Destinos, o guia mais completo de cidades no Brasil.

Brasília

BRASÍLIA / DF
Mostrar / Esconder thumbs
6
votos

Faça sua avaliação.

 

Brasília é política, cosmopolita, futurista, cultural. Um passeio por Brasília revela uma cidade de movimentação e atrações maiores do que se ouve falar nos noticiários nacionais. Parte do Patrimônio Histórico da Humanidade, a capital do Brasil foi inaugurada em abril de 1960, depois de três anos de construção.
 
Seu plano piloto está dividido em dois eixos em formato de cruz. No eixo rodoviário (asas do avião), uma grande via atravessa a cidade e separam as super quadras, área residencial, das quadras, que têm serviços hoteleiros, bancário, hospitalar, de lazer e de clubes separados por áreas. No eixo Monumental ficam prédios e monumentos importantes da cidade, como a Praça dos Três Poderes. 
 
O turista que vai a Brasília não precisa ser um grande fã de arquitetura para ficar deslumbrado com as construções de Niemeyer. O traço modernista do maior arquiteto brasileiro está presente no Palácio da Alvorada, residência do presidente da República; no
 
Palácio do Planalto, sede do governo; no Congresso Nacional, onde ficam a Câmara dos Deputados e o Senado; na Catedral de Brasília, com bonitos vitais e acervo de obras de di Cavalcanti, e em prédios residenciais, comerciais e dos ministérios. O conjunto arquitetônico tem harmonia estética, com rampas, vãos livres, grande pilares, entre outros conceitos.
 
Brasília também é rica culturalmente. O turista pode entender melhor a cidade em lugares como o Memorial JK, com exposição permanente sobre a construção de Brasília. O Museu de Valores do Banco Central abriga moedas nacionais e estrangeiras, além da maior coleção de obras de Portinari do mundo. Também há o Museu da Imprensa Nacional e o Museu das Gemas, com pedras preciosas. No Teatro Nacional Cláudio Santoro, outra obra de Niemeyer, são realizadas apresentações artísticas e exposições de arte.

 

Créditos: Bras?lia

O que comer

Brasília só está atrás de São Paulo e Rio de Janeiro no ranking de pólos gastronômicos brasileiros. A diversidade de cozinhas regionais e internacionais é grande. Recentemente restaurantes já consagrados em outras cidades brasileiras, como o Mangai (João Pessoa) e o Original Shundi (São Paulo), inauguraram uma filial na capital.

Curiosidades

  “Viramos no dia de hoje uma página da História do Brasil. Prestigiado, desde o primeiro instante, pelas duas Câmaras do Congresso Nacional e amparado pela opinião pública, [...] damos por cumprido o nosso dever mais ousado; o mais dramático dever.”   O mais ousado e dramático dever da História do Brasil, nas palavras do então presidente da república Juscelino Kubitschek, resultou também em um destino turístico místico, arquitetônico e político. Em abril de 1960 Brasília foi inaugurada com a missão de transferir o centro administrativo e político do país do sudeste para o centro brasileiro. A nova capital brasileira foi construída em três anos, como parte do Plano de Metas, cujo objetivo era “crescer cinqüenta anos em cinco”, e para levar o desenvolvimento ao interior do país. O plano piloto de Lúcio Costa foi eleito em concurso público para a construção da cidade. Os prédios ficaram à cargo de Oscar Niemeyer, escolhido por JK. 

Onde ir

 

Onde ficar

Há opções de hotéis de luxo, mais simples, flats e albergue. De terça a quinta-feira as tarifas são mais elevadas, enquanto aos finais de semana há uma baixa no preço.

Última atualização em 13/10/2012 as 20h44

Lugares no

Avaliações

Dê a sua opinião.

6 votos

Galerias.

Confira esta seleção de matérias e destinos com imagens incríveis.

Ver todos