Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

São Luís

SÃO LUÍS / MA
Mostrar / Esconder thumbs
7
votos

Faça sua avaliação.

Uma cidade histórica e moderna ao mesmo tempo, São Luís esbanja cultura popular e tradição. São Luís é dividida pelo rio Alba. De um lado, a parte histórica conta com museus, igrejas e casarões e sobrados antigos com azulejos portugueses que preservam indícios da presença européia no séc XVIII e XIX. A capital maranhense foi fundada por franceses em 1612, mas depois de três anos os portugueses a tomaram e deixaram um legado arquitetônico até hoje conservado. A cidade tem muitas ladeiras e ruas estreitas de paralelepípedos.

A tradição também está presente nas festas populares de São Luís. O Bumba-meu-Boi e o Tambor de Crioula são festas realizadas na rua que misturam folclore, teatro, música e costumes medievais, africanos e indígenas. Os hotéis da cidade ficam lotados em época e festas. Outro ritmo de sucesso em São Luís é o reggae.
 
Do outro lado do Alba, atravessando a ponte José Sarney, o turista encontra a parte nova e moderna da cidade. Na av dos Holandeses se concentra a área nobre, com comércio, restaurantes e serviços mais sofisticados. Também é desse lado que ficam as praias de São Luís do Maranhão.

O que comer

Os restaurantes de pescado e de comida regional servem o arroz-de-cuxá, acompanhamento típico da região. O cuxá é uma receita que leva farinha de mandioca, camarão seco, gergelim torrado, sal e a erva vinagreira. Para acompanhar seu prato, peça o guaraná Jesus, que tem sabor de tutti-fruti e é bem adocicado. A bebida só é vendida no Maranhão.

Curiosidades

São Luís foi apelidada como a “cidade dos palácios de porcelana” devido a grande quantidade de casas revestidas de azulejos. A presença de tanto azulejo tem um motivo: ele reflete a luz do sol e diminui a temperatura interna dos ambientes. O Centro Histórico de São Luís faz parte da lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Onde ir

Além de aproveitar as praias e petiscar em um dos quiosques da orla, vale a pena explorar o centro histórico da cidade, preferencialmente de terça ã sábado, quando as atrações ficam abertas. É lá que estão os museus Histórico e Artístico de Maranhão, com móveis, porcelanas inglesas e francesas e o quadro Tauromaquia de Picasso; o Casa do Maranhão, sobre a história do bumba-meu-boi; o Casa do Nhôzinho, sobre a cultura popular maranhense; o Centro de Cultura Popular, com objetos e roupas de cultos populares e religiosos; e a Fundação José Sarney, com o Museu da Memória Republicana, sobre os presidentes brasileiros, e o Memorial José Sarney.  O centro também conta com o teatro Artur de Azevedo, de estilo neoclássico e que só recebe visitas guiadas. No Palácio dos Leões é que fica a sede do governo de Maranhão, com mobília dos séculos XVIII e XIX. Ainda tem as igrejas, como a Matriz da Sé, construída pelos jesuíatas com altar revestido de ouro, a do Carmo, de azulejos portugueses, e a do Desterro. Outro passeio turístico é pelas fontes de água potável e saneamento das Pedras e do Ribeirão. Para quem gosta de artesanato, a boa pedida é uma volta pelos mercados Ceprama, no bairro Madre de Deus, e em lojas do centro. O Mercado da Tulhas atrai fãs de cachaças e doces, enquanto que na vila de Raposa é possível encontrar toalhas e roupas de renda.Para a noite, a programação é diversificada, mas sempre ao embalo do reggae. O agito está em baladas da Praia Ponta d’Areia e da Praia do Centro, nos quiosques da Avenida Litorânea e em bares e restaurante do Centro com música ao vivo.  

Onde ficar

Boas diversidade de hotéis, flats, pousadas, chalés e casas para alugar.

Vá se...

Gosta de turismo histórico, de participar de festas de cultura popular ou praias do Nordeste.

Antes de ir

Reserve hospedagem com antecedência caso pretende nas épocas de festas populares.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

7 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos