Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Florianópolis

FLORIANÓPOLIS / SC
Mostrar / Esconder thumbs
2
votos

Faça sua avaliação.

Florianópolis, também apelidada de Floripa, é a capital do estado de Santa Catarina e um dos principais destinos turisticos do Brasil. A cidade conta com um mix completo de opções e entretenimento, que vão desde as mais de 40 praias (algumas desertas e intocadas), prática de esportes, restaurantes, e principalmente no verão, uma das vidas noturnas mais intensas do Brasil, sendo também a Ilha apelidada por alguns de Ibiza Brasileira.

No verão e cidade se transforma, recebendo milhares de turistas. Florianópolis é frequentado por diversas tribos e varias nacionalidades, com presença maciça de Brasilerios do país inteiro, Argentinos, Uruguaios e pessoas de outras nacionalidades. 

As praias de Florianópolis no Verão se dividem em frequencias, tribos e estilos diferentes. Praias como Mole e Joaquina são frequentadas principalmente por surfistas, esportistas, corpos sarados e alternativos. Brava e Canasvieiras são redutos para familias e turistas argentinos (que normalmente chegam a cidade no inicio de janeiro) e Jurerê Internacional tem como público Playboys, Baladeiros e Aspirantes, onde festas ocorrem quase que 24 horas por dia.

Para os esportitas, Florianópolis oferece praias para esportes náuticos, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica e sítios arqueológicos. Quanto à hospedagem, a capital tem grande variedade e oferece conforto, segurança e localização privilegiada.

Floripa além das praias conta com alguns pontos que complementam o cenário, o centro, com sua característica urbana, restaurantes e shoppings é onde ocorre o principal comércio e negócios locais e a lagoa da conceição, famosa por seus restaurantes, bares e diversas opções de vida noturna.

O que comer

A capital catarinense é maior produtora de ostras do País. Seus restaurantes as preparam de diversas maneiras: cru, gratinada, no bafo ou a vinagrete. Para experimentá-la em todas as versões, vá ao Festival de Ostras do Ostradamus. Em outros estabelecimentos, também há rodízios de camarão e peixes, com destaque para a tainha com recheio de farofa, ovas, camarão e miúdos de peixe. Para a sobremesa, experimente as que os ambulantes vendem pelas praias.

Curiosidades

Florianópolis foi fundada pelos assorianos, da ilha dos açores, motivo qual, alguns acreditam, de onde se origina o peculiar sotaque local.

Onde ir

Floripa reserva um tipo de atração para cada perfil e intenção. Se busca paz e tranquilidade, evite os principais feriados (principalmente Ano Novo e Carnaval) e busque praias mais tranquilas. Um roteiro clássico de Florianópolis e acordar e já partir para a baladação das praias como Jurerê Internacional (se busca Glamour e preços altos) ou Mole (se busca esportes e peles bronzeadas) , jantar com os amigos em um dos bons restaurantes da Barra da Lagoa (como o Mar e Massas, um dos melhores do Brasil) e depois se jogar em algumas das tantas baladas da Ilha, principalmente as do circuite Jurerê Internacional. 

Onde ficar

A hospedagem é bem variada, oferece conforto, segurança e localização privilegiada. Algumas opções são a pousada Mar do Leste, a pousada Portal da Barra, que fica na Barra da lagoa; A pousada Recanto da Barra, pousada Dona Olinda, pousada Recanto entre várias outras. Floripa também tem bons hotéis e conta com boas redes hoteleiras. 

Quando ir

Florianópolis é um destino de Verão. É nesta época do ano (Dezembro a Março) é quando a cidade se agita e a temperatura sobe. As príncipais datas do ano em Floripa são o Ano Novo e Carnaval. Caso procure paz e tranquilidade, evite esta época do ano, pois os preços sobem, as filas e o tránsito são caóticos.

Vá se...

Gosta de praia, agito, baladas, esportes e gente bonita. Floripa tem opções para todos os gostos e estilos.

Não vá se...

Busca total isolamento e odeia praia.

Antes de ir

Busque encontrar um hotel próximo a praia e locais onde irá frequentar para não perder horas no trânsito infernal do Verão. A ilha é grande e as distâncias são enormes, podendo chegar a 40km de uma praia a outra. Se informe sobre o calendário de festas e eventos na Ilha. Caso queira conhecer bem o local, é extramente recomendado que se alugue um carro.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

2 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos