Curaçao, Caribe

Mostrar / Esconder thumbs

Hipnotize-se com a beleza. Embriague-se com a cultura.

Clichê talvez dizer sobre a euforia que sentimos ao nos depararmos com as águas cristalinas de um azul turquesa infinito, misturadas às areias brancas das terras caribenhas... Exagero comentar sobre a intensidade que envolve nosso corpo entregue ao som da salsa e merengue... Poderíamos justificar tal encantamento falando sobre a sensação de mergulhar em um dos mares mais lindos do mundo, com a mais rica vida marinha, ou então o hipnotizante balé dos golfinhos. E quem sabe se disséssemos sobre a arquitetura holandesa, entre as casas coloridas de Willsmetad, ou o mercado flutuante com frutas e verduras trazidas da Venezuela, com acesso por uma ponte móvel. Ou mesmo os drinks, a sopa de iguana, a sopa de cacto, e o tutu doce de feijão. Lá eles falam 4 idiomas diferentes, tem uma temperatura media de 30 graus o ano todo, estão cercados pelas mais lindas belezas naturais e aproveitam a vida como deveria ser, de forma leve, simples e natural. O Lugares no Mundo volta de uma experiência única, e compartilha com você. Apresentamos com muita hipérbole, uma das Ilhas mais Incríveis do Caribe, Curaçao.

HISTÓRIA

A 60 km da Venezuela, ao lado de Aruba e Bonaire, encontramos uma das ilhas mais apaixonantes do Caribe. Não tão famosa como uma de suas vizinhas, talvez pela pouca divulgação, mas com motivos para tirar o fôlego de qualquer visitante. Curaçao possui uma rica cultura, cheia de histórias, conquistas, batalhas, escravidão, mas o maior atrativo é sem dúvida o deslumbre de suas praias. Paisagens desnorteantes, repletas de cores, de sons, de vida marinha. Um colírio aos olhos de qualquer um.

Sua história começa em 1499, com a exploração espanhola comandada por Alonso de Ojeda, um dos tenentes de Cristovão Colombo, mas que pela ausência de ouro, e em um solo árido demais para a agricultura, repleto de cactos por toda a região, foi batizada de “Ilhas Inúteis”. Desde então batalhas entre Holanda, Espanha, França e Inglaterra foram travadas em conquista do território. Mas 1815, ela se tornou posse definitiva da Holanda até a data mais recente de 10 de Outubro de 2010, quando a ilha enfim ganhou sua conquista como país autônomo.

Diversas hipóteses se dão sobre o nome da Ilha. Talvez porque mercadores portugueses ao cercarem a ilha pensaram que ela se assemelharia ao formato de um “coração” (mas vamos ser sinceros, não lembra nem de longe!), talvez porque eles considerassem a ilha o “coração” da região, ou mesmo porque tripulações doentes de barcos que passavam por alí conseguiam a cura, devido a um hospital de quarentena na região (construção que podemos encontrar até hoje, claro, desativado), e então chamavam de “isla de curación”. Hipóteses por hipóteses, o que nos importa é que Curaçao faz jus ao nome, impossível não deixar o coração se encantar com tanta beleza.

CULTURA

Curaçao é riquíssima em sua diversidade cultural. Músicas, culinária, arte e costumes se tornam uma miscelânea de raízes e tendências. Uma ilha cosmopolita, na qual as pessoas, quase todas, falam quatro idiomas. O holandês é a língua oficial, mas recentemente o papiamento (língua de origem creoula baseada no espanhol, com antigas influências do português e modernas do holandês) também foi considerado obrigatório – você até vai achar que entende algumas palavras, mas se eles se empolgarem em falar com a rapidez digna dos curaçoleños, acredite, você vai estranhar muito! Além destes, nas escolas, as crianças aprendem o espanhol e o inglês. Aliás o ensino em Curaçao é levado a sério. É obrigatório o uso de uniforme em todas as escolas, e em período letivo qualquer criança que for encontrada fora da escola, mesmo que em suas casas, devem ter uma justificativa para a ausência na aula, caso contrário são levadas à delegacia, e seus pais devem justificar sua ausência.

A pitoresca e cosmopolita Willemstad, capital do país, possui uma arquitetura colonial holandesa com construções mantidas por séculos, um dos motivos de ter sido tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1997. Mais o que mais chama atenção na capital são as cores de seus prédios. Verde, amarelo, azul, laranja, vermelho....cada um de uma cor. A história conta que no passado as construções eram todas brancas até o governador da época, justificando que sofria de enxaqueca quando o Sol refletia nas casas brancas, ordenou que todas as casas fossem pintadas, e que deixassem tudo o mais colorido possível. Depois de um tempo descobriram que na verdade, ele era dono da única fábrica de tintas da cidade.

A Baía de St. Anna divide a capital em duas regiões principais: Punda e Otrobanda. Para ir de um lado a outro, é necessário atravessar a Ponte Rainha Emma, uma ponte móvel que se abre toda vez que o canal deve ser liberado para a passagem dos navios que atravessam a Baía. É ali na borda da Baía, que situa-se o Mercado Flutuante, onde são vendidos verduras e legumes trazidos da Venezuela.

Algumas curiosidades são dignas de serem ressaltadas. Você dificilmente vai encontrar alguma mulher que não tenha nas mãos unhas postiças artísticas, com grandes e chamativos desenhos coloridos, e também será fácil perceber um dente de ouro no sorriso de um curaçoleño.

CONHEÇA

Mercado Flutuante: Com um sólido árido, repleto de cactos, e um clima abafado com media de 30 graus o ano todo, a atividade agrícola não teve muito sucesso. Por isso a maioria dos produtos como verduras e legumes são trazidos da Venezuela por barcos que ancoram no Mercado Flutuante, no centro de Willemstad, desde 1960. Eles recebem um visto de permissão de trabalho por dois meses, depois disso eles devem regressar, reabastecer o navio e voltar ao porto, mas a disputa entre os barcos por um lugar no mercado flutuante é grande. Normalmente quando um sai, o outro já toma o lugar. As frutas não são tão frescas se comparadas às do Brasil, mas nem poderiam, por ficarem tanto tempo nos barcos. Para se ter uma ideia dos preços praticados por lá, um pacote com 10 laranjas, por exemplo, custa U$2,50 e uma penca de banana U$1,50.

Galeria Nena Samches: As cores de Curaçao são perfeitamente estampadas nas telas e objetos de Nena Samches, uma artista local que pinta há 12 anos. Nena, que já foi miss Curação em 1966, expressa em suas obras o universo magnético que sente em seu país. São retratos de pessoas, animais, casas, e toda a beleza natural da Ilha.  Suas obras variam de U$500 à U$4.000. Serviço: Aberto diariamente, das 10h às 18h. Endereço: Laundhuis Jan Kok Willibrordus, Tel: (+5999) 8640965/ 7382377. Mais informações pelo site oficial.

Museo Kura Hulanda: Construido pelo holandês Jacob Gelt Dekker exatamente no local onde antes existia uma senzala, que ainda permanece em pé, o Museu Kura Hulanda é um regresso ao passado da história dos escravos locais, em meio a objetos, documentos, pinturas e esculturas, além de réplicas de navios negreiros, objetos de tortura e roupas utilizadas na época. Serviço: Aberto diariamente das 10h às 17h. Endereço: Klipstraat 9, Willemstad. Tel: (+5999)4347765. Mais informações pelo site oficial.  

Compras em Willemstad: Curaçao é considerado um Paraíso Fiscal, portanto o comércio de eletrônicos, acessórios, perfumes e roupas atraem a atenção dos turistas. De Breedestraat, De Heerenstraat e Madurostraat são as ruas mais famosas para as compras que ficam no centro de Willemstad. O edifício Penha, com sua arquitetura de mais de 300 anos, possui uma grande variedade de maquiagens, roupas e acessórios. Por lá, lojas como MAC, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Calvin Klein, Guess, Tiffany & Co, entre outras, podem ser encontradas com ótimos preços.

Seaquarium: O único aquário da Ilha, onde é possível ter o contato de perto com uma grande diversidade de espécies animais. É possível ver shows de golfinhos, nadar ou mergulhar com eles, tanto na lagoa natural quanto em mar aberto. Para os mergulhos é preciso ter certificado de mergulhador. Os valores são de acordo com o programa escolhido. Serviço: Apenas para a visitação é cobrado o valor de U$18,50 para adultos, e U$9,50 crianças até 12 anos. Aberto diariamente das 8h às 17h. Endereço: Bapor kibra z/n. Tel: (+5999) 4658900. Mais informações pelo site oficial

Destilaria Senior & Co./ Fábrica do Licor Curaçao: Fábrica da famosa bebida da região, o Licor Curaçao. Produzido em varias tonalidades, feito com cascas de laranjas, ficou famoso por sua tonalidade azul “Curaçao Blue”. Hoje também existem os sabores chocolate, café e rum com passas. É possível entender o funcionamento e a produção, além de poder comprar licores a um preço ótimo na loja da fábrica. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e a entrada é gratuita. Lá você pode adquirir a um ótimo preço todos os licores Curaçao. O kit com três mini garrafas (chocolate, rum com passas e café) sai por U$10, já o kit com as 5 colorações do licor tradicional (laranja), incluindo o Curaçao Blue, sai por U$15. Endereço: Landhuis Chobolobo, Willemstad, Salina, Curaçao. Tel: (+5999) 599-9-461-3526. Mais informações pelo site oficial.

PRAIAS

Ah as praias...! Estas são dignas de qualquer comentário clichê! O azul turquesa infinito de suas águas cristalinas. Paisagens emolduradas por um céu azul o ano inteiro que anestesiam a alma e hipnotizam o olhar. O Sol, a vida marinha rica e completa. Não há como não poetizar frases ao falar delas. Curaçao é um paraíso dos sonhos, com cerca de 35 praias, desde estruturas mais rochosas até as de areias mais finas. Ótimas para casais, famílias, aventureiros, mergulhadores... Lá você pode tudo.

Trajes de banho colocados, desça à praia de seu hotel, ou alugue um carro, um barco, um catamarã... para enfim ir às praias mais afastadas. Não esqueça seu snorkel para apreciar a vida submersa do mar – verifique em seu hotel onde pode alugar seu snorkel. Mergulho, vela, windsurf, ou simplesmente um banho de mar. E que tal nadar ao lado de golfinhos?

A ilha é mais freqüentada por turistas holandeses e venezuelanos, e muitos casais em lua-de-mel. A maioria das praias são calmas, destinadas para uma tarde tranqüila de Sol. Diferentede algumas de suas vizinhas, a ilha não é destinada para azaração, mas não que isso seja um problema. A tranqüilidade das praias deixa a beleza natural muito mais relevante.

Te damos uma lista com as praias mais famosas de Curaçao, mas há muitas outras a se conhecer. Depende do tempo que ficará na ilha. Muitos passeios podem ser feitos com companhias de turismos da região. A mais indicada é a Tropical Tours, um empresa que atende turistas brasileiros. Abaixo daremos mais informações sobre ela.

Kenepa: Uma das praias mais lindas da ilha, que ganhou um prêmio há alguns anos atrás como sendo a praia mais bonita do Caribe. Uma praia pequena, de areia branca e água cristalina, sombreada por árvores e cercada por estruturas rochosas. Famílias inteiras, casais em lua-de-mel e pequenos grupos de amigos, aproveitam as tardes de Sol para curtirem a tranqüilidade e a beleza desse lugar. De lá é fácil ver turistas e locais saltando de suas pedras rumo ao mar. Dizem que uma parte do filme Lagoa Azul foi filmado alí. E realmente, nós acreditamos. Sua beleza é inexplicável. Leve seu snorkel, ou simplesmente a sua alma. Não espere estrutura de bares e restaurantes, a praia é intimista. Há apenas um pequeno quiosque, no qual você pode consumir água, cerveja, e alguns petiscos. Leve o dinheiro em Florins.

Mambo Beach: Essa é uma das praias mais badaladas da ilha. Sua estrutura compõe um beach club aberto ao público, com bares, quiosques, restaurantes, lounges, tendas e camas de sol espalhadas pela praia. Uma das praias mais freqüentadas por turistas. As noites por alí também são bem agitadas, a balada rola solta em suas areias. Além da beleza de sua paisagem é o point certo para encontrar a galera.  E ser furtado se não tomar cuidado.

Barbara Beach: Uma praia extensa e calma, ótima para nadar e tomar Sol. Por lá iates e embarcações de Vela cruzam o canal da Baía Espanhola.  Pertence ao resort Hyatt Regency, inaugurado em 2010. Aos finais de semana a praia fica cheia de turistas e hóspedes do hotel.

Caracas Bay: Sua ondulada costa permite uma vista completa da península e do famoso Forte Beekenburg (um forte abandonado). Águas calmas e tranquilas, com areia grossa, ideal para um banho de mar, mas muito popular para a prática de snorkel. Muito freqüentada por curaçoleños e também turistas. Por lá é possível encontrar alguns quiosques e restaurantes.

 

Jan Thiel Beach: Muito bonita, com suas águas calmas, é geralmente freqüentada por turistas, e em sua grande maioria holandeses que se hospedam em um dos diversos hotéis e resorts que cercam a praia.

DaaiBooi Bay: Ótima para a prática de snorkel, a pequena baía possui uma borda rochosa. A oeste da praia, existe uma trilha que leva para o campo.

Cas Abou: Esta praia é um pouco afastada do centro e para chegar lá leva uns dez minutos de carro, por uma estrada sinuosa. Muito bonita, de areia branca e águas claras. Ótima para a prática de snorkel e mergulho. A estrutura fornece camas de sol e alguns quiosques para consumo.

Klein Curaçao: Uma pequena ilha afastada de Curaçao. Sua beleza é indiscutivelmente extasiante, com águas claras, de azul esverdeado e areia branca e fina.  Alugue um catamarã, ou faça um passeio com uma das empresas de turismo da ilha. Após cerca de 40 minutos de barco é possível enxergar a beleza desta pequena ilha, que possui o mesmo nome de sua “mãe” por possuir exatamente o mesmo formato, em um tamanho bem menor. Sem estruturas de quiosques, a ilha é deserta. Leve algo para comer e beber, e cangas ou toalhas para estender na areia. E não esqueça o snorkel, a vida marinha por ali é deslumbrante. Tartarugas, estrelas-do-mar e os mais diferentes peixes podem ser visto sem precisar se afastar muito da praia. 

Praia Forte: Com sua areia grossa e marrom e muitas pedras lisas essa praia é o porto dos barcos de pesca. Sua vista, de cima, transforma a paisagem em um belo cartão postal da ilha. Também freqüentada por turistas e locais, mas não com tanta freqüência. Possui várias lanchonetes e restaurantes ao redor.

Porto Marie: A praia, localizada em uma propriedade privada, na parte oeste, é um verdadeiro paraíso para a prática de snorkel e mergulho, suas águas calmas e transparentes guardam uma rica vida marinha. Ótima também para passar uma tarde curtindo um Sol em suas areias brancas e finas.

HOTÉIS & RESORTS

Hilton Curaçao: À 10 minutos do aeroporto Hato e a 5 minutos do centro comercial de Willemstad, O Hilton Curaçao está localizado em frente ao mar na Baía de Piscadera. Com uma paisagem maravilhosa e opções de lazer e descanso, este é uma das opções mais charmosas e confortáveis de Curaçao. Suas duas praias exclusivas permitem aos hóspedes total privacidade. São 196 suítes, divididas entre vista para o mar ou vista para a ilha. Todos os quartos com muito conforto e segurança, ar condicionado, secador de cabelo, cafeteira, cofre e televisão á cabo. Três restaurantes entre culinária internacional e caribenha, italiana e grill estão espalhados pela área do hotel à disposição dos hóspedes, além do bar próximo à praia com ótimos coquetéis tropicais e opções de sanduíches. Sem falar do centro de mergulho, minigolf, quadras de tênis, SPA e academia de ginástica, piscinas adulto e infantil e um cassino estilo Las Vegas. A média da diária fica em torno de U$142. Endereço: John F. Kennedy Blvd. P.O. Tel. (+5999) 4625000 Mais informações pelo site oficial.

Breezes Curaçao Resort, Spa & Casino: O único com sistema All-included em Curaçao. O resort possui uma paisagem exuberante, recheada de entretenimento. São 333 quartos, todos com vista para o mar e muito conforto, com ar condicionado, sofá, varanda com mesas externas, TV a cabo, cofre... Para alimentação, três restaurantes foram espalhados na área externa: O Buffet Jimmy’s, com buffet no café da manhã, almoço e jantar, o Munasan, culinária oriental, onde as comidas são preparadas na hora, no balcão à frente do cliente e o Pastafari, culinária italiana, com uma variedade de massas e uma extensa carta de vinhos. Além disso, dois bares próximos à praia que servem lanches das 11h às 18h, como hambúrgueres, batatas fritas, snacks e sorvetes. Para as tardes de Sol, os quiosques espalhados na área do resort oferecem diversos coquetéis e drinks, peça a tradicional Piña Colada. E não para por aí, você pode descansar e desfrutar dos tratamentos e massagens do SPA, e a noite se divertir no Cassino do Hotel, ou nas apresentações de dança e teatro, ou o karaokê na área próxima aos restaurantes. Muitos casamentos são realizados em suas praias. Endereço: Dr. Martin Luther King Boulevard 78, Willemstad. Tel: (+5999) 7367888. Mais informações pelo site oficial.

Hotel Renaissance: Um hotel de alto padrão, com serviços de primeira linha e um dos melhores cassinos de Curaçao. Suas 237 suítes estão espalhadas pela área do hotel, e se dividem entre suítes econômicas e majestic. Sua piscina de borda infinita é uma das atrações mais hipnotizantes do hotel. Além disso o lugar oferece um grande pólo comercial com mais de 50 boutiques, cafés, bares e restaurantes, estes servem desde culinária local, à cozinha internacional. Sem contar o cinema e o Casino Carnaval, um dos maiores cassinos de Curaçao. Os valores das diárias variam de U$215 à U$2500. Endereço: The Rif Fort , Willemstad. Tel: (+5999)435-5000. Mais informações pelo site oficial.

Hyatt: Inaugurado em 2010, o Hyatt é um dos hotéis mais afastados do centro de Willemstad, mas ideal para casais e famílias, que procuram uma beleza natural indiscutível, com muito conforto, luxo e tranqüilidade. Em frente à praia de Sta. Barbara, hoje sua praia particular, sua estrutura e decoração são impecáveis, cada detalhe foi pensado cuidadosamente.  São 350 quartos divididos em suíte, kings, doublés e quartos exclusivos, fora da área do hotel. Além das piscinas, campo de golfe, quadra de tênis, e todas as práticas aquáticas como windsurf, caiaque, vela... O hotel possui três restaurantes, com uma qualidade e atendimento impecáveis, o Medi, cozinha mediterrânea com uma vista incrível à frente do mar, o Shor, grill e culinária americana, com mesas ao ar livre e o Swim, o melhor lugar para apreciar os drinks no final de tarde, com deliciosos petiscos. Menor valor da diária U$300. Endereço: Santa Barbara Plantation, Porta Blancu, Nieuwpoort. Tel: (+5999) 840 1234. Mais informações pelo site oficial.

Hotel Kura Hulanda Spa e Casino: Uma propriedade de alto padrão, que situa-se onde antigamente era um bairro residencial. Todas as suas 80 casas foram transformadas em “suítes” e mantidas com a mesma estrutura e decoração, apenas com algumas reformas e trocas de mobílias. Com muito charme e conforto, a propriedade Kura Hulanda possui um Spa, um Cassino, diversos bares e restaurantes, e uma área de lazer com piscinas e uma cachoeira artificial. Um destino muito procurado por casais em lua-de-mel, e noites de núpcias, porque muitos casamentos são realizados alí. Valor médio de U$200 a diária. Para as suítes presidenciais, consultar valores. Endereço: Klipstraad, Willwmstad. Tel: (+599) 434 7700.  Mais informações pelo site oficial.

T Klooster: O hotel foi construído onde antigamente funcionava um mosteiro. Toda a estrutura foi mantida da mesma forma, passando apenas por algumas reformas, mas é possível encontrar detalhes de decoração daquela época, como quadros, retratos, imagens de anjos e santos. Um pouco afastado das praias, mais localizados no centro de Willemstad, o lugar, que possui 26 quartos, é ideal para aqueles que buscam no hotel apenas um lugar para descansar e se acomodar. Com um preço mais acessível que os anteriores e todo o conforto necessário. Não oferece atividades de lazer, apenas uma pequena piscina, e um restaurante onde são servidos café da manha, almoço e jantar. Endereço: Abraham de Veerstraat 12, Pietermaai. Valor médio de U$110 a diária. Mais informações pelo site oficial.

TROPICAL TURISMO

A Tropical Tours N.V. é uma empresa de turismo receptivo que atua na Ilha de Curaçao com a maioria do público brasileiro. Seus guias, em sua grande maioria, falam português ou espanhol, e estão dispostos a ajudar o turista brasileiro no que precisar. Além dos serviços de traslados aeroporto - hotel , eles oferecem diversas atividades na ilha, como:

- City Tour: Passeio pela ilha para conhecer alguns pontos importantes como a ponte Juliana, a fábrica de licores, Baia espanhola, a casa de artesanatos e o bairro de Scharloo (mansões coloniais);
- Beach Tour: Praias de Kenepa (Cartão Postal), Porto Mari e a região dos Flamingos;
- Ilha Klein Curaçao: Ir até a ilha de Klein Curaçao em barco Catamarã;
- Sunset Dinner Show: Passeio que dura 4 horas no barco “Mi Dushi Gran Salon”, navegando pela baia Espanhola com um coquetel completo, jantar com DJ e show de dança ao vivo, além de open bar;
- Sea Aquarium: Conhecer as diversas espécies de peixes encontrados no mar do Caribe, assistir ao show dos golfinhos, dos leões marinhos e visitar o Teatro Tridimensional, além de uma visita à praia Mambo Beach;
- Academia dos Golfinhos: Localizada dentro do Sea Aquarium, é possível ter contato direto com os golfinhos, nadar e até mergulhar com eles;
- ATV ou Buggy: Para conhecer o lado Leste de Curaçao;
- Sunset Trip: Apreciar o pôr-do-sol em um pequeno barco, saboreando deliciosos petiscos acompanhados de um saboroso vinho tinto.
- Snorkel na baia de Caracasbay: Onde há um antigo navio naufragado.
- Pesca: No barco “Let’s fish”, pelas praias de Curaçao.

Para reservas e maiores informações: tropicaltours@curinfo.an. Tel: (+5999) 8391580/ 8391581/ 5664342.

DICAS IMPORTANTES:

- A ilha não requer visto para entrar.
- O fuso horário é apenas de uma hora a menos do horário de Brasília.
- A moeda local é o Florim, mas dólar é aceito facilmente em qualquer lugar (só confira seu troco, muitas vezes eles te dão troco em Florim, pelo pagamento em dólar).
- O consulado do Brasil em Curaçao está totalmente à disposição dos turistas, para qualquer dúvida ou ajuda. Endereço: Sta. Rosaweg 33 F (2 andar). Tel. +5999 5250200 Aberto de segunda a sexta feira as 8 as 12h e das 14 as 17h. Email: info@brazilcuracao.com. Site www.brazilcuracao.com.

- GASTRONOMIA E NIGHTLIFE EM CURAÇÃO? Veja o guia completo com todas as dicas de restaurantes, bares e baladas em Curação. Clique aqui.

- Não deixe de acompanhar as novidades sobre Curaçao! Acesse o FACEBOOK e TWITTER oficial dessa ilha deslumbrante!

Gostou? Então nao deixe de curtir nossa página no Facebook, e fique por dentro de outros destinos incríveis.

Crédito das Fotos: Divulgação

 

Créditos: Curaçao, Caribe

Última atualização em 13/09/2013 as 13h33

Guilherme Guinski

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

4 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos