Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Trancoso

TRANCOSO / BA
Mostrar / Esconder thumbs
6
votos

Faça sua avaliação.

Trancoso fica no sul da Bahia e é uma das praias mais bonitas do Brasil. Vizinha de Porto Seguro, Trancoso é conhecida por ser um pouco mais tranquila, com menos multidão, mas ainda sim, o agito faz parte da cidade. Trancoso recebe turistas de todos os tipos: gente moderna, decolada, ricos, gringos e mochileiros. O destaque da cidade fica por conta do quadrado, a praça central da vila emoldurada por casas coloridas, não tem nem iluminação pública e o centrinho é fechado para a circulação de carros. A badalação das praias e a distância entre algumas delas até o centro pode ser de até 20 km. Para quem gosta de agito, a praia certa é Rio Verde, com muita música eletrônica. Se a idéia é sossego, a dica é a praia Itapororoca. Já na praia de Coqueiros encontram-se ótimas barraquinhas para petiscar. Os esportistas têm seu espaço garantido em Trancoso, já que lá o voo livre, o surfe, o kitesurf e o ecoturismo são muito praticados. Durante a noite só o passeio no quadrado já vale à pena, mas também tem forró para quem gosta de dançar e a ainda a Pára-Raio, boate com pista de dança ao ar livre. As pousadas sofisticadas, os restaurantes chiques e as lojas de grife fazem contraste com a luz de velas da vila original sem tirar seu charme nem seu clima. Nos anos 70, Trancoso foi descoberta por hippies e, há alguns anos, por hotéis cinco estrelas que atraíram ricos e famosos. Algumas praias têm paredões de arenito vermelho, e todas continuam isoladas e intocadas.

O que comer

Os restaurantes se concentram no Quadrado e muitos oferecem mesas ao ar livre sob sombra das amendoeiras. Possuem sabores de várias partes do mundo com um toque baiano e pratos diferenciados com o camarão ao curry com erva-cidreira do Capim Santo; a salada verde com queijo coalho, melaço e manga do Cacau e o bacalhau com azeite de urucum do El Gordo. Outros restaurantes: Portinha, Aki Sushi e Bar da Costa.

Curiosidades

As lojas e os restaurantes da área costumam abrir suas portas somente no final da tarde, pois à tarde o movimento é pequeno.

Onde ir

Visitar lojas de artesanato, uma igrejinha no centro e um mirante com vista para o mar. Ou para quem gosta de natureza aprecie a vegetação e as praia longas. Quando anoitecer vá ao Quadrado, centro do povoado e local perfeito para comer, beber, comprar, conversar e apreciar o movimento. Ou até o Rio Verde, petiscar nas barracas da praia dos Coqueiros e relaxar em Itapororoca.

Onde ficar

Oferece hospedagens em que o turista fica em contado com a natureza e com as culturas da região. Das mais sofisticadas às mais simples: Villas de Trancoso, Etnia Pousada e Boutique, Pousada Estrela D Água, Hotel da Praça, Pousada Bahia Bonita e muito mais.

Quando ir

O ano todo chove, mas a época que chove mais é no inverno, portanto o verão (dezembro a março) é a melhor época. Mas se gosta de privacidade venha no meio do ano.

Vá se...

Gosta de tranqüilidade e simplicidade.

Não vá se...

Não gosta de caminhar e de calor.

Antes de ir

Leve chinelo, roupas leves e disposição para aproveitar a cidade.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

6 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos