Aruba - Alegrias Intermináveis

Mostrar / Esconder thumbs

Sol na medida certa para se curtir o ano todo

Abençoado por Deus, assim podemos descrever o clima de Aruba. Uma das grandes belezas do Caribe, ficou mundialmente conhecida por ter um dos climas mais gostosos e lindos do mundo. O grande astro sol da o ar da sua graça em quase todos os dias do ano – claro, algumas chuvas ao longo do ano se fazem presentes e bem vindas, principalmente pela vegetação da ilha. Contudo, Aruba está ao sul da rota de furacões do Caribe, sendo praticamento nulas as ocorrências de grandes tempestades.

Durante o ano a ilha recebe cerca de 408 milímetros de chuva, principalmente entre o período de outubro a janeiro. Os bons ventos do Caribe sopram tranquilamente em Aruba, em 95% do tempo de nordeste para sudeste, chegando a velocidade média de 27 Km/h. A temperatura média é de 27,7°C. Maio a outubro são os meses mais quentes e os meses mais frios – porém ainda muito agradáveis, são de dezembro a março.

Praias

Um verdadeiro paraíso tropical, Aruba é o destino perfeito para todos os tipos de turistas, sejam casais, famílias com crianças, ou grupos de amigos, com todos os tipos de praias. Com areias brancas e finas feito talco e um mar de um azul sem igual, é impossível não ficar maravilhado com a beleza natural da ilha caribenha:

Palm Beach: é a praia certa para quem procura agito. É nela que ficam os majestosos resorts e de onde sai a maioria dos passeios de barco.

Ilha Renaissance: a única praia particular de Aruba, fica numa ilha pertencente ao Hotel Renaissance. Para chegar até lá, é preciso pegar um barco que sai do hotel. Se você tiver sorte, vai ver muitos flamingos e iguanas por lá. 

Eagle Beach: uma praia enorme, fica a 5 minutos de carro de Palm Beach e é tão linda quanto sua vizinha, com a diferença de ser muito mais tranquila. Por lá, é mais fácil encontrar um lugar à sombra, e suas caminhadas serão bem mais tranquilas.

Arashi Beach: a praia mais charmosa de Aruba, com as casas mais bonitas. Não tem estrutura, por isso é preciso ir previnido, levando bebidas e lanche. Ótima para quem curte mergulhar de snorkel e gosta de sossego.

Baby Beach: tem infraestrutura completa de bares e restaurantes e é fácil achar cadeiras para alugar. Sem ondas, é ótima para crianças e para quem curte mergulho com snorkel.

O que fazer

Além das maravilhosas praias de águas límpidas e da incrível fauna e flora, Aruba ainda oferece diversas possibilidades para a prática de esportes. Marítimos ou terrestres, são várias opções desde atividades mais simples até as mais radicais. Aí vão algumas opções:

Kitesurf e Windsurf

Com ventos estáveis que variam entre 30 e 40 km/h e diferentes pontos de águas calmas ou ondas desafiadoras, a ilha torna-se um ótimo local tanto para iniciantes e amadores como para profissionais. Aruba também é bastante conhecida pelo Torneio Mundial Amador Hi-Winds de Windsurf eKitesurf, realizado nos meses de junho ou julho.

Principais praias de kite e windsurfing:

- Fisherman’s Huts: águas calmas e rasas, indicada para iniciantes.

- Arashi: a uma milha de Fisherman’s Huts, possui águas mais profundas, pequenas ondas e vento um pouco mais forte.

- Westpoint: águas mais escuras e ventos fortes, indicada para os mais experientes.

- Boca Grande: ótimas ondas para todos os níveis. A baía apresenta ondas mais leves, porém emoção garantida, para os menos experientes, já os surfistas mais aventurados podem ir mais longe onde as grandes ondas quebram.

Scuba Diving

Os mergulhos em Aruba são famosos por suas belas formações de corais e incríveis navios e aviões naufragados. Lá também se encontra o maior naufrágio do Caribe, o Antilla, embarcação com mais de 120m de comprimento. São mais de 20 locais de mergulho, todos protegidos por leis ambientais, e mantêm uma vida marítima rica e exótica. As profundidades de mergulho variam de 6m a 45m.

Pesca em Alto Mar

Circundada por águas temperadas, Aruba apresenta abundância e variedade de peixes de pesca esportiva. Navegue em águas profundas em busca de Marlins, tubarões, barracudas e albacoras. Uma dica é reservar um horário com no mínimo um mês de antecedência devido à grande procura por esta modalidade.

Caiaque

Por ser uma prática que mescla esporte com um belo passeio na exuberante paisagem de Aruba sem danificar a natureza, o caiaque vem crescendo em popularidade. Pela costa ao redor da ilha, se torna uma experiência única explorando águas límpidas, ao lado de florestas de mangue e contemplando as diversas formas da vida marinha.

Ciclismo

Por ser uma ilha pequena e de terreno plano, uma boa opção é alugar uma bicicleta e explorar a paisagem terrestre de Aruba. Por ter um clima quente, é sempre bom levar uma garrafa de água e bastante protetor solar.

Passeio de Submarino

Tem uma versão para todos e outra para os, digamos, mais corajosos. Na primeira, embarca-se em um “semi-submarino”, um barco cujo andar inferior tem janelas de onde se pode espiar o fundo do mar e se maravilhar com a explosão de cores da fauna submarina. Já na segunda, o visitante embarca em um submarino de verdade e aproveita o visual incrível a mais de 40 metros de profundidade.

Passeio de Jipe

Enquanto Aruba é cercada pela vastidão marítima, uma boa parte de seu interior é ocupada pelo deserto. Quem quiser, pode subir num Jipe e desbravá-lo num passeio radical, encontrando ruínas e construções antigas pelo caminho, para no final voltar a encontrar-se com o mar, numa praia deserta de águas cristalinas cheias de peixinhos.

Compras

E já que sombra e água fresca não são suficientes para alguns, há um lugar em Aruba reservado para as compras. No Renaissance Mall, você encontrará as melhores grifes do mundo e poderá saciar a sua sede por luxo – ou sua fome, com uma bela refeição em um de seus restaurantes.

 

Imagens: Divulgação

 

Este post é um publieditorial

Última atualização em 15/12/2014 as 01h15

Guilherme Guinski

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

1 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos