Florianópolis, Praias do Norte

Mostrar / Esconder thumbs

História, surf e argentinos

A costa Norte é a região da Ilha com águas mais calmas, e nem por isso os surfistas deixam de encontrar ondas por lá. Dividida entre mar de dentro, com praias voltadas para o continente com águas mais calmas e quentes e  em mar de fora, com as praias voltadas para o oceano com águas mais geladas e ondas mais fortes, as praias do Norte agradam todos os tipos de banhistas.

CANASVIEIRAS

É ali que está a maior concentração de turistas latinos e los hermanos por areia quadrada. Passeios de banana boat, escunas, mergulho e caiaque pra nenhum argentino botar defeito e morrer de inveja das nossas praias.

INGLESES

Segunda praia preferida dos argentinos depois de Canasvieiras é agitada não só no verão, como também no inverno com a pesca da tainha e as festas religiosas com apresentações folclóricas. O lado que separa os Ingleses do Santinho é onde estão concentrados os praticantes de sandboard. Uma opção de passeio digno de sultão ou de camelo é a travessia de quatro quilômetros pelas dunas.

CACHOEIRAS DO BOM JESUS

Não é a toa que a praia tem esse nome. Há uma cachoeira que deixa a praia de águas calmas ainda mais bonita.

CACUPÉ

Os poucos turistas que caminham por lá, andam entre a aldeia de pescadores, que cultivam ostras e pesca artesanal. No calçadão há incríveis restaurantes de comidas típicas inclusive de frutos do mar.

JURERÊ

Além de ser freqüentada por bonitões e bonitonas que desfilam pelas areias da praia de Jurerê, o mar é um desfile a parte de iates e lanchas ancorados e ziguezagueando pela orla. Com ondas mais fracas, é ideal para esportes náuticos. Jurerê não é a praia mais bonita da ilha, mas bate o recorde no quesito infra- estrutura. Jurerê Internacional, no canto esquerdo da praia, oferece estrutura completíssima de primeira qualidade. Os badalados lounges a beira mar não deixam duvida. Lá, a areia é chique! Já no canto direito, em Jurerê Tradicional, como o próprio nome diz, conta com a tradicionalidade dos moradores mais antigos dessa parte da ilha.

PRAIA BRAVA

Não subestime o nome dessa praia. Com ondas fortes e repuxo constantes, é a praia perfeita para os amantes do surf fazerem seus floaters e cut backs. A chegada à praia Brava é abençoada por uma linda vista do mirante. Os condomínios luxuosos e a boa infra estrutura faz do lugar um reduto àqueles que clamam por conforto e mordomia.

PONTA DAS CANAS

Outro paraíso freqüentado em sua grande maioria por argentinos. Na praia pequena de águas mais tranqüilas, há uma colônia de pescadores e um restaurante à beira mar.

SANTINHO

De todas as praias, essa é a praia preferida dos surfistas. Uma dica aos que não são adeptos desse esporte: Nade mais pro lado direito da praia, onde você não precisará fugir das inúmeras pranchas que vêm junto com as ondas. Além das belezas naturais, há misteriosas inscrições rupestres que datam de cinco mil anos em um paredão na praia.

DANIELA

Praia calma de águas tranqüilas, quase sem infra- estrutura. No canto há um manguezal, onde diariamente pescadores pescam caranguejos e camarão. Uma das melhores praias pra levar a criançada. No final da praia o rio Ratones encontra com o mar, formando uma lagoa.

PRAIA DO FORTE

O acesso a essa praia se dá por Jurerê internacional. Prepare-se para descer uma estrada íngreme e estreita, mas com visual compensador. Lá embaixo, bares e restaurantes servem frutos do mar frescos e drinks deliciosos.

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Essa praia guarda resquícios e construções dos primeiros habitantes que chegaram ali, por volta do século XVIII. Os habitantes locais ainda conservam certos costumes como a Festa do Divino Espírito Santo, o Termo de Reis e o Cacumbi.

SAMBAQUI

Vilarejo de pescadores e de pessoas que buscam refúgio em uma praia com visual perfeito. Não há pousadas, apenas bares. A comunidade dessa praia ainda preserva as tradições em festas e danças folclóricas como o Boi de Mamão e Pau de fita.

Gostou? Leia mais sobre Florianópolis e veja dicas de agito, bares, restaurantes e hospedagem. 

Crédito das fotos: Divulgação


Créditos: Florianópolis, Praias do Norte

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos