Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Ilha de Marajó

Mostrar / Esconder thumbs
3
votos

Faça sua avaliação.

Ilha de Marajó, no Pará, é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Ilha de Marajó possui um ambiente muito diversificado contendo desde matas, rios até mangues e igarapés, atraindo turistas que gostam de aventura e de relaxar. A Ilha de Marajó possui praias de água doce ou salgada e as principais são do Araruna, Praia do Pesqueiro e Praia Grande. Para quem quiser conhecer a cultura da cidade, a dica é ir ao Museu de Marajó ou aos festivais folclóricos. O setor hoteleiro da ilha é muito variado e tem estrutura para atender todos os tipos de gostos e classes. Possuindo resorts da mais alta classe sempre atualizados, hotéis de médio porte, até pequenas pousadas. Tudo isso acompanhado de um cenário perfeito. O símbolo da ilha é o búfalo, e você pode montar no lombo de um deles para fazer um passeio diferente, pois lá, esses animais são usados como táxi e montaria para a polícia no carnaval, época na qual os búfalos puxam carroças equipadas que servem de trios elétricos.

O que comer

Com uma culinária repleta de surpresas, lá é servida a carne de búfalo. Outros pratos apreciados são: o Filé Marajoara, servido com mussarela de búfala derretida; e o Frito do Vaqueiro, que traz fraldinha ou minguinha (carne da última costela) cozidos e acompanhados de pirão de leite. Também são servidas as peixadas e o caldo de turu, um molusco típico do mangue. Entre as sobremesas estão sorvetes de frutas exóticas como uxi, bacuri, taperebá e cajarana.

Curiosidades

O programa NO LIMITE 3, da Rede Globo, teve a Ilha de Marajó como cenário.

Onde ir

Logo que chegam, depois de atravessar o rio de balsa, os turistas podem aproveitar as praias de água doce ou salgada da cidade e comprar artesanatos de couro de búfalo. Para conhecer a cultura da ilha, você pode ir até o Museu de Marajó. Se o objetivo é um pouco mais de agito, não adianta procurar muito porque a cidade é bem calma. A opção é ir até aos eventos da cidade, como o festival de quadrilhas, do boi Bumbá e Nossa Senhora de Nazaré. Para quem curte esportes radicais, na parte norte da ilha rola uma das várias pororocas que acontecem no Norte do País.

Onde ficar

A ilha possui os mais variados tipos de hospedagem. Você pode escolher o luxo do Marajó Park Resort que possui até uma infraestrutura de aeroporto particular; a simplicidade da Fazendo da São Gerônimo onde você fica em contato com a natureza. O Hotel Ilha do Marajó, que fica na cidade de Soure, é o mais estruturado hotel da ilha operando no sistema de hospedagem e excursões.

Quando ir

Você precisa escolher bem a época, já que calor e chuvas são características comuns do Pará. No primeiro semestre chove quase todo dia e campos e florestas ficam alagados, o que impede a passagem em alguns lugares. Mas nos outros meses fica mais fácil circular pela região, devido ao período de seca, momento em que a temperatura chega facilmente aos 40 graus.

Vá se...

Gosta de sol, de passeios de barco, de sossego e contato com a natureza.

Não vá se...

Não gosta de andar a pé ou de barco, pois na ilha o transporte é escasso e em algumas épocas alaga grande parte.

Antes de ir

Leve repelente, um livro ou o MP3, se gostar de ouvir música à noite.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

3 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos