Guia do Leitor: Montevidéu

Mostrar / Esconder thumbs

Memórias da capital celeste

 O fotógrafo Bernardo Batista já viajou cerca de uma dezena de vezes para a cidade, sempre de navio, e é fã da Ciudad Vieja. Confira as dicas - e muitas das imagens - do Guia que ele criou especialmente para o Lugares no Mundo.

URUGUAI - MONTEVIDÉU

Com a chegada da “Celeste” às semifinais da Copa do Mundo, a capital do Uruguai (ou #Uru) virou trend topic no twitter e despertou a curiosidade de todos. Montevidéu já foi uma das duas principais capitais culturais da América do Sul, ao lado de Buenos Aires. No início do século passado, era para essas cidades - e quase nunca para São Paulo, que as grandes companhias de ópera européias viajavam para as turnês sulamericanas. Hoje, os turistas são atraídos pela herança na arquitetura urbana colonial européia em uma das capitais mais seguras do mundo - e certamente a mais segura da América Latina. Além, claro, de aproveitar para fugir da badalação de Punta Del Leste, onde estão os cassinos e os resorts milionários.

Porto

Hora de dar uma parada e trocar seus dólares por pesos nas casas de cambio. Na frente do Porto há várias lojas. Cada peso uruguaio vale cerca de dez centavos de real.

Feria Plaza Matríz

Bem na praça dia Igreja Matríz (ou De La Constitución), tem uma feirinha de antiguidades com câmeras antigas, objetos pessoais, bibelôs e coisas do tipo. Dá para passar horas de tenda em tenda.
Calle Peatonal Sarandi com Ituzaingo, s/n, Ciudad Vieja

Museo Gurvich

O museu dedicado a José Gurvich (1927-1974) é o que mais gosto e fica logo na entrada da Cidadela. Gurvich era judeu e suas obras contemplam temas religiosos judaicos, cenas do holocausto e também umas cenas bíblicas além de esculturas. Meus prediletos são O Sacrifício de Isaque, Vida no Kibutz, a Morte de Abel e a Pogrom. A entrada custa $30 (R$3) e você ganha um marcador de livro.
Calle Ituzaingó 1377, Plaza Matriz, Ciudad Vieja | Tel.: + 598 (2) 915 7826

Museo Torres Garcia

O museu é dedicado ao artista plástico construtivista Joaquín Torres Garcia. Um souvenirzinho que eu gosto e uso sempre é uma camiseta do mapa da América do Sul virado de cabeça para baixo [reprodução da obra América Invertida, de 1943]. Suas obras são geralmente vinculadas a um texto. Nessa, lê-se: “Nuestro Norte és el Sur”. É você quem decide qual é o valor da colaboração que quer dar ao museu, e, dependendo do valor, ganha um tipo de brinde em troca.
Calle Peatonal Sarandí 683, Ciudad Vieja | Tel.: + 598 (2) 916 2663

Música

A cidade velha é cheia de músicos e artistas nas ruas. Um deles, o Di Pompo, faz um som utilizando um tipo de xilofone suíço eu o conheci tocando na Sarandi.
 

DICAS GASTRONÔMICAS

Já que estamos no Uruguai, o La Corte é o meu restaurante prediletos para comer carne, pancho e enbutidos. Fica na praça da matriz. Na esquina da Sarandi com a Juan Carlos Gomez, está uma filial da rede La Pasiva, o mais badalado.

La Cort: Calle Peatonal Sarandi, 586, Plaza Matriz, Ciudad Vieja | Tels.: + 598 (2) 9160435 / 9163884 / 9157592

La Pasiva: Calle Arocena, 1644, esquina com Schoeder, Ciudad Vieja | Tel.: +598 (2) 600 8965

Café de La Pausa

Fica na esquina da Sarandi com a Trinta e Três. Para entrar, tem de tocar o interfone para que abram a porta e você sobe por um elevador muito velho com uma linda porta pantográfica. Lá em cima você dá de cara com um café com um monte de revistas e livros de literatura e artes e agendas – inclusive exemplares de Clarice Lispector em espanhol!. Entre bolinhos e cafés, há várias outras coisas típicas gostosas. End: Calle  Peatonal Sarandí, 493, 1er Piso, Ciudad Vieja | + 598 (2) 9153856

Café Brasilero

O Café Brasilero, na Ituzaingo com a Rincón, é o mais antigo da cidade e é freqüentado pelo escritor Eduardo Galeano, que o considera sua segunda casa. End: Calle Ituzaingó, 1.447, Ciudad Vieja | tel.: + 598 (2) 915 8120.

HOSPEDÁGEM

Posada al Sur

A pousada é fofa e tem o mesmo clima do Café de la Pausa, bem intelectual uruguaio. Servem café da manha, tem um terraço charmoso e fica na Perez Castellano (entre Washington e Sarandi). End: Calle Perez Castellano, 1424, Ciudad Vieja | tel.: + 598 (2) 916 5287

GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Crédito das Fotos: Bernardo Batista

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos