Praias, o maior guia de praias e turismo do Brasil.

saco do Mamanguá

PARATI / RJ
Mostrar / Esconder thumbs
0
votos

Faça sua avaliação.

Saco do Mamanguá fica ao sul de Parati, no estado do Rio de Janeiro. Saco do Mamanguá é ideal para quem gosta de locais rústicos. Mamanguá é o único fiorde tropical do Brasil. Com cerca de nove quilômetros de extensão e um quilômetro de largura, ele possui 33 praias, cinco recifes, duas ilhas e aproximadamente 700 moradores. O entorno é composto por altas montanhas de ambos os lados cobertas pela rica flora e fauna da Mata Atlântica. Outras atrações são o encontro de um mangue com a floresta, a presença de uma aldeia indígena Guarani, as ruínas de fazendas coloniais - além, é claro, a bela paisagem natural da Baía de Ilha Grande. As águas do local são calmas, limpas e esverdeadas, ideais para mergulho. O artesanato é a principal atividade econômica dos moradores, mas a pesca, a agricultura e a prestação de serviços aos visitantes também exercem importante papel na vida da comunidade. É possível encontrar algumas casas para alugar, mas não há energia elétrica. As poucas pousadas são iluminadas por velas à noite. O Saco do Mamanguá faz parte da área de proteção ambiental do Cairuçú.

O que comer

Conheça a cozinha caiçara, com peixes, moquecas e farofas que fazem parte da culinária local e são servidas na pousada.

Curiosidades

O Saco do Mamanguá já era povoado desde a época dos escravos. Ele foi um importante porto de tráfico de escravos por se localizar em um ponto estratégico e abrigado.

Onde ir

O lugar tem opções de lazer como remar em canoas ou caiaques oceânicos, nadar; fazer caminhadas pelas trilhas e comunidades; mergulhar e navegar.

Onde ficar

Existem algumas casas para alugar no chamado Refúgio Mamanguá, que é uma propriedade de estilo tradicional caiçara. No Mamanguá não há energia elétrica, e as casas são rústicas, mas oferecem geladeiras a gás, aquecedores de água para os chuveiros e lampiões. As casas podem ser alugadas separadamente ou a propriedade inteira.

Vá se...

Gosta de lugares rústicos.

Antes de ir

Levar lanterna e pilhas, protetor solar e repelentes de insetos.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

0 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos