Dá-lhe Tapas

Mostrar / Esconder thumbs

Seguindo as tradições espanholas o Lugares no Mundo saiu num tour gastronômico regado a tapas.

Dá-lhe Tapas!

As tradições espanholas vão muito além de castanholas, touradas, flamenco e paella

 

Salir de tapas é um dos costumes preferidos do povo espanhol e  programa obrigatório àqueles que visitam o país ibérico. Mas calma, não pense em sair pelas calles distribuindo bofetadas e gritando olé. Tapas é o simpático nome dado às pequenas porções de petiscos que originalmente serviam de acompanhamento às bebidas alcoólicas. Ou seja, você chega no bar, pede uma bebida e ganha um aperitivo.

A diversão pode e deve ser considerada um tour gastronômico.  Além de ter a oportunidade de experimentar as tradicionais comidinhas típicas, como jamón, lulas e camarões, é a chance de encarnar um cavaleiro andante, como Don Quixote, e conhecer diversos bares. O legal da brincadeira é comer tapas de bar em bar.

Reza a lenda que as diminutas porções surgiram porque os espanhóis cobriam suas taças de vinho com fatias de pão para evitar que as moscas entrassem em seus copos. Com o passar do tempo, os proprietários dos bares passaram a oferecer acompanhamentos para os pães, e estes eram imediatamente devorados pelos fregueses. Há quem diga, também, que as porções eram servidas para evitar que os cavalheiros saíssem bêbados das tavernas.

Verdade ou mito, a moda pegou nos clássicos e tradicionais bares espanhóis, que muitas vezes, aos olhos dos educadinhos de plantão, podem parecer sujos com suas dezenas de guardanapos, canudinhos e bitucas de cigarro jogadas no chão. Diferente do nosso país — onde sujeira é sinônimo de manter distância —, uma vez lá, não se assuste se alguém do seu lado arremessar papéis fora das lixeiras e muito menos escolha o bar mais limpinho. Quanto mais sujo, acredite, melhor!

Aqui no Brasil, como não poderia deixar de ser, alguns restaurantes importaram o conceito. Para citar casas que trabalham com as iguarias, o Lugares no Mundo elegeu e aprova as cartas do EÑE e do DUI, estabelecimentos que realizaram a árdua tarefa de reproduzir o sabor da cozinha espanhola e, certamente, despertarão a vontade de cruzar o Atlântico para provar as delícias preparadas com queijos, tomates, jamon serrano e outras maravilhas.

Portanto, se alguém te convidar para salir de tapas, na Espanha ou no Brasil, vista suas luvas de boxe imaginárias. A intenção do convite é passar horas agradáveis com divertidas conversas, bebidas e o melhor dos petiscos locais. Orale!!!!


Créditos: Da-lhe Tapas

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos