Gramado e Canela

Mostrar / Esconder thumbs

Cultura brasileira e alemã em uma das serras mais geladas do Brasil

Linda com um ar Alemã. Jardins coloridos que cobrem calçadas e praças, casas que lembram uma vila camponesa da idade média, construções de madeira sobre pataramares de pedra, lagos e rios que quebram florestas e paisagens urbanas...Muito chimarrão e um pouco de história. Muita gente fala que a Serra Gaucha é um pedaço da influência européia no Brasil, mas chegando lá qualquer um percebe que a serra é pura influência brasileira em uma cultura européia.

GRAMADO E CANELA

Elas estão bem pertinhas uma da outra, são duas cidades que represetam o melhor da cultura gaúcha e que devem ser conhecidas em paralelo. Se hospede em Gramado por uma semana e fuja para Canela alguns dias; se hospede em Canela e dê um passeio em Gramado por dia, tanto faz, mas para realmente estar em uma das duas cidades é preciso desvendar os segredos e costumes da outra logo em seguida.

ATRAÇÕES

Na churrascaria Garfo e Bombacha, por exemplo, tem apresentações de dança quase todos os finais de semana, com coreografias importadas dos colonizadores Portugueses, Alemães e Italianos. Vestidos de camponesa em cores exuberantes, tranças, xales, lenços e chapéus de feltro, tudo de mais antiquado faz parte da dança. É bom tomar cuidado e não encarar os dançarinos nos olhos, eles podem te chamar pra dançar também.

Outra dica é o  Parque Knorr, que tem natal o ano inteiro, são 90.000m² de área decorada no melhor estilo polo norte. Além da decoração natalina, o parque tem uma vista panoramica do Vale do Quilombo.

Mesmo que você não esteja viajando com crianças, o Mini mundo é parada obrigatória na hora de esquecer o stress da cidade grande e se entregar ao mundo de detalhes desse parque muito bem planejado. Tudo foi construído num tamanho 24 vezes menor que o normal: as casas, os trens, os aviões, os ônibus, castelos...Tudo em um tamanho minúsculo. Aos estabanados: traquilidade! Os mini cenários são protegidos por uma cerquinha de segurança, os riscos de pisar em alguma coisa são tão pequenos quanto as próprias coisas.

Falando em cenário, na primeira semana de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado. Cinéfilos: reservem a máquina fotográfica, o antigo bloquinho de autógrafos e preparem-se para a tietagem. Nessa época do ano não tem como não ficar curioso e ir conferir, além dos filmes, a turma famosa que passa por lá.

À apenas 8km de Gramado, ao chegar em Canela você vai até sentir o gosto dessa especiaria na boca. A decoração das ruas e os jardins enfeitados são tão doces que é impossível não tirar pelo menos umas vinte fotos.

As cachoeiras em Canela já são congelantes, no inverno então é quase impossível tomar banho nelas e não achar que a água vai te esfolar vivo. Mas a trilha vale pela beleza única das matas do sul. A Cascata do Caracol, em Canela, fica entre uma grande formação rochosa, com árvores altas e água bem gelada. É comum ver campistas corajosos que se instalam por lá de verão à verão, já que o acampamento é liberado no Parque do caracol, onde se esconde a cascata.

GASTRONOMIA

Château de la Fondue

Aproveite a sua ida a churrascaria Garfo e Bombacha para ver as danças típicas, e experimente o costelão. Essa especialidade da casa é um corte de carne assado durante 8 horas por cozinheiros gaúchos. Lógico que tem que ter Fundue em qualquer roteiro de inverno! O restaurante Château de la Fondue pensou nisso, e em seu cardápio o queijinho derretido também abre espaço para o chocolate quente. Além das clássicas frutas e carnes para molhar no chocolate ou no queijo, o restaurante tem até peixe como opção!

Aos que querem algo um pouquinho diferente, o cheff do restaurante Le Monde, Floriano Spiess, já trabalhou na Europa e na Ásia, e de lá trouxe receitas, ingredientes e segredos que, se você é fã de gostos exóticos, precisa conhecer. O serviço à la carte do restaurante proporciona ao cliente escolher uma sequencia de sete ou dez pratos, e uma mesa com saladas fica disposta do lado da cozinha, onde graças aos vidros espelhados conseguimos ver o chef e sua equipe trabalhar. O restaurante, infelizmente, fica aberto só nos finais de semana.

HOSPEDAGEM

Hotel Pousada Quinta dos Marques

Um casarão antigo, com quartos rústicos mas estremamente confortáveis, esse hotel tem paredes de pedra e madeira, e até um espaço Zen num chalé no meio da mata.

Pousada do Engenho

Com menos cara de hotel urbano e mais cara de pousada aconchegante de luxo (sim, ele é tudo isso), a Pousada do Engenho fica em São Francisco de Paula, perto de Gramado. Ofuros e decoração à luz de vela para luas de mel, sala de estar que lembra até um chalé de estação de Ski - apenas pela decoração, não existem lojinhas ali dentro e o ambiente é bem caseiro - e quartos também decorados em madeira.

Gostou? Curta o Lugares no Mundo no facebook e nos siga no twitter!


Créditos: GRAMADO E CANELA

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos