A Provençal Avignon

Mostrar / Esconder thumbs

O sul da França transpira história

Cidades medievais são sempre apaixonantes para os admiradores de arte e história. Avignon, no sul da França não poderia ser diferente. Conheça mais sobre o lugar que causou a rixa entre os papas com o Lugares no Mundo.

CULTURA E TRADIÇÃO: ESSA É AVIGNON
 
Muitos povos e nacionalidades passaram por aqui. Habitada desde o tempo dos celtas, a cidade foi consagrada como cidade oficial dos papas, em 1309, durante o domínio italiano. Para resumir a história que é sempre longa e cansativa quando envolve igreja e desejos políticos, o grande boom de Avignon ocorreu devido a famosa Cisma do Ocidente, uma crise religiosa com dois papas em conflitos e interesses, nesse caso o Papa (Papa Urbano VI) que residia em Roma e o Antipapa (Clemente VII) que residia em Avignon, reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Católica. Somente em 1414, com o Concílio de Constança a religião voltou a ser unificada na Europa. Ou seja, se você imagina o pessoal da igreja como intelectuais debatendo civilizadamente, vai perceber que não foi bem assim, já que ao chegar na cidade o próprio Palácio dos Papas mais parece um forte...e não deixa de ser. Ao subir no topo dos baluartes, você irá descobrir por quê a cidade foi escolhida para esse tipo de construção militar. Ela se encontra bem acima da planície do Rio Rhône, um lugar mais do que estratégico quando se têm inimigos.
 
A apenas 2 horas e 40 minutos de Paris, os ares provençais da cidade são muito procurados devido ao Festival D´Avignon, que ocorre em julho, um dos maiores eventos culturais da Europa ligado ao que tem de mais contemporâneo quando o assunto é dramaturgia. Mas nessa cidade mesclada de história e modernidade é possível encontrar vários festivais bem diversos como o Avignon Jam Festival, que acontece em junho, com apresentações de esportes urbanos, seja com o skate, patins ou BMX, tudo isso no skate park em Ile Piot. (Sim, cidades medievais modernas, têm espaço para atividades que não envolvem guilhotinas). Ainda, outra festança para quem estiver na cidade em setembro é o Ban Des Vendanges, que ao contrário do que o nome diz (Proibição das Colheitas) a festa é a verdadeira Baco Parade, a sempre atraente, Festa do Vinho. Os vinhedos dos padres deveriam ser beatificados!
 
Voltando para um roteiro tradicional em Avignon não faltam museus e construções como a Torre dos Sinos, as esplanadas protegidas, muralhas e o próprio Palácio dos Papas, todos patrimônios mundiais da UNESCO, imperdíveis para uma visita turística. Se você estava em Mônaco e pesou a consciência no meio de tanto luxo, vá compensar isso em Avignon, com sua elegância cultural, um ótimo investimento!
 
Um passeio pela Ilha da Barthelasse acompanhados de um belo vinho das côtes du Rhône é um dos lugares mais perfeitos para apreciar um dos destinosmais imperdíveis do sul da França.
 
HOSPEDAGEM
 
Para quem já conheceu as cidades que  no passado foram pequenos feudos, sabe que hospedagem no centro nem sempre é viável, e quando existem são pequenas, tudo para preservar as construções de mais de 500 anos. Escolhemos alguns hotéis na redondeza que vão fazer você se sentir como um rei, sossegado e longe do frenético centro.
 
Chateau de Varrene
Um pouco mais longe que os outros, esse hotel fica a 10 km de Avignon, mas é de longe um dos mais charmosos. A partir de 90 Euros é possível se hospedar nessa mansão identica aos palácios de campo da Maria Antonieta.
 
Endereço: Sylvie et Didier Hascoet - Place Saint Jean - 30150 Sauveterre
 
Le Prieuré
A 2,5 km de Avignon, esse hotel 5 estrelas traz a perfeita combinação entre ambiente provençal e modernidade. Clássico por fora e contemporêneo por dentro. 
Considerando que os porprietários são donos dos famosos restaurantes Oustau de Baumanière e Cabro d’Or in Baux de Provence, não precisamos comentar que o restaurante do hotel está em ótimas mãos com pratos super elaborados e deliciosos. A diária no Le Prieuré pode sair a partir de 130 Euros.
 
Endereço: 7 place du Chapitre - 30400 Villeneuve Les Avignon
 
Auberge de Cassagne
A 4,5 km de Avignon, com várias opções de quartos, o hotel 4 estrelas ainda contya com um spa e um restaurante com ótimas opções gourmet. A dica é pedir um vinha da vinícola do local para acompanhar. Sim eles fazem tudo!A diária pode começar com 160 Euros.
 
Endereço: 450 allée de Cassagne - 84130 Le Pontet Avignon
 
Gostou? Agora é só curtir a página do Lugares no Mundo no Facebook e ficar por dentro do mundo do turismo
 
Crédito das Fotos: Divulgação

Créditos: Avignon Jam Festival

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

esportes, praia, noite

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos