Atacama, Chile

Mostrar / Esconder thumbs

A incrível beleza de uma região supostamente morta

Um lugar que já ficou 400 anos sem chuva, onde a variação de temperatura vai de 0ºC a 40ºC em 24 horas, onde as cores e a infinitude da vista faz você se sentir como se estivesse em Marte, onde é possível encontrar múmias, onde a noite às vezes é clara, onde a Madonna já gravou um clipe, onde a hipoxia é quase sempre inevitável, onde as estrelas são incontáveis..... Se quiser ter uma das viagens mais incríveis que é possível fazer no planeta Terra, o Lugares no Mundo afirma: Vá ao Atacama!

TERRA MUTANTE
 
Explicando o título: Só é possível considerar o Atacama como uma região morta pela dificuldade que as plantas e animais têm para se estabelecer por lá, porque de forma geral, não há nada mais vivo que um deserto. Nada é constante. A temperatura muda bruscamente do dia para a noite, a paisagem se altera ao longo dos anos devido os processos naturais de erosão. As cores do dia tendem ao vermelho e amarelo enquanto que as da noite são esquecidas quando os olhos só conseguem mirar as estrelas agrupadas em quantidades nunca vistas em nenhum outro lugar. Não à toa, o Atacama é o centro mundial de observatórios astronômicos, já que quase não possui nuvens, a altitude é elevada e não há nenhuma cidade por perto. O anti-marketing da nossa introdução mostra apenas curiosidades e mínimos empecilhos dessa viagem para a região de Antofagasta, que vale muito mais do que a pena, e é realmente transformadora.
 
As formas de se chegar lá e o jeito de explorar é bastante pessoal. Lembram-se do André que foi de São Paulo ao deserto de bicicleta? Ele afirma que a sensação de se deparar com o Oceano Pacífico é realmente algo único. Mas se o seu preparo físico não está totalmente adequado para uma atividade assim, é preciso ir com calma. Os médicos afirmam que em lugares de alta altitude, como é o caso do Atacama, o deserto mais alto e árido do planeta, é preciso alguns dias para o corpo se habituar, por isso a falta de ar no começo é normal.
 
A Cordilheira dos Andes é a culpada por tamanha secura, já que funciona como uma barreira da umidade que vem da Floresta Amazônica e do Oceano Atlântico. Mas são as características hostis que fazem do Atacama um lugar incrível para caminhadas, passeios de bicicleta, à cavalo ou 4x4.
 
SALAR DE ATACAMA
 
Localizado a 20 km de San Pedro um estonteante lago salgado no meio do deserto hipnotiza os visitantes. Impossível não se questionar sobre um evento natural tão único. Já no Salar de Tara as colunas vulcânicas e estruturas modificadas pela erosão são muito impressionantes. E se o deserto faz qualquer um se sentir pequeno, espere para encarar os Farellones de Tara, um paredão colossal, que visto de longe até parece um castelo.   
 
GÊISERES
 
Uma atração à parte é conhecer os gêiseres do Atacama. Pela manhã, lá pelas sete horas, águas ferventes são lançadas da terra a até oito metros de altura. São 80 gêiseres ativos. A dica é chegar de madrugada bem agasalhado e quando a temperatura subir pela manhã, já estar com seu calção ou biquíni por baixo para se deliciar nas águas das Termas de Puritana.
 
LAGOAS
 
A típica visão de uma miragem, uma lagoa em pleno deserto. Mas no Atacama as lagoas são de verdade, até porque uma miragem envolvendo flamingos cor-de-rosa não é possível sem o uso de psicotrópicos. Conhecidas como lagoas altiplânicas, é possível ver em suas águas o reflexo das montanhas e espécies que sobrevivem lá apenas pela água disponível. Vale a pena conhecer a Reserva Nacional Los Flamencos, a Laguna Miscanti e a Meñique, sendo que para chegar lá é preciso passar por aldeias que pararam no tempo, como Socaire e Toconao, com povos do deserto que não vivem do turismo, a menos que você queira comprar algum de seus artesanatos como souvenir ou até um sorvete, mas que em geral preservam sua cultura. Passar aqui é obrigatório.
 
SAN PEDRO DO ATACAMA
 
O repouso mais do que merecido após um dia no escaldante deserto. O vilarejo, que está localizado a 6170 metros acima do nível do mar, manteve suas construções coloniais. As casas, restaurantes e hotéis de adobe, passam uma impressão bem rústica, diferente de qualquer outro lugar. E mesmo assim, a estrutura de restaurantes, bares e lojas é incrível, certamente muito melhor do que qualquer visitante espera. Pessoas de toda parte da América Latina e do mundo dividem sua atenção entre tomar um refrescante drinque e conhecer a cultura atacameña, tanto a indígena como a hispânica. Suas ruas estreitas além de conferir um charme a mais no vilarejo, ajudam a proteger construções históricas como a igreja local que possui 500 anos.
 
VALE DE LA LUNA
 

 
O nome se dá pela sua aparência com areia e pedras claras, como se fosse a superfície lunar. Visite o vale no fim do dia para ver inúmeras cores na paisagem. O vento não ajuda muito com a areia, então é válido levar seus óculos de Sol, mas tire para apreciar as tonalidades roxas, rosas, amarelas, laranjas e por fim negras após o pôr-do-sol. Um verdadeiro santuário natural. Vá até o Vale de la Muerte, cujo nome faz menção à total impossibilidade de vida por lá. O lugar mais seco do Atacama, se não oficialmente, pelo menos pela sensação.
 
RUÍNAS DE TULOR
 
Esse nome que remete à terra média trata-se na verdade de uma cidade do ano 2800 A.C. e é um verdadeiro museu arqueológico onde se estima que viveram cerca de 200 pessoas. Muralhas ligam as casas originais, e cactos de até 2 metros de altura estão por toda a parte.
 
BARES E RESTAURANTES
 
La Casona - Para unir o útil ao agradável, a dica é vir para esse bar-restaurante típico, com os melhores pratos da culinária local, além de um bar estilo pub para tomar alguns drinques, ouvir música chilena ao vivo e conversar. A casa onde está o restaurante é bem tradicional, feita de adobe. Localizado na avendia principal da cidade, não tem como não fazer uma parada por aqui. Informações: Endereço: Calle Caracoles, 195, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851 004.
 
Casa de Piedra - Um restaurante que abre o ano todo e serve deliciosos pratos locais e também a tão querida parrillada chilena. Se sua viagem já dura bastante tempo e você quiser variar um pouco, é possível apreciar também os melhores pratos da gastronomia internacional. Vale a pena sentar no seu pátio interior. Informações: Endereço: Calle Caracoles, 225, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851 271.
 
Restaurante Ayllú - Um casinha simples de adobe é a melhor pedida para um lanche rápido e muito saboroso. Pizzas, parrilladas, massas, sanduíches e empanadas feitas no forno de barro. Um dos lugares mais simpáticos da cidade. Informações: Endereço: Calle Toconao, 544, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851 814.
 
Etnico -  Administrado por uma francesa que faz questão de servir todas as mesas, o restaurante possui um ótimo custo-benefício. Ótimos vinhos e por preços justos acompanham pratos delciados da culinária internacional como saladas e risotos. Drinques e petiscos também estão no cardápio. Vale a pena pedir o aperitivo de sushi vegetariano. Informações: Endereço: Calle Tocopilla, 423, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851377.
 
La Estaka - Uma ótima opção para noite. Um ambiente agradável para beber uma cerveja e apreciar os pratos que vem com uma bela apresentação, como o frango com curry servido dentro de um coco. A salada Tabulet de Quínoa é bem refrescante com tomate, pepino, azeitonas, ervas, quínoa e pimentão. O serviço também é bastante atencioso. Informações: Endereço: Calle Caracoles, 259-B, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851201.
 
Café Adobe - Esse restaurante mantém uma estrutura típica para que os visitantes conheçam como era viver nos tempos primordiais do Atacama, com a vantagem de contar com comidas bem mais cosmopolitas, com ingredientes variados e todo o conforto de um estabelecimento moderno. Todos os dias um prato especial, incluindo opções vegetarianas.  Informações: Endereço: Calle Caracoles, 211, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851 132.
 
HOSPEDAGEM
 
Tierra Atacama Hotel & Spa - Esse hotel foi contruído com materiais locais, o que confere a ele uma aprência rústica e relaxante mas sem perder o luxo. Possui apenas 32 quartos, alguns com vista para o vulcão Licancabur e outros com vista para o vulcão e para a cordilheira de sal. Possui uma bela pisicna externa e também um interna aquecida, com cama de bolhas, jatos e quedas d´água. Para o frio da noite, nada melhor que aproveitar as enormes fogueiras que são acessas do lado de fora. Informações: Endereço: Calle Séquitor, sem número, San Pedro de Atacama. Telefone: +56 2 263 0606.
 
Explora Atacama Hotel de Larache - Em Ayllú de Larache, o hotel possui e preserva 17 hectares que pertenceram à comunidade local. Possue um estábulo com cavalos para passeios e um centro astronômico. As suítes são espaçosas e todas possuem hidromassagem. Spa, piscinas e saunas completam o serviço de alto nível. Informações: Endereço: Calle Domingo Atienza, sem número, Ayllu de Larache.Telefone: +55 11 3805 3726.
 
Alto Atacama Desert Lodge & Spa - Localizado abaixo de um enorme paredão vermelho, esse hotel oferece um dos melhores ambientes para entrar no clima do deserto. O restaurante serve pratos da gastronimia local preparados com bastante sofisticação, além da culinária mediterrânea, todos servidos com a iluminação ambiente do fogo. É possível escolher quartos com vista para o forte Pukará de Quitor ou para o Vale Catarpe. Informações: Endereço: Camino Pukará, sem número, cerca de 15 minutos de San Pedro de Atacama. Telefone: +56 2 912 3945.
 
Hotel Awasi - Um hotel boutique bastante exclusivo, com capacidade para apenas 16 pessoas. Privacidade e serviços personalizados são o ponto forte da equipe. O ambiente é muito aconchegante e charmoso, com piso de madeira e espaços à céu aberto. Cada suíte conta com pátio privativo, cobertores de alpaca, solarium e chuveiro externo e interno. Os passeios ofereceidos pelo hotel são individuais, então cada hóspede pode contar com um guia particular. Informações: Endereço: Centro de San Pedro de Atacama. Telefone: +56 55 851 460.
 
Atacama Adventure Camp - Para quem não sabe, é possível acampar com conforto e qualidade, e sim, existem barracas de luxo. Essa é a proposta para quem quiser se hospedar nesse belo lugar do deserto, o oásis de Tilomonte, localizado a cerca de 120 quilômetros de San Pedro de Atacama. Pratos preparados na fogueira com capricho, bar aberto até a meia noite e passeios de bicicleta, motos de quatro rodas e caminhões pelo deserto. Aproveitar de perto o Atacama e ter conforto, costuma sair por cerca de US$1770 por pessoa para três dias. Informações: O acampamento no deserto deve ser feito por alguma agência de viagens como a http://www.travelatacama.com.
 
QUEM LEVA?
A LAN tem promoções imperdíveis para você que planeja suas próximas férias no Chile. Não deixe de conferir os preços especiais, clicando aqui
 
GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO E CURTA A PÁGINA DO Lugares no Mundo NO FACEBOOK PARA FICAR POR DENTRO DOS MELHORES DESTINOS.
 
CRÉDITO DAS FOTOS: DIVULGAÇÃO, RICARDO FELICE, LILIANA PILAR E PATI BECHE, GUILHERME SPENGLER.

Créditos: Atacama, Chile

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lucas D.

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

9 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos