Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Porto Alegre

PORTO ALEGRE / RS
Mostrar / Esconder thumbs
9
votos

Faça sua avaliação.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, traz o agito da metrópole e ao mesmo tempo a alma de cidade pequena. Porto Alegre é conhecida por preservar suas tradições, como danças, gastronomia e o famoso chimarrão (bebida à base de erva-mate). Outra peculiaridade da cidade é a frequência dos encontros nas calçadas, como ocorre nas cidades do interior, onde todos se conhecem. O velho e o novo fazem à mistura perfeita deste grande centro urbano.

As atividades culturais estão espalhadas pela cidade, para todos os gostos e bolsos, com museus, construções históricas e vida noturna agitada. Entre os pontos turísticos estão o Memorial Rio Grande do Sul, a Praça Matriz e a Catedral Metropolitana, o Mercado Público, a estátua do Laçador (logo na entrada da cidade) e um dos grandes destaques, o pôr-do-sol do Rio Guaíba. Há bares, restaurantes e casas noturnas de diversos estilos. Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no País.

Ao alcance de todos os públicos, a capital gaúcha oferece boas opções de hotéis. Grandes e famosas redes hoteleiras estão instaladas na cidades.

Fundada em 1755, Porto Alegre foi um pólo militar português destinado à defesa contra invasões dos espanhóis no sul do Brasil. A cidade se espalha à beira do Rio Guaíba, que com seus 465 quilômetros de superfície, é cercado por 40 morros. O rio é o mar dessa metrópole e, embora não ofereça praias para banho, amplia o horizonte, o que contribui na qualidade de vida dos gaúchos.

O que comer

A erva-mate é um hábito do gaúcho e se tornou comum ver as pessoas degustando o chimarrão nas bombas e garrafas térmicas. Mas o imperdível é degustar o verdadeiro churrasco gaúcho, que podem ser feitos com carne de gado ou até com de ovelha. Nos finais de semana, a dica é almoçar peixe assado na taquara depois de um passeio de barco com destino ao Delta do Jacuí.

Curiosidades

Porto Alegre tem ar e clima de uma pequena cidade européia que conserva suas tradições. Atrai estudantes de toda região sul do Brasil, por ter um importante pólo educacional.

Onde ir

Conheça um pouco da cultura da cidade indo aos núcleos históricos culturais. Faça um passeio de barco pelas águas de Guaíba, ou vá até o litoral que não chega a ser um mar, mas é um enorme lago. Outra opção é o parque Moinhos de Vento, que fica numa das áreas nobres de Porto Alegre e ao redor há o point da noite da galera com bares, cinemas, lojas e academias. Depois de andar pela cidade, o melhor para descansar são os cafés. À noite, é possível encontrar agito, no bairro Moinhos de Ventos, e locais para jogar conversa fora, na cidade baixa, com vários barzinhos como o Opinião.

Onde ficar

Na hora de escolher os hotéis mais baratos é preciso tomar cuidado, pois eles ficam em algumas zonas centrais que são um pouco perigosas. Mas, Porto Alegre é uma das cidades mais modernas do Brasil e conta com as principais redes hoteleiras

Quando ir

O ano todo, mas o dia 20 de setembro, é comemorado até hoje com desfiles e churrascadas, a data que terminou depois de 10 anos a chamada Guerra dos Farrapos.

Vá se...

gosta de comer bem, procura agito e tranquilidade no mesmo lugar.

Não vá se...

não gosta de cultura e de conhecer novas tradições.

Antes de ir

Como em toda cidade grande, você precisa tomar cuidado na região central com câmeras digitais, notebooks ou celulares pela rua. Mas, a cidade oferece tudo do bom e do melhor.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

9 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos