Florianópolis, Praias do Sul

Mostrar / Esconder thumbs

As praias (quase) selvagens dos pescadores manezinhos

As praias do sul, são o refúgio de diversas vilas de pescadores e seus autênticos manezinhos. Os lugares mais desertos e mais tranquilos estão no extremo sul da ilha, onde é possível encontrar praias que beiram o quesito de "praia selvagem".

CAMPECHE E ILHA DO CAMPECHE

Com um visual que se arrasta por mais de três quilômetros com algumas dunas, essa praia com forte ondulação sul é perfeita para surfistas. De tão linda a Ilha do Campeche foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Espalhados pela ilha há cerca de 160 inscrições rupestres acessíveis por diversas trilhas do local. Não pense em sair caminhando por ali, a presença de um guia é indispensável, além de ser obrigatória. A melhor maneira de chegar à ilha é pegar a embarcação que sai da praia de Armação e leva apenas 30 minutos para chegar.

RIBEIRÃO DA ILHA

A primeira a ser habitada em Florianópolis, no século XVI. Há várias prainhas em Ribeirão da Ilha e andar pelas casas coloridas, faz com que o turista se sinta em algum lugar do passado, meados da colonização portuguesa.

ARMAÇÃO

A pequena aldeia de pesca serve de observatório nos meses de julho a novembro pras baleias francas que vêm dar a luz nessas águas mais mornas. É dessa praia também que saem embarcações para a Ilha do Campeche.

MATADEIRO

A praia acessível somente a pé, é refúgio de surfistas que preferem areias mais calmas, com uma natureza impecavelmente preservada de mata nativa.

MORRO DAS PEDRAS

Praia sem construção nenhuma à beira mar, de onde se pode observar apenas a Casa de Retiro, dos padres jesuítas que fora construída com as pedras que existem na praia.

PÂNTANO DO SUL

É dali que saem os barcos de pesca que abastecem diariamente os restaurantes da região com frutos do mar fresquinhos. Reserve um dia pra almoçar em um dos restaurantes dessa praia.

SOLIDÃO

A praia de acesso difícil faz jus ao nome. Se procura refúgio essa é a praia perfeita. Há uma cachoeira no local que forma uma piscina natural de águas geladas.

NAUFRAGADOS

Extremo sul da ilha, prepare o fôlego pra chegar nessa praia com acesso apenas por uma trilha. A praia quase deserta possui uma trilha que leva a um farol construído em 1861, com um mirante que proporciona uma vista linda da praia inteira. Há um bar no meio da praia que serve petiscos.

Gostou? Leia mais sobre Florianópolis e veja dicas de agito, bares, restaurantes e hospedagem. 

Crédito das fotos: Divulgação


Créditos: Florianópolis, Praias do Sul

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos