Angra dos Reis Definitivo

Mostrar / Esconder thumbs

Aos amantes da natureza

Com paisagens exuberantes, Angra dos Reis é um destino famoso do Rio de Janeiro, o preferido entre os amantes da natureza. Mergulho, trilhas, camping, cerveja gelada nos quiosques à beira mar, e muito verde. Conheça mais sobre Angra dos Reis com o Lugares no Mundo.

Thomas Iacocca

PRESERVAÇÃO NA HORA CERTA
 
No passado, o ponto que hoje é o mais movimentado de Angra, a Ilha Grande, era palco do presídio de segurança máxima que abrigava os presos mais perigosos do país. Hoje, celebridades nacionais e internacionais disputam à tapas, para conseguir comprar ilhas ou terrenos por lá, e construirem seus belos refúgios. De certa forma esse passado criminal de Angra dos Reis se mostrou bastante benéfico, já que as praias da cidade começaram  a ser procuradas como roteiro turístico em uma época onde já havia um pouco mais de consciência ambiental, por isso a região esta muito bem preservada.
 
MELHORES PRAIAS
 
Para os fissurados em mergulho, opções não faltam. E para quem gosta de passar o típico dia na praia, as paisagens favorecem e muito.
 
Contorno:
 
Praia Grande - Uma das praias que mais lota no verão. Se for para lá, pode contar com muita música ao vivo, petiscos variados e a sagrada cervejinha gelada. Perfeita para solteiros que querem conhecer gente nova. Quiosques e restaurantes não faltam.
 
Praia do Tanguá - O local era antes a Fazenda Tanguá, com estilo colonial e uma praia só para ela. Hoje, é cenário para um hotel 5 estrelas , o Vila Galé Eco Resort e o acesso à bela praia é reservado apenas para os hóspedes, o que a faz ser bastante vazia o ano todo.
 
Praia da Gruta - O fato de ser uma praia praticamente deserta fez com que sua vizinha passasse a ser conhecida como praia do topless. Você, mulher, que estiver por lá e que não gostar de ficar com marca do biquíni, não se assuste com moitas e pedras que se mexem e fazem barulhos. São apenas características ambientais do local. Continue tomando Sol.
 
Praia da Enseada - Com o pôr-do-sol famoso pela beleza, os viciados em fotografias com esse tipo de iluminação vão poder se divertir bastante. O Pico do Frade também é algo muito bonito para fotografar e para quem estiver apto e tiver o equipamento, escalar. Se você não gostar da sensação de dificuldade de se movimentar, não entre na água já que o fundo é coberto de lama. Isso ocorre pela proximidade do maior manguezal da Baía da Ribeira.
 
Ilha da Gipóia:
 
Praia de Jurubaíba - Bastante movimentada. Todos os finais de semana inúmeros barcos ficam estacionados na enseada e são transformados em bares flutuantes.
 
Ponta Leste:
 
Praia das Éguas Grande - Se você gosta de tomar Sol e ficar deitado na areia por horas e horas seguidas, cuidado! A faixa de areia dessa praia é bem estreita e o risoc de você acordar com suas coisas indo embora para o mar é grande. Mesmo assim é uma praia que sempre está muit cheia
 
Praia da Baleia - Saindo da praia da tartaruga, basta seguir a estarda para encontrar um estacionamento improvisado. Logo adiante uma pequena trilha com uma escada, bem esculpida por sinal, levam até essa pria com o mar super tranquilo, que a faz parecer mais uma lagoa. Com bastnate sombra é perfeita para um pequeno churrasco com amigos.
 
Centro:
 
Praia Brava (BR 101 Sentido Santos) - É brava na medida certa para surfistas. O mar é morno e agitado e a profundida é de 4 metros, bom para quem sabe que vai cair da prancha mas arriscado para quem não sabe nadar muito bem, já que a correnteza é forte. Costuma ficar bem cheia em altas temporadas.
 
Praia da Garatucaia (BR 101 Sentido Rio) - Por ser a praia mais procurada nesse lado da Rodovia, opções de comes e bebes, assim como serviços, não faltam. Outra praia com mar agitado, bom para surfar.
 
Ilha Grande:
 
Gruta do Acaía (Na praia Vermelha) - Um passeio muito interessante para os exploradores de plantão. Nos últimos tempos a gruta está bastante abandonada e a segurança não é mais garantida como foi há um tempo atrás. Após longos trechos sem sinalização nenhuma, a própria recepção ao chegar lá não é das mais simpáticas com uma placa escrita em um português medonho que manda o visitante retornar. O ideal é ir em grupos grandes com auxílio dos guias que ficam nas praias ao redor.
 
Praia de Araçatibinha - Bastante vazia nos demais dias do ano, o movimento é razoável na alta temporada. Para quem gosta de lendas, a dessa praia é que um pirata escondeu seu tesouro nas areias de Araçatiba e para protgê-lo, enterrou seu escravo junto para que tomasse conta do que era seu. Se acredita em lendas e na paciência do escravo, leve sua pá.
 
Praia de Araçatiba - Uma das parias clássicas de Angra sendo que é possível ver peixes nadando na parte rasa do mar com frequência. Possui inúmeros bares e o cheiro de peixe frito incita qualquer um a pedir o prato acompanhado de uma cerveja. Com sorte é possível perceber que seu prato é extremamente fresco, diretamente das mãos dos pescadores que moram e trabalham por lá...mas pensando bem, talvez você não goste de ver essa cena.
 
Lagoa Azul - Essa Lagoa, na verdade é um pedaço de mar na Freguesia de Santana, com areias bem brancas e água incrivelmente transparente. A sensação de nadar lá é a de estar em um aquário devido às centenas de peixes de várias espécies presentes, que não se importam nem um pouco com os turistas
 
Saco do Céu - Uma das cenas mais belas de se ver na Ilha Grande, principalmente à noite. De dia, por estar cercado de manguezais, as mais variadas vidas marinhas convivem em perfeita harmonia, a menos que aconteça uma briga de caranguejos. Mas a noite, uma espécie de fitoplâncton fosforescente deixa a paisagem ainda mais bonita. Isso ocorre quando a água está agitada, então a dica é fazer um passeio de barco com remo para ver a cena surpreendente.
 
Praia de Lopes Mendes - Na parte externa da Ilha Grande é a praia mais frequentada. Boa para o surfe, mergulho e banho se cada um não interferir nas atividades do outro.
 
Praia de Dois Rios - Essa é a praia que abrigou o Presídio da Ilha Grande. Entre suas histórias notáveis estão cenas cinematográficas de fuga como a de um traficante conhecido como “Escadinha” que fugiu da prisão em 68 agarrado na escada de um helicóptero que veio justamente para seu resgate. Graciliano Ramos e Fernando Gabeira também passaram por lá como presos políticos. Já o travesti Madame Satã foi preso sob a acusação da morte do compositor e cantor Wilson Batista em uma briga de bar na Lapa, na capital. Após ser solto, ele se manteve em Angra trabalhando em restaurantes, tanto é que a sua receita de moqueca de peixe com molho de coco é encontrada até hoje em vários lugares, e como homenagem, leva seu nome.
 
Extra:
 
Ilha dos Meros - Para os caçadores aquáticos que estiverem de barco é a mais indicada, mas suas águas agitadas exigem preparo profissional. A parte externa da Ilha Grande é uma das mais perigosas quando o tempo não está bom.
 
CHIVAS ISLAND - A BALADA
 
Entre a praia Grande e a do Frade, está localizada a Ilha da Mandala, mais conhecida como Chivas Island. A ideia foi fazer uma espécie de mini-Ibiza nos seus 30 mil metros quadrados.  Ao redor da ilha, iates e lanchas brigam por uma vaga, e do Porto Marina, a cada 30 minutos o serviço de barco traz mais e mais pessoas para aproveitar tudo o que o que o espaço tem a oferecer. Aulas de salsa na praia, massagem, restaurantes, piscinas naturais, trilhas e claro, uma casa noturna com capacidade para 1500 pessoas e DJs renomados. E diante de inúmeras possibilidades de bebidas, não deixe de provar o drinque Royale, com o carro chefe da casa, o uísque, acompanhado de suco de maçã, isso se misturar o destilado com outras coisas não for uma heresia para você. O funcionamento"da estrutura do Chivas Island é só em temporadas. End: Chivas Island. Rio-Santos km 101.
 
COMER E BEBER
 
Le Bistrot Chez Dominique - No condomínio Porto Frade, um dos mais elegantes de Angra. Esse típico bistrô segue o estilo artesanal da culinária francesa. Ideal para apreciar a bela paisagem à dois sobre o deck à margem do canal. O sucesso da casa são os filés com variados preparos e molhos.
 
Ananás - Para chegar ao restaurante é preciso passar pelo Shopping Piratas. São dois ambientes, o interno e o externo à beira mar com vista para filas de barcos estacionados. A melhor pedida em uma noite quente é sentar na parte de fora para observar a paisagem, acompanhado de uma das caipirinhas tropicais muito famosas do restaurante, com temperos e ingredientes marcantes.
 
Conversa Fiada Botequim - Um nome adequado quando o assunto é um botequim clássico. Ideal para petiscos acompanhados de uma boa cerveja, sendo que o destaque é para os espetinhos. A pura definição do espírito boêmio carioca. Pessoas interessantes para jogar conversa fora não faltam.
 
 
HOTÉIS
 
Portogalo Suíte Hotel - Em meio as maravilhas naturais da Ilha Grande e do lado da marina mais equipada da região, está esse hotel que aproveitou a bela paisagem que o cerca para oferecer um transporte muito interessante para seus hóspedes até a praia, o teleférico. Conta ainda com todo o conforto possível de se ter em um hotel, como piscina, sauna, massagem, dois bares e um restaurante com vista panorâmica, perfeito para uma refeição leve e tropical. Duas diárias custam a partir de R$345 mais a taxa de 5% para os quartos mais simples e podem ir até R$882, mais taxas, para as Suítes Duplex em alta temporada.
 
Hotel do Bosque Eco Resort - Em estilo rústico, os 300.000m², sendo 700 só da piscina, deste hotel entre Angra e Paraty são perfeitos para quem quer aproveitar bastante a natureza. Para chegar a praia é necessário atravessar o Rio Mambucada, para então se deparar, entre o mar e o rio, com um enorme quiosque que oferece todas as opções gastronômicas que alguém pode desejar. Além da estrutura do hotel, é possível também fazer passeios ecológicos, rafting, trilhas, rapel, esqui aquático, windsurfe, canoagem, enfim, o contato total com o verde para depois passar a noite no conforto de um quarto bem equipado. Os preços de duas diárias vão de R$353 a R$712.
 
Vila Galé Eco Resort - O renomado grupo português de hotéis elaborou um resort de primeiro mundo com toda a brasilidade de Angra dos Reis. Em frente a exuberante praia do Tanguá, o hotel conta com a infraestrutura de lazer mais completa da região. O complexo aquático conta com 1500m² além das jacuzzis. É possível fazer passeios de escuna, lancha e Jeep pela Mata Atlântica.  Já entre as opções gastronômicas, estão o Restaurante Toscana, com os melhores pratos da Itália e uma extensa carta de vinhos, o Casa da Fazenda, construído ao ar livre para apreciar um belo e suculento churrasco na parte da tarde, o Bar Submarino ideal para uma caipirinha enquanto se aproveita o Sol e a piscina ao mesmo tempo nas cadeiras submersas, a Cozinha do Mar que além de servir as especialidades de praia realiza jantares temáticos,  o Blues and Jazz que é um piano-bar para drinques e música ao vivo e por fim a casa noturna The Pub, que abre à partir das 22h mas só às 23h que o local fica cheio. Para se hospedar é necessário fechar um pacote com a rede, que pode incluir até passagens aéreas, portanto o preço varia bastante. O pacote com passagens aéreas de ida e volta, translado do aeroporto até o hotel, sete dias de hospedagem no quarto standard com o regime all included costuma sair por cerca de R$2400. 
 
 
GOSTOU? DEIXE UM COMETÁRIO E CURTA A PÁGINA DO Lugares no Mundo NO FACEBOOK PARA FICAR SEMPRE POR DENTRO DO QUE HÁ DE MELHOR NO MUNDO DO TURISMO.
 
CRÉDITO DAS FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Créditos: Angra dos Reis Definitivo

Última atualização em 21/01/2013 as 15h19

Felipe

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

2 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos