Praias, o maior guia de praias e turismo do Brasil.

Ilha do Araújo

PARATI / RJ
Mostrar / Esconder thumbs
2
votos

Faça sua avaliação.

A Ilha do Araújo fica localizada numa pequena vila de pescadores, a 20 minutos do cais de Parati, no Rio de Janeiro. No local vive uma comunidade caiçara que mantém ainda sua tradicional cultura. Os autênticos caiçaras preservam o seu artesanato, costumes e festas, como a Festa de São Pedro e o Festival do Camarão, que ocorrem em junho e são famosas comemorações na Ilha. O local possui alguns restaurantes e bares, três pousadas pequenas e casas para alugar, inclusive a parte leste da Ilha é tomada por casas de veraneio, e na parte oeste é onde se encontram os pescadores e a comunidade caiçara junto à igreja de São Pedro.

O que comer

Os restaurantes servem comida caseira, e as especialidades em frutos do mar, como peixe com molho de camarão e moqueca de peixe com lula.

Curiosidades

Durante a Festa de São Pedro uma procissão de barcos de pesca percorre a ilha carregando a imagem do santo. Ao final, todo mundo cai na folia, numa festa com muita dança e música típicas.

Onde ir

Participar das famosas festas que ocorrem em junho, a Festa de São Pedro e o evento gastronômico que é o Festival do Camarão. Existe um passeio que é feito ao redor da ilha, por uma trilha demarcada, que leva o turista para conhecer as praias, as grutas e um mirante com vista de toda a baía de Parati. Guias locais podem ser contratados para explicar um pouco mais sobre a Ilha.

Onde ficar

A Ilha possui três pousadas simples, mas que dispõe de instalações confortáveis, e infraestrutura básica.

Quando ir

Junho e julho são os melhores meses, pois é quando ocorrem as festividades locais.

Vá se...

Gosta de lugar simples, no estilo rústico.

Antes de ir

Leve um bom tênis para a caminhada e lanterna caso resolva entrar em alguma gruta ou sambaqui.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

2 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos