Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Tiradentes

TIRADENTES / MG
Mostrar / Esconder thumbs
5
votos

Faça sua avaliação.

Tiradentes, Minas Gerais, cidade histórica assim como Ouro Preto e Mariana, é cheia de casas coloniais. Tiradentes retrata o fértil ciclo do ouro mineiro, impresso também nas igrejas de estilo barroco e principalmente rococó. A cidade também oferece opções aos aventureiros de passagem que não podem perder o passeio a cavalo, a pé ou mesmo de jipe pela Serra de São José. O altar dourado da Matriz de Santo Antônio é para obrigatória. A Igreja de São Francisco de Paula é a dica de atração da cidade no fim da tarde dos sábados, quando nela são tocadas músicas clássicas que vão de Mozart a Mendelssohn. Quem vai a Tiradentes também pode conhecer o artesanato local, com destaque para as esculturas de madeira. Sua vida noturna consiste basicamente em bebericar pelos bares espalhados no centro histórico. A paisagem histórica, que já serviu de ambiente cenográfico para filmes e novelas, não exclui atrações turísticas novas, desde o Festival de Cultura e Gastronomia até os românticos ambientes dos restaurantes do centro. Faça reservas para as pousadas do centro histórico durante a alta temporada. O nome da cidade vem do apelido Tiradentes de Joaquim José as Silva Xavier, personagem do episódio da Inconfidência Mineira, o primeiro movimento no Brasil pela independência de Portugal.

O que comer

Bons restaurantes servem a típica comida mineira; os espaços costumam ser aconchegantes, os preços condizentes e o atendimento razoável. Dica: depois do almoço, vá à casa do Chico Doceiro e não desperdice a chance de saborear um dos cajuzinhos mais famosos de Minas.

Curiosidades

As sessões de música clássica da Igreja de São Francisco de Paula existem graças ao médico aposentado Mário Dell Soldato, que resolveu comprar potentes caixas de som e tocar seu estilo de música preferido para que todos pudessem apreciá-lo. A sessão começa às 17h e vai até às 19h, sempre aos sábados.

Onde ir

Conhecer o centro histórico é essencial, a pé ou de charrete (ótimo pra quem está com crianças). Lá, o viajante encontra atrações como o Chafariz de São José; as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos e a Matriz de Santo Antônio; e o Museu Padre Toledo. Para os aventureiros, há a bela Serra de São José, onde é possível praticar trekking e passear de jipe. O passeio de Maria Fumaça é imperdível.

Onde ficar

Há pousadas no centro, abrigadas em construções antigas, muito charmosas e aconchegantes e há as mais afastadas da cidade, com cara de fazenda. Quem procura algo mais sofisticado também encontra boas opções.

Quando ir

A cidade fervilha no carnaval, ótimo, por sinal, e durante a Mostra de Cinema, que conta com exibição de filmes nos centros culturais e nas praças, no mês de janeiro. A Semana Santa também é bem agitada por lá, quando há procissões e encenação da Paixão de Cristo pelas ruas.

Vá se...

Vá se gostar de gastronomia, história, artes e cultura.

Não vá se...

Se não gostar de agito, não visite a cidade durante o carnaval.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

5 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos