Curaçao, Gastronomia e Nightlife

Mostrar / Esconder thumbs

As melhores opções pra você se dar bem no Caribe

Uma ilha cheia de pluralidade cultural. Cores, sons, cheiros, sabores... Capazes de envolver a alma, o corpo e o paladar. Uma ilha cosmopolita, mesclada de beleza natural por todos os lados. O Lugares no Mundo selecionou as melhores opções na gastronomia e na vida noturna de Curaçao, e dá essa pra você!

GASTRONOMIA

Se você é do tipo que não gosta de misturas, de temperos, de molhos agridoces provavelmente irá demorar um pouco a se acostumar com a culinária local, então pode contar com um dos inúmeros restaurantes da cozinha internacional. Opções gastronômicas em Curação, não faltam. O café-da-manhã podemos comparar com um original americano, repleto de carne de porco, ovos, panquecas com mel, manteiga de amendoim... Apesar da culinária ser baseada em peixes e frutos-do-mar, todas as carnes são muito bem vindas, frango, carne suína, carne bovina... O feijão por lá é utilizado para o tradicional Tutu, que lembraria bem o nosso, se não fosse o sabor doce. Batatas são sempre requisitadas, assadas, fritas, cozidas... Sem falar nas bananas fritas, e nas porções de Funchi (polenta), que sempre acompanham qualquer prato. Um destaque para as sopas de Caduche (cactos), de Iguana e de Giambo (quiabo).  Para acompanhar tudo isso, levando em conta o calor de Curaçao, a pedida é sempre uma boa e gelada, peça uma Amstel (normal ou Bright – que é mais suave) cerveja holandesa, feita com água dessalinizada e fermentada em Curaçao, ou a Polar, cerveja regional, também muito tradicional na região. Se preferir, opte por Fruit Ponch (suco de abacaxi, com suco de laranja e um pouco de Grenadine – não alcoólico) ou a famosa Piña Colada (com ou sem álcool). Mas não deixe de provar o tradicional Curaçao Blue, produzido na região.

Mercado Velho: Lá é possível encontrar de tudo, principalmente as iguarias mais diferentes e tradicionais da região. Em barraquinhas que se dispõem uma ao lado da outra, escolha seu prato entre Erwten (sopa de arvejas com cerdo), Bami (macarrão com vegetais e carne), Ayaka (wraps de frango), Yuana (iguanas assadas), Sopa de Caduche, de Iguana e de Giambo. Se puder prove a sopa de Caduche que se assemelha a uma sopa verde, com pedaços de carne de porco, e mariscos, ou a de Iguana, que parece muito carne de frango, também acompanhada com pedaços de carne de porco e mariscos. Todas as sopas acompanham uma porção de Funchi. Um pote de qualquer sopa sai U$7.

Fort Nassau: Anestesie-se com a vista noturna mais linda de Curaçao. No topo da colina, na entrada do Schottegat está a fortaleza do século 18 o Fort Nassau, que antigamente protegia a ilha. O restaurante dentro das muralhas da fortaleza serve uma variedade de pratos internacionais com um toque caribenho. Escollha uma de suas mesas distribuídas ao ar livre ou no interior do restaurante, com uma janela panorâmica da cidade e prepare-se para uma refeição digna da rainha Beatrix, da Holanda, que sempre que vai a Curaçao não perde um jantar por lá. Uma dica é o Medalhão de Carne com Tomate recheado, ou a Sopa de Mostarda Cremosa de Salmão Caramelizado. Aberto todos os dias das 12 as 23 horas. Endereço: Seru Fort Nassau; Schottegatweg Oost 82 , Willemstad. Phone: +(5999) 461-3450.

Tempoe Doeloe: O lugar proporciona uma vista incrível de Curaçao, já que foi construído em cima do Morro Parasasa. Um típico restaurante indonésio, com uma decoração encantadora. As mesas externas são dispostas em uma área iluminada por velas e luminárias rústicas, e cercada por muito verde. Um lugar extremamente aconchegante. O cardápio varia a cada dia. Coco e amendoim são as pedidas da casa. Como entrada peça a sopa de Pampoena (mandioquinha). Depois prove o arroz com coco acompanhado de Gado-Gado (vegetais com molho de amendoim), espetinho de frango ou carne bovina e bananas fritas. Se puder prove também a salada de frutas com pimenta. Para beber, Amstel, Polar ou Corona, ou para os não alcoólicos, um suco de Cramberry. De sobremesa prove o sorvete de manga. Média de U$ 35 por pessoa. Serviço: La vista resorts 3-4, parasasa. Tel(+5999)461-2881. mais informações pelo site oficial.

Restorant Komedor Krioyo: Situado em um antigo casarão é um típico restaurante de fazenda. Escolha entre uma opção de carne, e um acompanhamento (arroz, batata, ou funchi). Todos eles vêm com bananas fritas e uma porção de tutu. Endereço: Landhuis Dokterstuin. Tel: (+5999)864-2701.

Omundo: Se procura uma noite mais clássica, com um menu refinado, este restaurante (que também funciona como balada) é sem duvida a escolha certa. Charme e aconchego. Escolha uma das mesas externas, iluminadas por candelabros, ou uma das mesas internas, com sua iluminação baixa. Peça “Pargo a la Parrilla” ou mesmo o "Atum a La Plancha", e não deixe de provar um dos vinhos da carta. È de dar água na boca. Uma dica, se não gosta de barulho e muita gente, não vá ao local nas terças e quintas, ou saia antes das 22:00h - após este horário a casa fica lotada de turistas e alguns locais que vão curtir o som no piano bar, no lado interno da casa. Endereço: Zuikertuintje, Willemstad. Tel: +(5999) 738 8477.

Ásia de Cuba: Quase vizinho com Omundo, este restaurante mescla as cozinhas asiática e latino-americana. Paredes roxas, com decoração marroquina, e uma pista de dança que lota às quintas, sextas e sábados, ao som de músicas cubanas. Peça o tradicional da casa: Carne de pato grelhado com salsa de tamarindo. Endereço: Zuikertuintje weg z/n , Zuikertuintje , Willemstad. Tel: (+5999) 747-9009.

Fishalicious: Para um jantar clássico, com deliciosos frutos-do-mar. Um cardápio completo, com pescas frescas diárias como a solha, bacalhau e pregado, peça a dica de peixe do dia. Um destaque para os pratos de Mariscos frescos, e para a extensa carta de vinhos e champagnes, com selos da França, Argentina, Nova Zelândia e outros países. Nos finais de semana o bar do restaurante oferece no menu uma grande variedade de ostras como petisco. Segunda à sábado até às 22h. Recomenda-se que faça a reserva. Endereço: Loostraat 1 , Willemstad. Tel:(+5999) 461-8844.

Gouverneur de Rouville: Localizado nas margens do rio Otrabanda, você pode ver grandes navios passarem ao seu lado enquanto você aprecia seu almoço, jantar, ou café da tarde. No cardápio uma rica variedade de pratos internacionais. Um destaque para as saladas e o sashimi de atum. Aberto todos os dias das 10h às 22:30h. Endereço: De Rouvilleweg 9 , Otrobanda , Willemstad. Tel:(+5999) 462-5999 .

El Gaucho: Situado no alto da Colina Klein Zuurzak, ele pode ser um pouco complicado de chegar, principalmente para quem alugou um carro e está por conta. Porém as recompensas são ótimas, uma das melhores vistas de Curaçao, onde é possível ver ao fundo um Monastério do séc. XVIII, além de ter uma das carnes mais saborosas e suculentas da região. Prove um dos deliciosos vinhos da carta, e termine a noite apreciando a paisagem. Endereço: Rooi Santu, 620. Tel: (+5999)767-0067.

Wine Cellar: Simples e aconchegante. Com bom atendimento e comandado pelo chef Nico, o menu é composto por pratos frescos, como salmão e cordeiro. Não deixe de provar a lagosta. A carta de vinhos é a especialidade da casa. Aberto de segunda à sabado, das 12h às 23h. Endereço: Concordiastraat z/n , Punda , Willemstad. Tel: (+5999) 461-2178.

NOITE

A noite de Curaçao é bem agitada, basta saber onde encontrar os lugares exatos para cada dia, pois todas as casas geralmente têm programações diferenciadas, e cada lugar bomba mais em um dia da semana. Ritmos africanos e caribenhos se misturam às notas dos estilos sulamericanos e baladas pop. Holandeses, venezuelanos, europeus, alguns brasileiros e locais, se misturam nas noites ao som do jazz, blues, salsa, merengue e músicas africanas, além das regionais letras em papiamento, e do maior sucesso do momento "La mano arriba, cintura sola, da media vuelta, danza Kuduro.." - garantimos que essa letra vai instalar-se em sua mente por muito tempo. 

 Nós separamos algumas opções, mas a melhor dica é você pedir uma indicação à algum curaçaoleno. Por lá todos sabem exatamente o que está pegando naquele dia específico na Ilha, e pode ser que mesmo que você já tenha decidido sua balada, vai encontrar outra cena mais quente.

Mambo Beach: Nas noites de sábado o Mambo é sem dúvida a pedida. O beach club se transforma em uma badalada festa ao ar livre, com DJs, bares, quiosques, restaurantes, tendas, cama de sol e muita música. Salsa, merengue e músicas latinas fazem a cena. Cuidado com seus pertences, qualquer bobeira e poderá ser furtado. Não é cobrada nenhuma taxa de entrada, apenas a consumação. Endereço: Bapor Kibra z/n , Seaquarium Beach , Willemstad. Tel: +(5999) 461-8999.

Omundo: Um restaurante/bar, com uma culinária sofisticada e refinada carta de vinhos, e uma programação diferenciada a cada dia, com jantares tailandeses, italianos, happy hours, e especialmente às terças e quintas, a noite esquenta com a balada à partir das 22:00h. O lugar lota de turistas, em sua grande maioria holandeses, além de locais à procura de “novidades”. Ao som do piano de Juni Juniet, uma dupla de cantores locais fazem uma das noites mais agitadas de Curaçao. Os caras são realmente bons, e as músicas vão desde clássicos de baladas pop às mais calientes salsas. Ao ar livre mesas são distribuídas e um cardápio de petiscos e bebidas pode ser desfrutado com tranquilidade cercados de árvores e luz de velas. Endereço: Zuikertuintje, Willemstad. Tel: +(5999) 738 8477.

Jazz Café Miles: Em homenagem à lenda do Jazz, Miles Davis, esse bar/café proporciona aos turistas e locais uma atmosfera aconchegante, regada ao som do jazz tirados dos mais antigos discos de vinis. Nas segundas-feiras o som é ao vivo com o Jazz Grooves Interdudes. Endereço: Nieuwestraat 42 - P.O. Box 538 , Willemstad , Pietermaai.

Café Tap Maar In: Para um publico mais tranqüilo, que quer fugir das baladas e de azaração, eis este pequeno e charmoso pub, com luz baixa e mesinhas altas na lateral do bar. Ao fundo, bebidas de todas as idades e marcas estão dispostas na prateleira. Todos os dias o lugar funciona como happy hour, das 17h às 19h. Às terças, a partir das 22h, rola um tradicionalíssimo karaokê, onde todos levam realmente à sério a arte de cantar. Às sextas e sábados música ambiente até as duas da manhã. Endereço: Santa Rosa Weg 6 , Mahaai , Willemstad. Tel: +(5999) 562-5822.

Café De Herren: Um clássico café europeu, muito bem freqüentado. Boa música e gente bonita.  Às terças-feiras, desfrute de deliciosos petiscos e uma boa Amstel gelada, ao som ao vivo do guitarrista Hubert Martina. Às quintas-feiras, Cubra Livre a noite toda, ao som do cubano Julio & banda The Express Cubana. E às sextas, é dia de dançar, o espaço se abre para o som da salsa e merengue. Endereço: Salina 131 , Salina , Willemstad. Tel: +(5999) 461-0631.

Asia de Cuba: Um ótimo lugar para quem procura se jogar na pista de dança ao som da salsa-merengue e músicas cubanas a noite toda. Frequentado por turistas e locais. Aberto somente às quintas, sextas e sábados. End: Zuikertuintje weg z/n , Zuikertuintje , Willemstad. Tel: +(5999) 747-9009.

Caribean Lounge Bar: Um lounge bar com uma vista maravilhosa sobre a Baía de St. Anna. Ótimo para ir com amigos, freqüentado mais por turistas.  Um paraíso das bebidas, com mais de 50 tipos de rum, diversos coquetéis, além de champanhe, vinho, vodka e cerveja.Endereço: De Rouvilleweg 9 , Otrabanda , Willemstad. Tel: +(5999) 462-5999.

Sopranos Pianos Bar: O lugar é o ponto mais quente para aqueles que curtem música de qualidade tocadas às notas de um piano, de Frank Sinatra à Elton John. Seus pedidos serão atendidos, é só entregar um papel ao pianista com sua música preferida. Um ambiente aconchegante, com pista ao ar livre regados pelos coquetéis preparados pelos animados bartenders, além de uma extensa carta de vinhos. Acenda seu charuto cubano, peça seu drink e divirta-se. Endereço: The Rif Fort , Otrabanda , Willemstad. Tel: +(5999) 465-4007. 

Princess Casino: Localizado no Breezes Resort, é um dos melhores cassinos da ilha, 270 máquinas caça-níqueis, mesas de blackjack, mesas de pôquer, mesas de roleta... Se você jogar em uma das mesas, todas as bebidas são gratuitas. Alguns dias da semana o Cassino oferece música ao vivo de bandas de Curaçao. Funcionamento das 10h às 04h. Endereço: Dr. M.L. Kingboulevard 78.  Tel: +(5999) 736 7888.

Carnaval Casino: O maior e o mais luxuoso cassino de Curaçao, semelhante à um típico de Las Vegas. Cerca de 400 máquinas de jogos e 25 mesas. Os preços são maiores em comparação aos outros cassinos da ilha, mas as chances de ganhar e os prêmios também são maiores. É comum terem carros importados expostos dentro do Cassino, que são sorteados ao final do mês, entre os jogadores que preencheram seus cupons. Aos finais de semana, bandas ao vivo animam o lugar. Funcionamento das 10h às 04h. Endereço: Baden Powellweg 1, Willemstad. Tel:+(5999) 435 5089. 

GUIA COMPLETO DE CURAÇÃO

Não deixe de ver o guia completo de Curação, com informação cultural, história, dicas de praias, passeios, hotéis... Tudo para você se dar bem nessas terras Caribenhas.

Acompanhe as novidades sobre Curaçao! Acesse o FACEBOOK e TWITTER oficial dessa ilha deslumbrante!

Crédito das Fotos: (1) Hilton, (2 e 3) Juliana Calaf .

 

Créditos: Curaçao, Gastronomia e Nightlife

Última atualização em 13/09/2013 as 13h45

Guilherme Guinski

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos