Camocim, Ceará

Mostrar / Esconder thumbs

Uma revanche para a alma

O nome do município de Camocim, no Ceará provém do idioma indígena tupi-guarani. Sua tradução significa “buraco para enterrar defunta”, definição capaz de despertar a curiosidade daqueles que são atraídos pelo inusitado. 

É considerado o último dos municípios do Litoral Oeste do Ceará e está localizado a aproximadamente 370 km de Fortaleza. Para chegar ao local, é necessário pegar a rodovia BR 222, partindo de Fortaleza, até chegar em Sobral. De lá, deve se dirigir até a CE - 085, passando pelas cidades Massape, Senador Sá, Uruoca, Martinopole e Granja. Também existem ônibus de viagem para chegar ao local.
 
Não importa como você pretende ir, contanto que chegue até lá. Isso porque quando você se deparar com as terras Camocim, poderá perceber que, mais do que um buraco para enterrar defunto, o local é na verdade uma revanche aqueles que enlouqueceram paulatinamente nas metrópoles brasileiras. 
 
Seus ares, praias, fauna e, até mesmo, mangue proporcionam a sensação de sangue correndo nas veias. Um local que traduz essas características é a “Barra dos Remédios”. O acesso para lá é um pouco difícil, somente com buggy ou jipe 4x4, mas cada percalço faz com que a chegada torne-se mais prazerosa.
 
No momento em que você avistar o horizonte composto por manguezais, dunas e águas cristalinas, perceberá que uma “overdose” desse remédio não lhe trará efeitos colaterais. Sua areia branca, fina e revigorante serve como antídoto encorajador para seguir em frente e conhecer o território. A praia é bem deserta é a paisagem encontra-se em perfeito estado. 
 
Caminhando pelas dunas da praia, é possível chegar a um trecho que dá acesso a uma lagoa que foi cuidadosamente desenhada pela foz do Rio dos Remédios. Mergulhar em suas águas proporciona a sensação de estar sendo batizado no paraíso. O típico e intenso vento cearense pode incomodar os viajantes desavisados, vale a pensa proteger a vista do movimento das areias, mas não feche muito os olhos, pois essa vista merece ser contemplada. 
 
Seguindo viagem pelas praias de Camucim, é possível chegar à Praia das Barreiras, localizada a 209 km de Fortaleza. Lá o viajante tem a sensação de ser o dono do mundo.  Com um penhasco de areias rubras que levam a um imenso e convidativo mar aberto, é possível perceber que não existem barreiras separando os turistas do paraíso. 
 
As águas são intensas e próprias para surfistas, mas quem não é adepto da parafina, pode estender a tanga na areia e sentir-se um felizardo diante de tanta beleza. O local é habitado por famílias de pescadores, que ainda utilizam suas jangadas nas atividades pesqueiras que realizam. Apesar de ser um ambiente tranqüilo, a praia conta com pousadas localizadas à beira-mar, que disponibilizam conforto e estadia de qualidade aos visitantes. 
 
Se você deseja uma piscina natural, um bom lugar para visitar é a Praia do Maceio. O cenário abriga lindas dunas e manguezais onde é possível ver diversas espécies de caranguejos e se proteger do sol forte embaixo dos coqueiros. É conhecida por ser uma praia com águas calmas e mornas, propícias para o mergulho. Localizada a 15 km do centro de Camocim, para chegar lá é preciso ter um carro próprio para viagens. 
 
Bem próximo a Praia do Maceió está a Praia do Tatajuba. Suas águas são serenas e costumam atrair praticantes de vela, pois no local não é permitido o uso de barcos a motor, por ser uma área protegida pela Lei Ambiental. 
Saindo um pouco das praias e indo para o centro histórico da cidade. Você terá a impressão de ter ocorrido um recorte no tempo e no espaço, pois e região central de Camocim assemelha-se a uma cidade no período colonial. Suas construções parecem não ter sofrido ação do tempo e o chão de paralelepípedo se encarrega de fazer você esquecer-se da cidade grande.
 
Chegar a Camocim pode parecer uma tarefa um pouco difícil, para quem não está acostumado com viagens de aventura e locais onde a natureza predomina. Mas quem tiver a oportunidade de chegar até lá sentirá que quebrar a rotina vale a pena e o retorno para casa pode esperar mais um dia.
 
Se interessou pela bela Camocim? Confira as dicas dos melhores hotéis da cidade, que o Adro Viagem preparou.
 
Gostou da matéria!!! Aproveite e curta nossa página no Facebook e no Twitter
 
Crédito das fotos: (1) (2) Getty Images (3) (4) (5) (6) (7) (8) Divulgação (9) (10) (11) Allan Valeriano

Créditos: Allan Valeriano

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

4 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos