Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO / RJ
Mostrar / Esconder thumbs
2
votos

Faça sua avaliação.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo. Com uma natureza exuberante e singular, tamanha perfeição com que montanhas e praias fundem-se em um cenário perfeito. Destino obrigatório para qualquer turista antes de morrer.
Considerado um dos destinos mais famosos do mundo, a Cidade Maravilhosa atende ao gosto de qualquer turista ou visitante. Em nenhum outro lugar é possível encontrar tanta variedade de possibilidades. Existem praias populares, em meio ao centro urbano, e outras mais discretas, envoltas pela vegetação. É possível ir a pontos turísticos durante o dia ou aproveitar seus restaurantes à beira-mar. À noite, opte pelas baladas agitadas, clubes de gafieira ou pelos barzinhos boêmios da Lapa. A satisfação é garantida.
O roteiro obrigatório do Rio envolve visitas ao Cristo Redentor e a ao Pão de Açúcar por passeios de bondinho: nesses locais será possível observar o quanto o Rio de Janeiro é bonito. Outras opções são o Maracanã, o centro histórico e o Morro da Urca. O que também não pode faltar é escolher uma praia para passar o dia e aproveitar o sol que chega a temperaturas de 40°C durante o verão. Tenha os táxis como aliado e aproveite.
Além das principais atrações turisticas e mundialmente conhecidas, o Rio de Janeiro se caracteriza pelos roteiros e regiões com suas peculiaridades. A zona sul , composta pelas praias Ipanema, Leblon, Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas, é o centro nevrálgico da cidade, aproveite os bares, restaurantes e botecos locais, alguns clássicos invencíveis do imaginário brasileiro como o Bracarense e o Jobi. A Barra da Tijuca, considerada a Miami Brasileira, é o reduto de corpos sarados e prática de esportes, é onde se reunem (principalmente no começo da praia, na praia do Pepe) praticantes de Jiu Jitsu , Kite Surf e demais marombados. A Lapa é onde ainda hoje se encontram os mais tradicionais bares e casas de samba.
O período de maior agito no Rio ocorre durante o Carnaval. Os cariocas são responsáveis por promover o maior Carnaval do mundo. O evento conta com dois dias de desfiles das Escolas de Samba, que ocorrem no Sambódromo, projeto feito por Oscar Niemeyer e com capacidade para 60 mil espectadores.

O que comer

Na cidade há todo tipo de gastronomia incluindo restaurantes italianos e franceses. Na Vargem Grande tem os típicos pescados, no centro da Lapa, Flamengo e Botafogo, tem a comida brasileira. Em Copacabana, você encontra uma enorme variedade, incluindo os sanduíches do Cervantes e as cozinhas dos hotéis internacionais, comandadas por estrelados  chefs  europeus.   

Curiosidades

O nome Rio de Janeiro se dá ao fato de que quando Américo Vespuccio em sua excursão a América chegou ao local, em 2 de janeiro de 1502, acreditaram que a Baia de Guanabará era um enorme rio, dai se dá o nome, Rio de Janeiro de São Sebastião.

Onde ir

Visite os vários pontos da cidade, passe pelo Cristo Redentor, passeie de bondinho ou de trenzinho no Corcovado, passe pelo Pão de Açúcar e ande pelo Centro Antigo. Vá até os quiosques movimentados nos finais de semana, à beira-mar, ande na orla da Lagoe Rodrigo de Freitas onde tem música ao vivo, conheça os cinemas, livrarias, cafés e salas de exposições.  Conheça o maior estádio do mundo, passe a virada do ano em Copacabana e divirta-se nos desfiles no Sambódromo na época do Carnaval. A noite fica por conta do sambinha na Lapa, dos botequins tradicionais e moderninhos da Zona Sul, além dos diversos bares e baladas espalhadas pela cidade movimentada com todos os ritmos desde MPB até funk.

Onde ficar

O Rio possui todas as opções de hospedagem, no caro ao barato. O ideal é ficar no eixo Ipanema / Leblon, pois se tem um ponto perfeito para aproveitar toda a cidade, tanto o dia , quanto a noite. Caso o orçamento esteja apertado, procure alguma opção mais em conta em Copacabana, que inclusive, possui alguns albergues de boa qualidade.  

Quando ir

O Rio de Janeiro é um excelente destino turistico o ano inteiro. Evite o ano novo e o carnaval caso queira evitar preços exorbitantes nos hotéis.

Vá se...

O Rio de Janeiro é um programa obrigatório. Vá se estiver vivo.

Não vá se...

Você está procurando esquiar.

Antes de ir

Conheça alguem da cidade ou pegue um bom hotel com um concierge confiável. Evite programas do tipo pega-turista como shows de carnaval e outras atrações mainstream. O legal do Rio de Janeiro está no que não é turístico. 

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

2 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos