejam mais por lá, mas casas de shows, teatros, novos bares e um público ávido por baladas  transformou a Augusta, em um dos destinos princiapais para jovens universitários, roqueiros de todas as vertentes, gays e culturetes, fashionistas. Em pouco mais de 12 meses, a Augusta assistiu à abertura de casas como a roqueira Z Carniceria e da moderna e gay-ish Volt, ambas no estilo NY bar. Também estreou o bar e balada Sonique, que reconciliou o público da Vila Olímpia e Itaim com o caldeirão da região, e do simpático Tubaína, que oferece uma ótima seleção de drinks com base no refrigerante de frutas, muito famoso no interior do Estado. Além disso, a região da Augusta, que já contava com as baladas do Vegas e da Alôca (na Frei Caneca), ganhou casas de shows - como o StudioSP e a roqueira Inferno.

Novos Clubes
Dois novos clubes estão agitando a noite paulistana. De um lado, o Hot Hot (no Bixiga), de Flávia Ceccato (ex-Lov.e) e com design de Guto Requena e Alexandre Nino. A casa tem um teto de leds coloridos que se acendem de acordo com o andamento das pick-ups.  O bom humor aparece também no cardápio, com alguns drinks feitos com picolés Rochinha, famosos no litoral norte paulista. De outro, no começo da Brigadeiro Luís Antônio, o Lions Nightclub, de Facundo Guerra (Vegas, Z Carniceria e Volt) e Cacá Ribeiro (Royal), tem inspiração no Lions Club International e em clubes de Nova York, como o 1Oak. A força está na programação musical, de quinta à sábado, que vai do hip hop ao jazz, passando por música latina e blues. Um outro destaque da casa é um painel atribuído à artista modernista Anita Mafaltti descoberto durante a reforma das salas.
 
Itaim, Vila Olímpia & Jardins
Tradicionais pontos de baladas para mauricinhos e patricinhas bem-nascidos ou emergentes, esses bairros também reservam uma programação agitada, com a presença de DJs renomados nacionais e internacionais e uma coleção de bons bares e drinks. Da Pink Elephant, que se tornou famosa entre as celebridades e socialites, à Disco, um dos principais pontos de reunião de playboys e bem-nascidos. E se o que você procura é azaração com corpos malhados e bronzeados e wannabes, uma passada pelo 3p4 e pelo B4 (um easytalkbar acima do Ecco), são programas obrigatórios. A região também tem bares de drinks como o Dry, o Skye, no topo do Hotel Unique, e o Bardot, um dos mais badalados.
 
Barra Funda

Desde que ganhou o D-Edge, há cerca de dez anos, a região oeste da cidade ganhou novo status. A casa, que se destaca pela decoração sinestésica formada por um sistema de leds que obedecem à equalização das músicas nas picapes, continua sendo a melhor opção para as noites de segunda. Há poucos anos, tornou-se moda entre os roqueiros tomar uma Guinness e comer chilli na Casa Belfiori (ou bar do Porção) e curtir um show no Berlim. Seguindo o ótimo senso de oportunidade, os proprietários da Casa Belfiori abriram sua própria casa de shows, o Clube Belfiori, com charmosas cortinas de veludo e um grande balcão. O Clash, com programação eclética, do rock ao eletrônico, é uma boa opção e costuma atrair grande público. Nos últimos anos, a região ganhou o Neu!, que costuma abrigar um público roqueiro e alternativo, o Praga, reduto indie, e a Livraria da Esquina, que funciona como espaço voltado à literatura, durante o dia, e à música, à noite.
 
Gay

Com uma das noites mais agitadas do hemisfério sul e sede da maior Parada Gay do mundo, dá para ter uma ideia da quantidade e variedade de festas voltadas ao público homossexual em São Paulo. As baladas GLS sempre mantiveram estreitas ligações a cultura de clubes. De olho na clientela voraz, quase todo clube tem sua noite gay, como é o caso da Cio (às quartas) e da Freak Chic (às sextas), no D-Edge; a Super Sonique (às quartas) e o Café com Vodka (aos domingos), no Sonique; a Top Top Top, no Vegas Club (às sextas); e a Danceteria, no Hot Hot (às quintas). Da mesma forma, boates tradicionais como a ALôca, passaram a ter um público cada vez mais variado em suas noites pop, como o Grind (às quintas e aos domingos). Mas outras casas, como a The WeekBubu Lounge e a Flex (no Eazy Club) mantêm um público sem concessões. Outras atrações estão localizadas no bairro Cerqueira César: o Franz Café, na Bela Cintra e o Athenas Café e Restaurante e o Vanilla Café, no cruzamento da rua Augusta com a rua Antônio Carlos.
 
Livrarias

O paulistano encontrou em suas livrarias o refúgio que os cariocas encontram na praia. Grandes, pequenas, cults, comerciais, sebos e underground, as livrarias proliferam pelas regiões centrais como Avenida Paulista, rua Augusta, Centro Velho, mas também pela zona Oeste e Shopping Centers. Líder no seu segmento, a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, levou o conceito megastore às últimas consequências com 5 lojas em um mesmo espaço. Também na Paulista, duas outras lojas costumam atrair o público das grandes: a Fnac Paulista, a predileta daqueles também em busca de eletrônicos e DVDs, e a nova Martins Fontes, no começo da avenida. Em Pinheiros, a predileta é a charmosa Livraria da Vila, que conta com um pequeno café nos fundos, e a Fnac Pinheiros, localizada próxima aos sebos da rua Pedroso, onde é possível encontrar uma grande variedade de títulos fora de catálogo. O Sebo do Messias, no centro da cidade, é o maior deles, distribuído em três endereços entre a Praça João Mendes e a rua Quintino Bocaiúva, atrás da Catedral da Sé. Já no Sebo Aliança, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, os leitores podem saborear uma xícara de café Santa Mônica, enquanto folheiam raridades.
 
Gastronomia
A mescla de diferentes ciclos migratórios, com a influência negra e indígena, deu à culinária de São Paulo uma personalidade única. É clichê dizer que a cidade é a capital da pizza - e São Paulo tem mesmo ótimas razões para ser chamada assim. Algumas das melhores são a Pizzaria Esperanza, no Bexiga, as diversas filiais do Braz, a I Vitteloni (em Pinheiros) a Babbo Giovanni (em vários endereços), e a Camelo. Nos últimos anos, restaurantes como o Fasano e o Figueira Rubaiat ganharam a companhia de restaurantes badalados como o D.O.M. e o Dalva e Dito, de Alex Atala, e o Brasil A Gosto, que revisitam a cozinha brasileira moderna com apresentação européia. Outros dois sucessos entre os apreciadores de comida brasileira e italiana, e que já se tornaram clássicos na região da Paulista e Jardins são o Spot e o Ritz. Para quem está interessado em uma comida rápida, um sanduíche no descolado Tostex (o mesmo de Trancoso) ou no intelectual Balcão (repare no Roy Lichtenstein original na parede). Entre os japoneses, o destaque é o Aizomê, comandado por Shinya Koike, e o seleto grupo formado pelo Kinoshita, o Jam e o Nagayama, este com fama de servir a melhor comida japonesa fora do Japão. A tradicional cozinha daquele país também é representada pelos ótimos Tako e o Sushi Lika, ambos no bairro da Liberdade.

Dois núcleos de estabelecimentos para endinheirados, em diferentes regiões da cidade, se destacam pela variedade, pelas calçadas limpas e arborizadas, carros blindados e pelos altos preços cobrados pelos serviços de valet. São eles a rua Amaury, entre Faria Lima e Nove de Julho, no Itaim, e a praça Vila Boim, em Higienópolis. Já a rua Avanhandava, na região central, costuma receber o público e artistas de teatros em restaurantes da família Mancini. São várias opções e, na dúvida, fique com o tradicional Família Mancini. Destino preferencial de migrantes nordestinos desde os anos 70, a cidade conta com representantes da cozinha regional, como o Biu, em Pinheiros, a Casa do Norte, no Butantã, e o Amigos do Picuí, na zona Oeste.
 
Passeios
É comum a queixa entre os paulistanos da falta de áreas verdes e lugares para passeios ao ar livre para pedestres e ciclistas. De fato, a cidade está impregnada da cultura do automóvel privado e o transporte público é deficitário. Como qualquer outra grande cidade do mundo, porém, os paulistanos também estão descobrindo aos poucos que andar a pé ou de bicicleta pode significar um trajeto mais tranquilo e até mais rápido, além de revelar aspectos que não podem ser admirados quando se está atrás de um volante, uma vantagem para os visitantes.
 
Parque do Ibirapuera
O Ibirapuera foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e por Oscar Niemeyer. Em uma área equivalente a 230 campos de futebol, com muita área verde, lago artificial, pista de corrida, ciclismo e quadras de esportes, estão o Museu Afrobrasil, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o prédio da Bienal, a Oca (uma galeria em forma espacial) o Planetário, o Auditório Ibirapuera (uma das melhores salas musicais da cidade), um restaurante e uma lanchonete. É no Ibirapuera que estão também o Viveiro Manequinho Lopes e a praça Burle Marx. O passeio é tranquilo e se não estiver muito em forma, pode optar por conhecer o parque de bicicleta. Basta alugar uma no Portão 3. Prefira a visita à tarde, durante os dias de semana, quando o parque fica vazio.
 
Centro Velho
Ainda que o poder público tenha prometido mais do que cumprido no que diz respeito à renovação do centro velho da cidade, a simples intenção serviu de incentivo para a retomada das atividades da Galeria Olido e para a abertura de outros espaços, como a Galeria Soso de Arte Africana no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Pretos. Ali, no comecinho da avenida São João, está também a Galeria do Rock, um decadente conjunto de boas lojas de street wear, salões de cabelereiro afro, estamparias e lojas de discos. Não muito longe dali, é possível curtir um show e um tomar chopp no Bar Brahma, no cruzamento mais famoso da cidade, Ipiranga com a São João, imortalizado na canção “Sampa”, de Caetano Veloso. Seu apartamento, no Edifício São Thomas, no cruzamento da rua São João com a avenida São Luís, é relatado em Verdade Tropical, seu relato autobiográfico sobre a Tropicália. Da sacada, Veloso costumava observar o Edifício Itália, o prédio mais alto da América do Sul e onde está a sede do Consulado Italiano. É ali, no último andar, que ainda fica o Terraço Itália, muito procurado pela vista e drinks, especialmente no final da tarde. Vale a pena observar atentamente a arquitetura modernista e as amplas varandas de um dos endereços mais disputados de São Paulo, a avenida São Luís. É no mesmo quarteirão a Praça Dom José Gaspar (ou Praça do Piano), onde, aos domingos, artistas se apresentam ao vivo. Ao lado, na rua Martins Fontes, está a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e, no entorno, o Theatro Municipal, com uma programação regular de ópera. Ao atravessar o viaduto do Chá, sobre a Praça Ramos de Azevedo, passe pela Praça do Patriarca sob estrutura do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no caminho para o Centro Cultural Banco do Brasil e para o Prédio do Banespa, segundo maior prédio da cidade. A cidade realmente não tem fim e a visão pode ser um pouco vertiginosa.
 
Museus e Galerias
 
Em 2001, uma exposição com as principais e mais populares esculturas do francês Auguste Rodin, levou mais de 200 mil pessoas à Pinacoteca. A partir dali, parecia que os paulistanos se reconciliavam com os museus da cidade e passaram a acompanhar suas exposições com avidez. Isso levou a uma competição entre administrações dos estabelecimentos públicos e gerou a criação de novos museus, galerias privadas e espaços dedicados à arte. 
 
O arquiteto Lina Bo Bardi é o responsável pela arquitetura do MASP, na avenida Paulista. O museu, uma caixa de concreto suspensa no ar, por si só, já é a principal atração da avenida. No seu interior, além de exposições temporárias, abriga o principal acervo de arte europeia da América Latina.
Do MASP, é possível visitar o Sesc Paulista, o Instituto Cultural Itaú, ambos no início da avenida, a galeria do SESI, próximo ao Parque Trianon, e ainda traçar dois roteiros diferentes: um em direção à região oeste, e outro em direção à área central e norte de São Paulo. Do lado oeste, Pinheiros lidera com boas opções de galerias de arte como a Galeria Choque Cultural, especializada em street art, a Fortes Vilaça, a Galeria Nuvem e o Instituto Tomie Otake. Além disso, é possível encontrar vários pequenos ateliers nas ladeiras da Vila Madalena. No Pacaembu, dentro do estádio Paulo de Carvalho, está o Museu do Futebol e, a poucas quadras, o Museu de Arte Brasileira, na FAAP. Já Pinacoteca do Estado está na região central. O prédio, que abrigou o antigo Liceu de Artes foi reformado e oferece um dos principais acervos de escultura do país. E no entorno está o moderno e popular Museu da Língua Portuguesa,  e a Estação Pinacoteca.

Botecos
Ainda que os novos bares tenham melhorado a apresentação, são os botecos ainda os principais pontos de encontro dos boêmios de São Paulo. Na Augusta, dois botecos, o BH e o Charm, são os prediletos e aglutinam culturetes e modernos. Na praça Roosevelt, uma feia estrutura de concreto ao lado de salas de teatro independentes, ficam os bares do Satyros e dos Parlapatões e o novo Rose Velt, inspirado nos arredores da própria praça. Na avenida Paulista, o Charme, localizado ao lado do Parque Trianon, e com vista para o MASP, é conhecido também pelo bom pf (prato-feito). Em Pinheiros, está o Real, conhecido por ser 24 horas. E no bairro do Sumaré, ao lado do prédio da MTV, a Padaria Real faz as vezes de boteco para os descolados funcionários do canal e para os vizinhos do bairro. Aliás, é a sensação de familiaridade que define a relação entre cliente e boteco. E assim como bairro de São Paulo, todo mundo tem o seu.

Pink Elephant
Rua Gumercindo Saraiva, 289 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2769-2003
http://www.pinkelephantclub.com.br/

Filial
Rua Fidalga, 254 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3501-2880
http://www.barfilial.com.br/

Quitandinha
Rua Fidalga, 242 - Vila Madalena - São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3817-5586

Mercearia São Pedro
Rua Rodésia, 34 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3815-7200
http://www.merceariasaopedro.com.br/

Grazie a Dio
Rua Girassol, 67 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 11 55 3031-6568
http://www.grazieadio.com.br/

Bar Avenida
Av. Pedroso de Moraes, 1036 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 11 55 3031-3290
http://www.avenidaclub.com.br/

Bar Secreto
Rua Álvaro Anes, 97 - Pinheiros - São Paulo – SP
www.sitedobar.com

Sub Astor
Rua Delfina, 163 - Vila Madalena - São Paulo – SP | Tel.: 11 55 3815-1364
http://www.subastor.com.br/

Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho, 1500 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 11 55 3032-7066
http://www.fortesvilaca.com.br/

Espaço + Soma
Rua Fidalga, 98 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 11 55 3031-7945
http://www.maissoma.com/

N’O Café
Rua Harmonia, 506 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 11 55 3032-4669
http://www.no-cafe.com/

Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo – SP | Tel.: 3814-5811
http://livrariadavilahotsite.site.br.com/

Z Carniceria
Rua Augusta, 934 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 11 55 2936-0934
http://www.zcarniceria.com.br/

Volt
Rua Haddock Lobo, 40 – Consolação – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2936-4041
http://www.barvolt.com.br/

Sonique
Rua Bela Cintra, 461 – Consolação – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2628-8707
http://www.soniquebar.com.br/

Tubaína
Rua Haddock Lobo, 74 – Cerqueira César – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3129-4930
http://www.tubainabar.com.br/

Vegas
Rua Augusta, 765 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3231-3705
http://www.vegasclub.com.br/

aLoca
Rua Frei Caneca, 916 – Consolação – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3159-8889
http://www.aloca.com.br/

Studio SP
Rua Augusta, 591 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3129-7040
http://www.studiosp.org/

Inferno
Rua Augusta, 501 – Consolação – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3120-4140
http://www.infernoclub.com.br/

Espaço Unibanco
Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3288-6780
http://www.unibancocinemas.com.br/index.asp

Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3472-2000
http://www.freicanecashopping.com/paulista/

Bristol
Avenida Paulista, 2040, no Center 3 – Cerqueira César – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3289-0509
http://www.playarte.com.br/Cinema/Default.asp?pid=BRT

Disco
Rua Atílio Inocenti, 160 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3078-0404
http://www.clubdisco.com.br/

3p4
Rua Bandeira Paulista, 676 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3078-0288
http://www.3p4.com.br/

B4
Rua Amaury, 244 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3073-0464

Ecco
Rua Amaury, 244 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3079-2299
http://www.eccorestaurante.com.br/

Dry
Rua Padre João Manoel, 700 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3729-6653
http://www.drybar.com.br/

Skye
Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 4700 – Hotel Unique – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3055-4710
http://www.skye.com.br/

Bardot
Rua Clodomiro Amazonas, 260 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3071-2859

D-Edge
Alameda Olga, 170 – Barra Funda – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3667-8334
http://www.d-edge.com.br/

Casa Belfiori
Rua Brigadeiro Galvão, 871 – Barra Funda – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3666-8971
http://www.cbbar.com.br/2009/

Clash
Rua Barra Funda, 969 – Barra Funda – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3661-1500
http://www.clashclub.com.br/

Neu!
Rua Dona Germaine Burchard, 421 – Água Branca – São Paulo – SP | Tel.: 55 11
http://www.neuclub.com.br/

Praga
Rua Turiassú, 483 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2121-2136
http://www.clubepraga.com.br/

Livraria da Esquina
Rua do Bosque, 1254/1236 – Barra Funda – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3392-3089
http://www.livrariadaesquina.com.br/

The Week
Rua Guaicurus, 324 – Lapa – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3868-9944
http://www.theweek.com.br/2008/clubes.php

Bubu Lounge
Rua dos Pinheiros, 791 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3081-9546
http://www.bubulounge.com.br/

Eazy Club
Avenida Marquês de São Vicente, 1767 – Barra Funda – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3611-3121
http://www.eazy.com.br/

Franz Café
Alameda Campinas, 1061 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3057-3160
http://www.franscafe.com.br/

Athenas Café e Restaurante
Rua Augusta, 1449 – Consolação – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3262-1945

Vanilla Café
Alameda Itu, 1408 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3081-2851
http://www.vanillacaffe.com.br/

Livraria Cultura
Avenida Paulista, Conjunto Nacional – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3170-4033
http://www.livrariacultura.com.br/

Fnac
Avenida Paulista, 901 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2123 2000
http://www.fnac.com.br/index.html

Martins Fontes
Avenida Paulista, 509 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2167-9900
http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/index.aspx

Fnac Pinheiros
Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3579-2000
http://www.fnac.com.br/LojasDetalhe.aspx?idLoja=2

Sebo do Messias
Praça João Mendes, 166 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3105-6931
http://www.sebodomessias.com.br/

Sebo Aliança
Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 269 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3107-4809
http://www.seboalianca.com.br/

Esperanza
Rua 13 de Maio, 1004
Braz
Rua Sergipe, 406 – Higienópolis – São Paulo – SP | Tel.: 5561-0905
http://www.casabraz.com.br/index_braz.html

I Vitelloni
Rua Conde Sílvio Álvares Penteado, 31 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3816-3071
http://www.ivitelloni.com.br/

Babo Giovanni
Ria Jamanari, 335 – Morumbi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3771-3666
http://www.babbogiovannipizzaria.com.br/

Camelo
Avenida Juscelino Kubistcheck – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3842-1341
http://www.pizzariacamelo.com.br/

Fasano
Rua Vittorio Fasano, 88 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3062-4000
http://www.fasano.com.br/

Figueira Rubayat
Rua Haddock Lobo, 1738 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3087-1399
http://www.rubaiyat.com.br/figueira/

D.O.M.
Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3088-0761
http://www.domrestaurante.com.br/

Dalva e Dito
Rua Padre João Manoel, 1115 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3064-6183
http://www.dalvaedito.com.br/

Brasil a Gosto
Rua Professor Azevedo do Amaral, 70 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3086-3565
http://www.brasilagosto.com.br/site/

Spot
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3264-6131
http://basilico.uol.com.br/spot/

Ritz
Rua Jerônimo da Veiga, 141 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3079-2725

Aizomê
Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3251-5157

Kinoshita
Rua Jacques Félix, 405 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3849-6940
http://www.restaurantekinoshita.com.br/

Jam
Rua Bela Cintra, 1929 – Jardins – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3473-3273
http://www.jamwarehouse.com.br/

Nagayama
Rua Bandeira Paulista, 369 – Itaim Bibi – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3064-0110
http://www.nagayama.com.br/

Takô
Rua da Glória, 746 – Liberdade – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3209-0134
http://www.tako.com.br/

Sushi Lika
Rua dos Estudantes, 152 – Liberdade – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3207-7435
http://www.sushilika.com.br/

Família Mancini
Rua Avanhandava, 81 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3256-4320
http://www.famigliamancini.com.br/

Biu
Rua Cardeal Arco verde, 776 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3081-6739

Casa do Norte
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1332 – Butantã – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3722-1585

Amigos do Picuí
Rua Clélia, 1017 – Lapa – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3673-4085
http://www.amigosdopicui.com.br/

Museu Afro Brasil
Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera, Portão 10 – São Paulo – SP | Tel. : 55 11 5579-0593
http://www.museuafrobrasil.com.br/

Museu de Arte Moderna MAM
Parque do Ibirapuera, s/ nº, Portão 3 – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 5085-1300
http://www.mam.org.br/

Museu de Arte Contemporânea MAC
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso – Parque do Ibirapuera – São Paulo
- SP | Tel.: 55 11 5573-9932
http://www.mac.usp.br/mac/

Oca
Parque do Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 5572-0985
http://www.parquedoibirapuera.com/oca.php

Planetário
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 5575-5206

Auditório Ibirapuera
Portão 2 – Parque do Ibirapuera – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3629-1075
http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Viveiro Manequinho Lopes
Portão 7A – Parque do Ibirapuera – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3887–6761
http://www.parquedoibirapuera.com/viveiro-manequinho-lopes.php

Galeria Olido
Avenida São João, 473 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3331-8399
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/galeria_olido/espacos/index.php?p=6009

Galeria Soso de Arte Africana
Avenida São João, 313, 2º Andar – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3222-3973
http://www.soso-artecontemporaneaafricana.com/

Nossa Senhora dos Pretos
Largo do Paiçandu – Centro – São Paulo – SP

Galeria do Rock
Rua 24 de Maio, 62 – Centro – São Paulo – SP
http://www.galeriadorock.org.br/

Bar Brahma
Av. São João, 677 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3333-0855
http://www.barbrahmasp.com/portal/

Terraço Itália
Avenida Ipiranga, 344, 41º andar – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2189-2929
http://www.terracoitalia.com.br/

Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3256-5270
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/mariodeandrade/

Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3397-0300
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/teatromunicipal/

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3113-3651
http://www.bb.com.br/portalbb/

Prédio do Banespa
Rua João Brícola, 24 – Centro – São Paulo – SP

Pinacoteca
Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3324-1000
http://www.pinacoteca.org.br/

MASP
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3253-6483
http://www.masp.art.br/

SESC Paulista
Avenida Paulista, 119 – Paraíso – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3179-3700
http://www.sescsp.org.br/sesc/busca/index.cfm?UnidadesDirector=47

Instituto Cultural Itaú
Avenida Paulista, 149 – Paraíso – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2168-1700
http://www.itaucultural.org.br/

Parque Trianon
Rua Peixoto Gomide, 949 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3289-2160

Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3061-4051
http://www.choquecultural.com.br/

Galeria Nuvem
Matheus Grou, 355 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3061-1237

Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201 – Pinheiros – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 2245-1900
http://www.institutotomieohtake.org.br/

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº, Estáfio do Pacaembu – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3664-3848
http://www.museudofutebol.org.br/

Museu de arte Brasileira
Rua Alagoas, 903, FAAP – Higienópolis – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3662-7198
http://www.faap.br/museu/museu.htm

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº - Centro - São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3326-0775
http://www.poiesis.org.br/mlp/

BH
Esquina da rua Augusta com a Luís Coelho – Bela Vista – São Paulo – SP

Charm
Esquina da rua Augusta com a Rua Antonio Carlos – Bela Vista – São Paulo – SP

Satyros
Praça Franklin Roosevelt, 214 – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3258-6345

Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3258-4449

Real
Rua Simão Álvares, 366 – Pinheiros – São Paulo – SP
 
Charme
Avenida Paulista, 1499 – Bela Vista – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3266-3759

Padaria Real
Alfonso Bovero com a Avenida Doutor Arnaldo – Sumaré – São Paulo – SP | Tel.: 55 11 3862-7864

Última atualização em 11/12/2012 as 11h32

Felipe

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos